Álvaro Parente vence 12 Horas de Bathurst

Por a 7 Fevereiro 2016 07:15

Álvaro Parente, Shane Van Gisbergen e Jonathon Webb deram à McLaren a sua primeira vitória do ano, com o triunfo nas 12 Horas de Bathurst. Foi a primeira vez que um piloto português ganhou uma corrida na lendária pista australiana e o primeiro triunfo da McLaren numa prova internacional de longa duração desde as 24 Horas de Le Mans em 1995.

O carro da Tekno Autosports liderou a prova em várias ocasiões e manteve-se sempre no grupo da liderança, mesmo com um problema eletrónico a obrigar Parente a fazer um reboot ao sistema durante a quarta hora. Van Gisbergen recuperou o comando pela última vez a 50 minutos do fim, quando Katsumasa Chiyo parou nas boxes pela última vez. O japonês encetou uma perseguição no Nissan e conseguiu recuperar sete segundos nas últimas voltas, cortando a meta a 1,2 segundos.

Steven Kane completou o pódio para a Bentley, depois da marca britânica ter sobrevivido a alguns incidentes durante a corrida. O Audi da Phoenix Racing, quarto classificado, foi o outro carro que conseguiu terminar na volta do vencedor, recuperando terreno e parando menos vezes para reabastecer.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
António
António
8 anos atrás

Grande triunfo dum piloto português numa prova muito famosa, principalmente no mundo anglo-saxónico, disputada numa pista à antiga, das poucas que ainda restam com um traçado natural belissimo. Das qualidades de Parente ninguém duvida, só que a sorte que é sempre necessária em tudo, tem-no por vezes abandonado em momentos decisivos. Parabéns.

Abel Coelho
Abel Coelho
8 anos atrás

Grande prova, seguida pela transmissão tv e pelo live timing também…com um grupo de fanáticos, só nos assustámos, quando o Álvaro parou para jogar um pouco com a consola…Parabéns e que seja a primeira de muitas esta época.

ze-do-pipo
ze-do-pipo
8 anos atrás

Habitualmente Bathurst é uma óptima prova, e mais uma vez tal sucedeu, e ainda mais agradável com o triunfo do carro/piloto “certo”. O enorme trunfo foi mérito essencialmente dos pilotos ao “always stay in contention” mas sem arriscarem o que fosse. Conhecer o circuito foi uma vantagem enorme para Gisbergen face a Parente, que esteve bem mesmo quando a pista estava mais lenta, mas na montanha Parente “lutava” com o volante enquanto Gisbergen “fluía” rapidamente. Espectacular a ultrapassagem na 10ª hora de Gisbergen a um Audi por fora numa curva à esquerda na zona sinuosa do circuito. Webb foi consistente… Ler mais »

stoner27
stoner27
Reply to  ze-do-pipo
8 anos atrás

Embora concorde consigo na maior parte, do seu comentário, todavia já questão da montanha e das curvas encadeadas, o Álvaro era o mais rápido e mais fluido, não vou por acaso que fez o primeiro sector mais rápido de todos, e na volta mais rápida sendo ele é o V. G os únicos a rodar no segundo 1 sendo apenas mais lento décimos só no terceiro sector perdia, por questão de velocidade de ponta dos Bentley e Nissan…

ze-do-pipo
ze-do-pipo
Reply to  stoner27
8 anos atrás

A pista tem 3 sectores: o 1º vai da meta até à curva T7 já na montanha, sendo o 2º troço de montanha o que contem o maior nº de curvas de maior dificuldade, encadeadas e cegas; e o 3º sector inicia-se à saída na montanha, e em descida até à meta. Quanto a tempos o melhor geral foi de Gisbergen com 2.01.567 à 23º volta, e o de Parente de 2.01.674 à 90ª volta (25ª volta do 1º stint). Quanto a parciais, e só no que ao McLaren 59 diz respeito: o melhor 1º sector foi de Parente com… Ler mais »

ze-do-pipo
ze-do-pipo
Reply to  stoner27
8 anos atrás

Pista com 3 sectores: 1º sector é sempre a subir, inicialmente tem uma longa recta e depois uma sequência de curvas “abertas” e termina na T7 (curva Reid); no início do 2º sector continua o mesmo tipo de curvas até ao topo, depois é o troço a descer que contem o maior nº de curvas e de maior dificuldade, encadeadas e cegas (T11 a T18); e o 3º sector vai de T18 com as rectas até à meta. Quanto a mim a parte mais difícil é entre a T11 e T18, onde pelas imagens que deu em directo de dentro… Ler mais »

últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado