24H Daytona, H20: Tudo igual na frente do pelotão, tudo mal para Barbosa
Chegando às últimas quatro horas de corrida da 61ª edição das 24 Horas de Daytona, mais uma má notícia para as cores lusas em prova. O Ligier #33 de João Barbosa perdeu a liderança confortável que tinha em LMP3 depois de um problema no carro que demorou bastante a ser resolvido. Dentro do protótipo imobilizado, o companheiro de equipa do piloto português, Nolan Siegel viu o Duqueine M30-D08 Nissan #17 da AWA a assumir o primeiro posto da classe. O #33 regressou à corrida no terceiro lugar, mas a 17 voltas do líder.
Durante o período a noite deu lugar ao dia em Daytona, a liderança da corrida mantém-se em discussão entre os Cadillac V-LMDh #01 (Sebastien Bourdais/Renger van der Zande/Scott Dixon) e o Acura ARX-06 #60 (Tom Blomqvist/Colin Braun/Helio Castroneves/Simon Pagenaud). Os dois carros vão-se revezando no primeiro lugar conforme as suas paragens programadas, estando neste momento o #01 à frente do #60 com cerca de 50s de diferença.
Alex Lynn segue no terceiro posto aos comandos do Cadillac #02 com Louis Deletraz ao volante do Acura #10 (de Filipe Albuquerque) no quarto posto, mas a duas voltas do líder. Nyck Tandy é quinto no Porsche 963 #6 ainda mais atrás.
Em LMP2, o Oreca #04 operado pela Algarve Pro Racing para a CrowdStrike Racing lidera com cerca de 35s para o #35 da TDS Racing. Nos GTD a luta é entre os Aston Martin Vantage GT3 #27 da Heart of Racing Team que lidera e o Mercedes AMG GT3 Evo #57 da Winward Racing. Em GTD Pro, o Corvette C8.R GTD #3 da Corvette Racing ocupa o primeiro posto da classe, mas com pouco mais de 10 segundos de vantagem sobre o Mercedes #79 da Weathertech Racing.
O resumo das duas horas anteriores pode ser lido aqui. O que aconteceu durante a noite, aqui e com os pilotos portugueses neste link. Sobre a abertura da prova pode ler neste texto.
Sem muitos acontecimentos na frente da corrida durante a 17ª hora de prova, os três primeiros continuaram a ser o Cadillac #01, o Acura #60 e o Cadillac #02, enquanto Brendon Hartley e depois Ricky Taylor aos comandos do Acura ARX-06 #10 da Wayne Taylor Racing w/Andretti Autosport – o carro de Filipe Albuquerque – encurtaram a diferença para o quarto classificado, o BMW M Hybrid V8 #24 (Augusto Farfus/ Philipp Eng/ Marco Wittmann/ Colton Herta), que estava a duas voltas dos líderes. Faltavam cerca de 10 minutos para o final dessa hora de corrida quando Taylor deixou para trás o BMW conduzido por Marco Wittmann, assumindo o quarto lugar. Os dois Porsche 963 e o Cadillac #31 estavam longe e parecem fora da disputa pelos lugares da frente, mas até ao final ainda muito pode acontecer.
Nas classes LMP2 e LMP3 as cores lusas estavam na frente das respetivas classes. O Oreca #04 operado pela Algarve Pro Racing para a CrowdStrike Racing seguia na frente à passagem de hora em LMP2, com a pressão do #35 da TDS Racing (Francois Heriau/ Giedo van der Garde/ Josh Pierson/ Job van Uitert). Já o Liger #33 de João Barbosa conseguiu aumentar a vantagem para o Duqueine M30-D08 Nissan #17 da AWA (Anthony Mantella/ Wayne Boyd/Nicolas Varrone/ Thomas Merrill), passando a roda duas voltas à frente do seu mais direto perseguidor, depois de terem estado em discussão durante parte da noite em Daytona.
As diferenças nos GTD e GTD Pro também eram mais curtas. O Mercedes AMG GT3 Evo #57 da Winward Racing liderava nos GTD com cerca de cinco segundos sobre o Aston Martin Vantage GT3 #27 da Heart of Racing, enquanto o Mercedes #79 da Weathertech Racing tinha cerca de 10s. de terreno para o segundo classificado, o Corvette C8.R GTD #3 da Corvette Racing (Antonio Garcia/ Jordan Taylor/ Tommy Milner).
Com cerca de meia decorrida na 18ª hora de corrida, o Porsche 963 #7 voltou a ser empurrado para a garagem da Penske Porsche Motorsport. Uma estreia a meio gás do Porsche 963.
A outra marca alemã também teve problemas na classe GTP. A BMW M Team RLL tinha ainda um dos BMW M Hybrid V8 na frente da corrida, no quarto lugar estava o #24 depois de problemas iniciais sérios no #25, mas durante este período o LMDh alemão perdeu duas posições, baixando para o sexto lugar. Enquanto isso, o Acura ARX-06 #10 subiu uma posição, para 4º a duas voltas dos líderes, assim como o Porsche 963 #6, que estava a quatro voltas do primeiro lugar.
Ainda dentro deste período, o segundo classificado da classe GTD, o Aston Martin Vantage GT3 #27 da Heart of Racing Team com Marco Sorensen ao volante ficou parado em pista, tendo o piloto conseguido voltar à corrida. Talvez um problema elétrico ou eletrónico tivesse obrigado o piloto a parar e a fazer ‘reset’ ao carro britânico. Perdeu duas posições para dois carros da classe GTD Pro, mas sem consequência na sua categoria, a não ser ficar ainda mais longe do líder Mercedes AMG GT3 Evo #57 da Winward Racing.
Entrando a corrida numa nova hora, o Ligier #33 de João Barbosa entrou no pitlane e ficou parado bastante tempo, com os mecânicos a tirarem a cobertura do motor e a trabalhar nos componentes internos do carro. A Sean Creech Motorsport tinha dominado a classe LMP3 até aquele momento, mas o problema obrigou a uma paragem demorada e à perda da liderança, com a equipa a levar o carro para a garagem atrás do muro da box.
Foto: Richard Dole
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