24H C1 Portimão: Vitória decidida na penúltima volta

Por a 25 Julho 2022 13:28

O Autódromo Internacional do Algarve recebeu uma jornada memorável das 24H C1 Portimão, ronda inaugural do novo troféu Endurance e prova rainha do Troféu C1 Learn & Drive.

A competição organizada pela Motor Sponsor juntou 34 C1, mais de 150 pilotos, representando 5 nacionalidades: Portugal, Bélgica, Irlanda, Países Baixos e Reino Unido. Um evento que se assumiu como uma grande experiência, com 27H ao cronómetro (3H de treinos cronometrados e corrida de 24H), disputadas sob intenso calor e onde desportivismo e competitividade foram uma constante. Eram  4 as classes em pista: PRO e AM (Portugal); BE|NL (Bélgica e Países Baixos) e UK|IE (Reino Unido e Irlanda).

Um fim de semana que teve nas duas sessões de treinos cronometrados o primeiro momento oficial em pista. Nos PRO, a pole position foi assinada pela G-Tech/RPMotorsport, com a Casiraghi Cars 88 a carimbar o melhor tempo na AM. Entre as equipas estrangeiras, a Oestkart 2 foi a melhor da classe BE|NL e a Emax Motor Sport 1 replicou o feito na classe UK|IE.

A corrida antecedida por um momento simbólico de grande importância: uma homenagem a Paulo Alves, membro da direção da ANPAC, recentemente falecido. Um momento que juntou em pista amigos, pilotos, equipas e adeptos para um minuto de silêncio em sua memória.

Grande luta pela vitória

Em prova, as 34 equipas levaram os C1 ao limite, numa empolgante corrida que teve na G-Tech/RPMotorsport e na Oestkart 2 as equipas que dominaram as operações na frente. Estruturas que, embora de classes diferentes, protagonizaram um fabuloso duelo ao longo das 24H. Uma luta levada até ao fim, quando, na penúltima volta a G-Tech/RPMotorsport superou a Oestkart 2 em plena reta da meta, num desfecho de nervos, com as equipas a cruzarem a bandeira de xadrez separadas por meros 4,364s, após uma ‘viagem’ de 24H ao cronómetro.

Com este desfecho, a G-Tech/RPMotorsport, de Fernando Mayer Gaspar, Ricardo Pereira, Diogo Lopes, Diogo Matos e André Pardal, foi a primeira das 34 formações a passar a linha de meta, numa prova em que a equipa venceu a classe PRO, totalizando 518 voltas ao Autódromo Internacional do Algarve. Uma marca que constitui um novo recorde, ao superar as 506 voltas realizadas pela Termolan na edição de 2019. Na segunda posição da PRO, e a 4 voltas dos vencedores, terminou a WallUp Woodlab, de Jorge Passanha, Pedro Antunes, Gonçalo Gaivão e João Baptista. O terceiro lugar da prova foi alcançado pela Tzi Designs Racing Team, de António Ferreira, Tiago Carvalho, João Oliveira, Tiago Mesquita e João Moreira.

AM definida a meio da prova

A classe AM foi marcada pela forte discussão dos lugares cimeiros, com várias trocas de líder na fase inicial da corrida. Um primeiro lugar pelo qual passaram Casiraghi Cars 88, Casa da Eira, Razão Automóvel e CRC/Imotion/Novimed. No entanto, seria a partir das 7H de corrida que a vitória se começaria a desenhar, quando a Razão Automóvel, de Diogo Teixeira, João Reis, Diogo Salvador e Nuno Antunes, assumiria em definitivo o comando da classe que venceria. O segundo posto foi alcançado pela CRC/Imotion/Novimed, de Pedro Pinha, Rodrigo Cordeiro, Ricardo Cordeiro, João Pinha, Hugo Antão e Nuno Villar Gomes, com a Bugaparts Motorsport, de Rui Nunes, Samuel Eufrásia, Mário Rato e Pedro Palma, a fechar o pódio da AM.

Na classe BE|NL, a vitória ficou nas mãos da Oestkart 2, de Tristan Foldesi, Calvin de Groot, Mathias Ronzani e Fabrice Cornelis, seguidos da MotorSportOlie.NL, de Jochem Mentjox, Ramon Wolf, Rianne Bergman e Niels Molkenboer, segundos classificados, e da Oestkart 1, de Yentl Baert, Maarten Bijnens, Lenz de Vlaeminck e Sepp Peters, equipa que terminou na terceira posição.

Já entre a comitiva da classe UK|IE, o triunfo sorriu à Emax Motor Sport 1, de James Little, Jake Little, Stuart Ratcliff e Max Finn, com a segunda posição a ser ocupada pela Emax Motor Sport 3, de John Proctor, Andy Ferady, James Page, James Taylor, Ashley Carter e Glen Finn, e o terceiro posto a ficar nas mãos da Flat Shtick Racing, de Kevin Kilgarriff, Myles Redmond e Stephen Gallagher.

André Marques:  “Uma edição inesquecível para pilotos, equipas e adeptos”

André Marques, responsável da Motor Sponsor, congratulou-se por mais um excelente evento e fez questão de recordar Paulo Alves:

“Quisemos desenhar uma edição inesquecível para pilotos, equipas e adeptos. Para tal, a par da competição em pista ser só por si uma experiência única, com 27H ao cronómetro, criámos prémios monetários para os 7 melhores classificados das classes PRO e AM, prémios de fair play destinados a todos os concorrentes, e classes exclusivas para as equipas estrangeiras. Uma prova que decorreu sem incidentes e refletiu na perfeição o espírito do Troféu C1 Learn & Drive, com muita competitividade e um excelente ambiente, dentro e fora de pista. Os C1 mostraram mais uma vez toda a sua fiabilidade e o troféu voltou a provar que é uma verdadeira opção para competir em Portugal a custos realmente controlados, mesmo numa prova de longa duração. Muito obrigado a toda a minha equipa e a todos os que contribuíram para o sucesso desta edição e, em particular, uma palavra para o Paulo Alves, pessoa a quem este troféu estará eternamente grato por tudo aquilo que fez para podermos estar aqui hoje. Muito obrigado Paulo, e até sempre!”

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado