X-DAY: Champions League
Tendo como pano de fundo a planície alentejana e como palco as pistas do complexo XRACE na zona de Odemira, juntaram-se as disciplinas do “Off Road” nacional para um evento espetacular que provou a necessidade de cumprir a veha máxima “juntos somos mais fortes.”
Reunir no mesmo evento um Campeão de Portugal de Ralis, um Campeão de Portugal de Todo o Terreno, um Campeão de Portugal e Espanha de Quad, um Campeão de Portugal de Super Enduro e um Campeão de Portugal de SSV, é como reunir o Cristiano Ronaldo, Leonel Messi, Zlatan Ibrahimovic, Robert Lewandowski e Kylian Mbappé no mesmo desafio. Uma verdadeira constelação de estrelas, uma “Champions League”!
Pois, foi exatamente isso que João Ramos, o Campeão Nacional de Todo-o-Terreno conseguiu fazer. “Estava em confinamento e o cansaço provocado pela ansiedade de estar parado fez-me pensar muito e depois do que fizemos o ano passado em Baltar, entendi que estava na hora de fazer algo diferente. Num primeiro impulso o que queria era andar com o carro e fazer aquilo que gosto, mas amadureci a ideia e acabei por seguir uma via diferente.”
E que tal não haver campeões em 2020?
João Ramos tem uma visão muito peculiar sobre a competição em 2020, que tenho tendência para seguir. “Estamos a meio do campeonato de todo o terreno, a competição só regressa em setembro, mas a pandemia de Covid-19, certamente, vai ter impacto sobre as equipas e pilotos no que toca aos recursos. Ora, não seria mais avisado não entregar título de campeão em 2020, realizar uma prova-espetáculo onde fosse entregue uma Taça ao vencedor e reunir recursos e pilotos para termos um campeonato de 2021 pujante e a honrar o elevado nível do TT em Portugal?” Não deixa de ser um ponto de vista interessante que deveria ser discutido pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). Aliás, o piloto da Toyota Caetano Motorsport lembra que “cada vez mais temos de agir juntos e ‘vender’ o nosso produto aos espetadores, temos de trazer para a competição – e nisso os americanos são líderes e por isso bebo muita inspiração neles – cada vez mais a ferramenta ‘marketing’. Só assim se pode dar retorno aos patrocinadores e visibilidade às competições!”
E a grande verdade é que reunidos no mesmo local estavam cinco campeões das diferentes disciplinas que compõem o “Off Road” nacional e sem a participação do público – “não quisemos ter publico para respeitar as normas da DGS e não provocar problemas ou um foco de infeção” referiu João Ramos – mas este fez questão de estar presente. Se na parte da manhã os motores ecoavam pela planície sem mais pessoas que os membros das equipas e uma mão cheia de jornalistas, à tarde assomaram aos limites da XRACE algumas dezenas de locais, atraídos pelo pó e pelo barulho, especialmente, da Toyota Hilux V8 de João Ramos.
“X-Day”: um evento a preservar
Pelo mesmo diapasão alinhou Ricardo Teodósio, piloto algarvio campeão nacional de ralis em 2019. “Esta ideia do João é fantástica e quando ele me ligou aderi de imediato ao projeto. Até aluguei um carro para o evento, onde podemos mostrar os nossos patrocinadores e, sobretudo, provar que reuniões destas são muito interessantes e promovem o nosso desporto.” Claro que Teodósio aproveitou para “voltar à terra, o meu terreno de eleição, aproveitando para preparar algumas coisas para a fase de terra do campeonato, depois de provas em asfalto onde consegui segurar dois terceiros lugares. Falta a Madeira e depois vamos entrar no meu terreno favorito. Por isso, foi muito bom este dia aqui passado na XRACE e só tenho de agradecer o convite do João para este magnifico evento.”
Todos, sem exceção, elogiaram a ideia, com João Monteiro, campeão nacional de SSV, a destacar “a camaradagem e a possibilidade de mostrar as capacidades dos SSV e a sua espetacularidade, além da exposição dos nossos patrocinadores”, João Vale, campeão de Portugal e Espanha de moto4, a “desejar que este evento venha para ficar muitos e bons anos” e Diogo Vieira, campeão nacional de super enduro a revelar-se “muito feliz com a iniciativa, pois o mediatismo está mais descentrado nos automóveis que nas motos e com este evento estamos todos em pé de igualdade.”
E esse era mesmo o grande objetivo de João Ramos. “Temos todos de ter a noção que separados não vamos conseguir sobreviver, por muito que alguns tenham capacidade financeira. Se a pandemia continuar e a economia a agonizar, não há ninguém que tenha a coragem moral de pedir um patrocínio a uma empresa que tem pessoas em ‘lay off’ ou que tem de despedir para sobreviver. Temos de ser realistas e olhar mais além do hoje ou do amanhã. E são eventos como este, hoje infelizmente, sem público, que temos de realizar. São reuniões como estas que temos de organizar!”
Uma Taça da Liga do “Off Road”?
E acrescento eu que organizar um evento destes com uma corrida onde estivessem todos os ramos do “Off Road”(com a inclusão, claro, do Autocross, Ralicross). Uma prova com equipas formadas por um elemento e um veículo de cada disciplina e, no final, a equipa vencedora levaria para casa um troféu que sublinhasse esse feito. Num local como o XRACE ou outro como o Terródromo de Fronteira (em versão mais curta) com a presença de público, seria, estou seguro, um evento inesquecível.
Como inesquecível foi o dia passado em Odemira, perto da “minha” Zambujeira do Mar, no meio do pó e do cheiro a gasolina e, ainda por cima, com amigos ao lado. Foi um dia muito bem passado com o riso contagiante do Ricardo Teodósio, o humor refinado do João Ramos e a companhia do excelente Sharish Gin, o Gin alentejano que patrocina o João Monteiro e o seu SSV. Mais reservados o João Vale e o Diogo Vieira, ainda assim, muito satisfeitos com a organização e a sua presença neste evento multidisciplinar.
Que delicia foi escutar o motor V8 da Hilux de João Ramos a fundo em algumas partes do percurso; ficar boquiaberto com a velocidade do Skoda Fabia R5 do Ricardo Teodósio, e a forma como “atirava” o carro de curva em curva; arregalar os olhos ao perceber o enorme curso de suspensão do CanAm SSV do João Monteiro, bailando de curva para curva e de salto para salto, enfim, admirar com muito respeito o talento de João Vale e de Diogo Vieira aos comandos do Quad e da moto de enduro, respetivamente.
O calor era intenso, o piso seco e duro libertava toneladas de pó, bebi litros e litros de água, mas no regresso a Lisboa, ao volante de um Toyota C-HR híbrido, não consegui evitar um sorriso permanente: grande ideia do João Ramos que espero tenha futuras edições. “Não quero que digam que isto é uma organização minha. Foi uma ideia que quero que se desenvolva e que abrace todos, pois todos acabamos por contribuir para a realização do evento. E, sim, claro, espero que possamos repetir todos os anos” Palavras de João Ramos que Ricardo Teodósio sublinhou na despedida ao dizer “é uma grande ideia e só tenho de agradecer ao João pelo convite e se mais edições acontecerem, cá estarei com gosto.”