W2RC: novo atenuador de ‘bacquet’ da FIA melhora segurança

Por a 4 Abril 2025 10:00

O novo amortecedor de impacto representa um avanço significativo na segurança automóvel de competição, oferecendo uma proteção 50% melhor contra lesões na coluna vertebral. Este projeto inovador, é liderado pela FIA, que tem supervisionado todas as etapas, desde a investigação e desenvolvimento bem como a implementação total do sistema.

A sua estreia ocorreu nos Dacia Sandriders durante o Rally de Marrocos de 2024, onde já se demonstrou a sua eficácia. A partir de 2025, este amortecedor será uma opção disponível, mas a sua instalação tornará-se obrigatória para todos os novos veículos T1+ a partir de 2027.

O Campeonato do Mundo de Rally-Raids da FIA de 2025 apresenta um salto significativo na segurança da tripulação após a primeira implementação do primeiro Atenuador de Assento nos Novos Dacia Sandriders desenvolvido de acordo com os regulamentos de segurança da FIA.

A disciplina dos ralis de todo-o-terreno é, sem dúvida, uma das formas mais espectaulares e extremas do desporto motorizado, que apresenta desafios únicos na conceção dos sistemas de segurança para os concorrentes. A procura ativa da FIA para melhorar a segurança no desporto automóvel, significa que se está constantemente a rever e a analisar os dados, e a investigação e o desenvolvimento do dispositivo atenuador de assento são um bom exemplo e o resultado desta missão contínua.

O regulamento de segurança foi concebido para proteger os pilotos e os co-pilotos de lesões de compressão da coluna vertebral que podem ser causadas por uma aterragem forte de um salto, por exemplo, suspendendo os bancos dentro do carro com um amortecedor especializado que absorve muita da energia de um impacto.

Utilizando dados do mundo real de incidentes que envolvem uma aterragem forte, registados na Base de Dados Mundial de Acidentes da FIA, os peritos definiram um “impulso de colisão grave” representativo como alvo a atenuar pelo projeto – um impulso de colisão com um pico de 40 g orientado num ângulo de 58 graus em relação ao eixo horizontal.

Este impulso de colisão foi então utilizado em simulações para definir as melhores caraterísticas de deslocação de forças para os bancos instalados nos automóveis de competição, de modo que um mecanismo de amortecimento pudesse ser desenvolvido e ligado aos bancos.

Após o aperfeiçoamento através de simulações, foi fabricado um design ótimo para o amortecedor de impacto, que foi submetido a testes laboratoriais que confirmaram os benefícios de uma redução de cerca de 50% nas forças transferidas do automóvel para os ocupantes durante este tipo de impacto.

Do laboratório para a pista, a etapa seguinte do projeto consistiu no apoio da FIA à Prodrive para desenvolver um banco suspenso, ligado ao roll bar de proteção através do amortecedor especificado.

Este foi implementado pela primeira vez no Rallye du Maroc de 2024 e, ao monitorizar os dados ao longo da fase de testes em condições reais, verificou-se que o dispositivo estava a funcionar como esperado e a proporcionar benefícios de segurança significativos.

Da investigação à regulamentação, o atenuador de assento da FIA está agora presente nos Dacia Sandriders e estará presente nos novos veículos T1+ do Campeonato do Mundo de Ralis a partir de 2027, sendo o mais recente exemplo do empenho contínuo da FIA em melhorar a segurança no desporto motorizado.

O Diretor Técnico e de Segurança da FIA, Xavier Mestelan Pinon, afirmou: “O projeto do atenuador de assento é algo de que nos orgulhamos muito. É um passo realmente significativo em termos de segurança no W2RC, onde os carros e as equipas competem em algumas das condições mais extremas do mundo. Proporcionar uma melhoria tão grande na proteção contra possíveis lesões na coluna vertebral é algo muito importante para os concorrentes e é em projetos como este que a FIA, com o fantástico apoio da Fundação FIA, vai continuar a investir em todos os nossos campeonatos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ativar notificações? Sim Não, obrigado