W2RC/Mundial de TT: Dacia e Ford lutam contra a Toyota e X-Raid
As regras inovadoras da FIA e da FIM vão injetar uma dose extra de suspense no campeonato, que vai começar daqui a duas semanas com a 47ª edição do Dakar.
As inscrições para a época 4 encerraram a 13 de dezembro. 50 veículos FIA inscreveram-se, entre eles 24 carros Ultimate, 16 veículos da Challenger/T3 e 10 SSV.
A Dacia e a Ford M-Sport juntam-se à Toyota Gazoo Racing, à Overdrive Racing e à X-raid e alteram o equilíbrio de forças na competição automóvel. Os títulos Challenger e SSV estão em disputa depois dos dois atuais campeões terem decidido subir um degrau na hierarquia.
Os Dacia Sandrider entraram em cena com um ‘assalto’ em três frentes na final do campeonato em outubro passado, com Nasser Al Attiyah e Sébastien Loeb a garantirem uma dobradinha e a deixarem um aviso aos seus rivais antes da época de 2025. O tricampeão do mundo e o seu vice-campeão de 2022 estão prontos para partir. Cristina Gutiérrez vai correr ao seu lado, completando o trio da Dacia.
A Ford/M-Sport vai colocar quatro pilotos no W2RC. Carlos Sainz, que começou a época de 2024 com o seu quarto triunfo no Dakar, contará com o apoio do compatriota Nani Roma, vencedor do Dakar em duas (2004) e quatro rodas (2014). A apoiar estas duas lendas dos rally-raids na equipa americana estão Mattias Ekström e Mitch Guthrie Jr., um recém-chegado da classe Challenger.
A X-Raid reuniu também quatro pilotos para os seus Mini 3.0i JCW a gasolina. Guillaume de Mévius foi o grande destaque da temporada de 2024, conquistando o segundo lugar geral no seu primeiro Dakar na classe Ultimate – competindo pela Overdrive Racing – e conquistando o terceiro lugar no Rallye du Maroc, onde o belga se familiarizou com o Mini e conheceu o seu novo copiloto, o bicampeão mundial (2022 e 2023) Mathieu Baumel.
O Red Devil vai fazer o inferno ao lado de Denis Krotov, Lionel Baud e do campeão da Taça do Mundo de Bajas de 2024, João Ferreira.
A Toyota também está determinada a causar impacto, com sete pilotos da Hilux na lista de inscritos. Três vão competir pela Overdrive Racing, incluindo o duas vezes medalhado com a prata no W2RC (2023 e 2024) Yazeed Al Rajhi. Jean-Marc Fortin renovou o contrato de Juan Cruz Yacopini, terceiro em 2023, e recrutou Rokas Baciuška, cuja ascensão meteórica o levou às alturas das classes SSV (2022 e 2023) e Challenger (2024).
Quatro pilotos de fábrica da Toyota Gazoo Racing compõem o resto do contingente. Lucas Moraes, que terminou no pódio geral do W2RC pela primeira vez em 2024, depois de ter subido ao pódio do Dakar de 2023, voltará a partilhar o mesmo ‘teto’ com Seth Quintero. Saood Variawa está a entrar na sua segunda época W2RC ao lado do também sul-africano Henk Lategan.
A Toyota, tricampeã de construtores, tem pela frente uma dura luta pela defesa do título, agora que a Dacia e a Ford entraram no ringue.
Entretanto, na classe Challenger, cinco equipas estruturadas e um punhado de ‘lobos solitários’ vão lutar para preencher o vazio de poder deixado pela promoção de Rokas Baciuška à Ultimate.
Yasir Seaidan espera dar seguimento ao seu recente triunfo nos SSV com o título Challenger em 2025. O saudita saltou para a equipa BBR, juntando-se a Nicolás Cavigliasso, o segundo classificado de Baciuška, e à sua navegadora, a campeã de 2024, Valentina Pertegarini. Outra saudita, Dania Akeel, que terminou a época de 2024 no top 5, vai correr ao seu lado. O jovem Pau Navarro completa a equipa francesa, que contará com cinco Taurus T3 Max.
Missão cumprida para a Red Bull Off-Road Junior Team USA by BFG: Quintero, Gutiérrez e Guthrie serão todos pilotos de fábrica na classe Ultimate em 2025, enquanto Guillaume de Mévius, que também fazia parte da sua estrutura, está também a jogar nas grandes ligas.
Uma nova geração de talentos do rally-raid está a surgir sob a forma de dois pilotos de 23 anos. O americano Corbin Leaverton é um digno sucessor de Quintero e Guthrie. O californiano já conquistou vários títulos nas provas do World Off Road Championship Series (WORCS) e Best in the Desert (BITD) do outro lado do oceano.
Gonçalo Guerreiro, campeão nacional de todo-o-terreno em 2022, tri-vencedor da Baja Portalegre no seu escalão, será o piloto da Europa a representar a equipa e o seu País. O argentino David Zille conduzirá um Taurus (Daklapack Rallysport), tal como o Team BBR e o Red Bull Off-Road Junior Team USA by BFG.
Nasser Al Attiyah está a fazer ondas com a estreia da sua própria equipa. A Nasser Racing, que tem o apoio da Federação do Qatar (QMMF), terá três equipas: Khalifa Al Attiyah, o outro irmão Al Attiyah, que fez a sua primeira aparição internacional no Rali da Andaluzia de 2021; Abdulaziz Al Kuwari, o detentor do título do Campeonato do Médio Oriente de Ralis (MERC), que Nasser Al Attiyah venceu dezanove vezes; e o espanhol Eduard Pons, que conquistou a Taça do Mundo de Baja na classe Challenger (terceiro na geral) esta época.
A G Rally Team e a Franco Sport vivem segundo a máxima “se não está partido, não o arranje”. A equipa fundada por Guillaume de Mévius vai continuar a depositar a sua confiança em Rui Carneiro e na outra piloto feminina da classe, Puck Klaassen. Entretanto, a equipa portuguesa com veículos Yamaha inscreveu Mário Franco e Pedro Gonçalves. O emirático Khalid Aljafla (Aljafla Racing), que terminou no pódio da Taça do Mundo de Baja 2024 na classe Challenger (quinto na geral), e o polaco Adam Kus (Akpol Recykling) também se juntam à caravana.
Na classe SSV, a subida de Seaidan para Challenger está a alimentar um sonho americano! Sarah Price, segunda na geral no 46º Dakar na sua última participação internacional, está a transbordar de ambição depois de se tornar piloto da Can-Am Factory. A equipa South Racing de Scott Abraham aposta no novo Can-Am Maverick R e concentra-se na classe SSV com um triunvirato argentino: o campeão da Taça do Mundo de Baja em SSV (segundo na geral), Fernando Álvarez, o tetracampeão da Taça do Mundo Manuel Andújar e Diego Martínez.
Itália aposta na quantidade e na experiência. Dois italianos que ficaram entre os 10 primeiros em 2024 estão de regresso para mais: Enrico Gaspari (TH Trucks) e Michele Antonio Cinotto (CST XtremePlus Polaris Team) num Polaris.
O alemão Roger Grouwels (Raceart), o português Alexandre Pinto (que venceu o Road to Dakar Challenge no Rallye du Maroc) e o espanhol Carlos Vento (Old Friends Rally Team) estão todos prontos para a sua estreia. Claude Fournier (MMP), o avô da casa W2RC, não pretende faltar a uma única ronda do campeonato!
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Seria interessante referenciarem a familia Goczał, que não vai participar nesta edição devido a desntendimentos com a organização. Sem duvida uma equipa forte e candidata à vitória
Como é possível não fazer uma única menção ao favorito nos SSV . Ainda por cima sendo português.
JOÃO FERREIRA