TT/Taça Europa de Bajas: João Ferreira defende liderança do campeonato
Realiza-se este fim de semana a Baja Hungria, quarta de cinco provas da Taça Europeia de Bajas, competição que é liderada por João Ferreira (Mini JCW Rally), piloto que soma 58 pontos, mais dois que o polaco Michal Maluszynski (Mini JCW Rally), com Pedro Dias da Silva (Volkswagen Amarok) em terceiro com 55 pontos, os mesmos que o espanhol Santiago Navarro Freixas, que já conquistou o título europeu T3 da FIA após pontuação máxima de pontos nas Bajas em Espanha, Grécia e Itália.
Com dois eventos pela frente, esta prova tem contornos decisivos, ou pelo menos muito ‘esclarecedores’ quanto ao evoluir desta competição.
Com sede na cidade de Várpalota, na zona do Transdanúbio ocidental de Veszprém, o evento atraiu 12 T1 da FIA, cinco no T3 (SSV) outros quatro na categoria T4.
A equipa portuguesa PRK Sport Rally Team tem uma ‘almofada’ de 20 pontos de avanço sobre a equipa X-raid Mini JCW no campeonato das Equipas e tem um par de Protos Ford EXR 05 para o português Edgar Condenso e Michael Braun, um VW Amarok para Dias da Silva, e ainda um Can-Am Maverick para Filipe Nascimento.
O italiano Amerigo Ventura (Yamaha YXZ 1000 R) detém atualmente uma vantagem de 39 pontos sobre Tomas Bialkowski (Polaris RZR Pro XP) na disputa pelas honras do FIA T4 e o piloto da Quaddy Racing é quinto no campeonato geral de pilotos, como resultado da sua consistência.
Os competidores enfrentam cinco curtos troços seletivos que representam 415,91 quilómetros competitivos num percurso total compacto de 565,57 km.
Há um Setor Seletivo de qualificação de 7,31km, perto de Várpalota, na sexta-feira à noite, onde se ordenará a partida para a primeira de duas passagens num troço seletivo de 81,96 km entre Várpalota e Gyulafirátót no sábado. São divididos por uma única passagem através de um Setor Seletivo mais curto de 56,08km entre Gyulafirátót e Újmajor.
Duas passagens por um SS de 66,26 km entre Gyulafirátót e Várpalota encerram a ação competitiva no domingo.
Principais inscritos
- João Ferreira (PRT)/David Monteiro (PRT) Mini JCW Rally
- Pedro da Silva (PRT)/Viktor Jesus (PRT) Volkswagen Amarok
- Miroslav Zapletal (CZE)/Marek Sykora (SVK) Hummer H3 Evo
- Benediktas Vanagas (LTU)/Kuldar Sikk (LTU) Toyota Hilux
- Edgar Condenso (PRT)/Carlos Silva (PRT) Ford Ranger EXR05 Proto
- Pál Lónyai (HUN)/Nikolett Szöke (HUN) LPR Porsche Macan
- Luka Csucsu (HUN)/Márk Mesterházi (HUN) Toyota Hilux
- Zdeněk Pořízek (CZE)/Pavel Vaculík (CZE) Ford F150
- Michael Braun (AUT)/Evo Santos (AUT) Ford Ranger EXR05 Proto
- František Brutovsky (CZE)/Retr Hauptmann (CZE) Ford F150 Evo
- Christophe Danner (AUT)/Herwig Rieger (AUT) Puch G320
- Michal Maluszyński (POL)/Lukasz Kurzeja (POL) Mini JCW Rally