Dois setores seletivos, um de 163 e outro de 181 kms cronometrados foi o desafio proposto aos concorrentes pela organização para a 1ª etapa da 40ª edição da Baja España Aragon, jornada da Taça do Mundo de Bajas, onde estão presentes muitos dos melhores pilotos mundiais da modalidade.
O numeroso e muito competitivo contingente de pilotos lusos teve altos e baixos, mas ocupa diversas posições de destaque nesta que é a mais antiga Baja da europa.
Com a liderança a ser ocupada pelas Toyota da OVERDRIVE RACING pilotadas por Guillaume DE MEVIUS e Rokas BACIUSKA a dupla João Ferreira / Filipe Palmeiro no Mini John Cooper Works Rally da X-RAID MINI JCW TEAM a Ocupara o 3º lugar da classificação geral e da Categoria Ultimate T1+.
Se por um lado o piloto luso gostaria de estar mais perto do 1º lugar por outro este resultado permite-lhe ficar de momento muito perto da liderança da Taça do Mundo
Em grande destaque continua Gonçalo Guerreiro em Polaris que lidera de forma categórica a competição SSV ocupando ainda o jovem piloto que é navegado por José Sá Pires um notável 13º lugar absoluto.
Ainda nesta categoria o 2º lugar é ocupado por outra formação lusa Ruben Rodrigues/Rui Paulo em Can-Am
Se João Ferreira é o único piloto luso a ocupar o TOP já o TOP 20 conta com diversas equipas portuguesas
11º para Rui Carneiro num G Rally OT3, 6º da categoria Challenger
O piloto nortenho esteve em destaque em SS2 onde foi 6º da geral e 2º Challenger
12º Lugar para a dupla João Dias/Pedro Ré também num G Rally OT3. São 7ºs da Categoria Challenger que está a ser dominada por Eryk GOCZAL num Tauros
Em 13º lugar está como já referimos Gonçalo Guerreiro e em 14º lugar Alejandro Martins / David Monteiro em Mini que são 6ºs da Categoria Ultimate T1+.
Forçado a partir de uma posição muito atrasada devido à penalização averbada no prólogo Mário Franco navegado pelo primo Rui e aos comandos de um Yamaha ascenderam já ao 19º lugar da geral e 12ª posição na Categoria Challenger.
Na estreia aos comandos de uma Ford T1 José Rogeira navegado por Paulo Capela fecha o Top 20
No 2º lugar entre as Senhoras está Maria Luís Gameiro aos comandos de um Mini T1+ que ocupa a 23ª posição absoluta e o 8º lugar entre os concorrentes da Categoria Ultimate.
Menos felizes neste primeiro dia de prova foram o atual campeão nacional de todo-o-terreno Tiago reis e dois ex-campeões João Ramos e Ricardo Porém.
Tanto Tiago Reis como Ricardo Porém rodaram regularmente no Top 10 antes de serem forçados a parar.
Também João Ramos não completou SS2
Após SS1 duas equipas lusas ocupavam o pódio entre os Challenger T1.
João Franco em Mercedes era 1º e João Lourenço em Mitsubishi 3º.
No final da 2ª etapa João Franco passou para 3º e João Lourenço não completou o setor
Para a 2ª e derradeira etapa da 40ª edição da Baja España Aragon os concorrentes irão enfrentar uma segunda passagem pelo troço de 163 km cronometrados.