Rali da Sardenha TT com cinco portugueses
David Megre, Hélder Rodrigues, Mário Patrão, Paulo Gonçalves e Ruben Faria são os representantes nacionais na quarta prova do Campeonato do Mundo de Ralis de Todo-o-Terreno, que se disputa a partir de amanhã na ilha da Sardenha, numa zona diferente daquela onde se está a realizar a prova do WRC.
Entre os vários pontos de interesse, destaque para a estreia de Mário Patrão e David Megre numa prova do campeonato do Mundo, aos comandos da Suzuki e KTM, respectivamente. Esta é uma forma do seis vezes Campeão Nacional de Todo-o-Terreno, Mário Patrão, preparar a sua terceira participação no Dakar, depois de ter incorporado o contingente da mítica prova nas edições de 2013 e 2014, ambas concluídas na 30ª posição.
Já Paulo Gonçalves, piloto oficial da equipa Honda HRC, e atual detentor do título mundial, alcançado o ano passado, – sendo o segundo português a conseguir tal feito, após Hélder Rodrigues ter vencido em 2011 – tem como objectivo renovar o título Mundial e por isso espera vencer. Aos comandos da sua Honda CRF 450 Rally “o objectivo principal parte por lutar pela liderança e, consequentemente, pela renovação do título mundial ao mesmo tempo que, em conjunto com a equipa Honda HRC, trabalhamos com vista à próxima edição do Rali Dakar”, explica Paulo ‘Speedy’ Gonçalves e acrescenta, “continuamos a provar ter uma grande equipa, pessoalmente sinto-me muito bem e confiante para continuar a alcançar bons resultados aqui na Sardenha.”
Quanto a Ruben Faria, melhor português de sempre num Dakar, com o 2º lugar obtido na edição de 2013, explica que esta prova tem características bastante diferentes daquelas que encontraram até aqui. “É uma prova única e totalmente diferente de todas as outras do calendário, onde a areia e as especiais muito abertas não estão presentes. Aqui enfrentamos especiais mais curtas em termos de quilometragem total, mas nem por isso fáceis pois os trilhos mais estreitos obrigam a especial atenção com o piso e também com a navegação, aqui mais sensível’”, explica o piloto oficial da KTM.
Mas as diferenças não se ficam apenas pelo traçado, estando também nas motos utilizadas, como lembra o piloto de Olhão: “Esta é a única prova do ano que fazemos com as motos pequenas, ou seja, diferentes daquelas que utilizamos nas maratonas mais longas. Aqui colocamos apenas um depósito de combustível de maior capacidade e colocamos os sistemas de navegação e road-book. Até nesse capítulo a prova é distinta de todas as outras. Desportivamente espero que o resultado seja positivo para a equipa e que no final possa a nível pessoal assinar uma boa prestação.”
Já Hélder Rodrigues, companheiro de Paulo Gonçalves na Honda HRC, – e terceiro classificado em duas edições do Dakar, 2011 e 2012 – tem aqui a oportunidade de melhorar o seu melhor resultado da época, o terceiro posto alcançado no Qatar.
Para além do já referido, esta quarta prova do Campeonato do Mundo de Ralis de Todo-o-Terreno, que começa amanhã, dia 7, e termina a 12 de junho, reúne um conjunto de características que cabe destacar. A Saber: é a único prova do campeonato disputada em solo Europeu e exclusivamente por motos. A base do rali será em San Teodoro, local onde se iniciará, contando com passagens por Arbatax e San Leonardo. O evento é constituído por cinco etapas e um total de 1520 km.
Joan Barreda, colega de Paulo Gonçaves na Honda HRC, tem 35 pontos e é o atual líder do Campeonato com um ponto de vantagem sobre segundo classificado e piloto oficial da KTM, Marc Coma, enquanto na terceira posição está o português Paulo Gonçalves, somando 31 pontos. Destaque ainda para Hélder Rodrigues, quinto classificado à geral, a 11 pontos do primeiro lugar.
André Duarte
Principais Inscritos:
Nº Piloto Nacionalidade
1 GONCALVES PAULO POR
2 COMA CAMPS MARC ESP
3 BARREDA JOAN ESP
4 VILADOMS ARGUELLES JORDI ESP
5 RODRIGUEZ HELDER POR
6 BOTTURI ALESSANDRO ITA
7 FARIA RUBEN POR
8 PAIN OLIVIER BEL
9 MEGTGE MICKAEL FRA
10 PEDRERO JOAN ESP
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI