Paulo Gonçalves vence e lidera na Sardenha
Paulo Gonçalves foi o mais rápido na segunda etapa do Rali da Sardenha TT, realizada em torno de Arbataz. O piloto da Honda impôs-se a toda a concorrência, terminando os 169 km de troço cronometrado em 3h22m28s. Com este resultado, Gonçalves é agora primeiro da geral, com 1m25s de vantagem para o italiano Alessandro Botturi, segundo classificado, e com 2m45s para Marc Coma, que ocupa a terceira posição.
No final, o piloto da Honda mostrou-se visivelmente satisfeito: “Hoje foi uma boa especial, saí na terceira posição, consegui vencer o dia e passei para a frente na geral da corrida. Estamos ainda no segundo dia, faltam muitos quilómetros de competição, estou muito satisfeito com o desenrolar desta corrida.”
Com um contingente de cinco portugueses à partida para este rali, dois dos quais, estreantes em provas do Mundial – David Megre (KTM) e Mário Patrão (Suzuki) – o piloto da Suzuki está também a ter um bom desempenho, registando o sétimo tempo na etapa, a 6m31s do vencedor, o que lhe valeu uma entrada no top ten, sendo atualmente 10º classificado.
O piloto de Seia, seis vezes Campeão Nacional de Todo-o-Terreno, salienta o facto de esta ser uma prova de aprendizagem, mas mostra-se agradado com o seu desempenho. “Está tudo a correr de feição. Cometi alguns erros normais da falta de experiência em provas deste calibre, mas que dia após dia vou aperfeiçoando. Consegui entrar bem nesta prova, com o segundo lugar no prólogo, na primeira etapa procurei uma toada calma para me interiorizar melhor com a navegação e hoje já consegui ser o sétimo mais rápido diante dos grandes nomes da modalidade. Estou a conseguir andar com eles, é verdade que as condições e a experiência dos pilotos de fábrica são outras, mas o sabor final ainda se torna melhor por isso. Faltam três dias de prova, há ainda muito a aprender e vamos continuar no bom caminho”, lembra Mário Patrão.
Já Ruben Faria sabia que este seria um dia complicado do ponto de vista físico e de navegação. O piloto de Olhão acabou por confirmar tudo isso ao longo do dia, onde lutou contra o imenso pó nos trilhos e também alguns problemas com o ‘road-book’ que o induziram em erro em algumas passagens mais exigentes: “Esta nunca foi uma prova onde estou à vontade e isso voltou a suceder este ano. As pistas muito fechadas e o muito pó que se faz sempre sentir não me deixam confortável e hoje voltou a ser um dia complicado. A isto juntamos alguns problemas com o ‘road-book’ que me forçou alguns erros e o dia não foi tão positivo como poderia ser. Mas consegui ganhar dois lugares na classificação, o que é bom face aos próximos dias, que serão certamente difíceis.”
O Rali da Sardenha TT está na estrada até dia 12 de junho e totaliza 1520 km. Esta é a quarta prova do Campeonato do Mundo de Ralis de Todo-o-Terreno, composta por cinco etapas, das quais, a maior (400 km), tem lugar amanhã. De lembrar que para os dois próximos dias (3ª e 4ª etapas) os pilotos não terão assistência. “Amanhã vamos partir para uma longuíssima etapa ‘maratona’, serão as duas maiores etapas do Rali e coincidem com a ‘maratona’, temos de estar muito concentrados, muito atentos, não está nada ganho, não está nada perdido, continuamos na luta e estou satisfeito com a minha performance neste Rali até ao momento”, concluiu o actual campeão em título e também líder da prova, Paulo Gonçalves.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI