Paulo Gonçalves critica dureza excessiva da quinta etapa
Paulo Gonçalves teceu ontem críticas à organização do Dakar por esta sujeitar os pilotos a condições extremas na quinta etapa da prova, onde o campeão do Mundo desistiu com a sua Honda em chamas e outros pilotos tiveram problemas graves devido ao calor. Neste incidente, um carro da organização passou perto do piloto português sem o auxiliar numa situação dramática.
“Em dia de descanso na mais dura prova do mundo não consigo desviar as atenções da fatídica quinta etapa. O calor atingiu limites impensáveis (47º C) e deixou marcas em todo o pelotão”, referiu Paulo Gonçalves, recordando a morte do belga Eric Palante, que se suspeita ter sido causada pelo calor extremo e desidratação.
Segundo o motard português, ao contrário de Palante, outros pilotos pediram ajuda à organização e foram resgatados de helicóptero, “quase a desfalecer devido às elevadas temperaturas. Mas depois da tragédia chegaram-me os relatos mais insólitos. É que vários pilotos tiveram alucinações”, contou à agência Lusa.
O piloto oficial da Honda refere que alguns concorrentes, depois de emitirem o alerta, protegeram-se do calor com as roupas e aguardaram na especial, enquanto outros, quando foram alcançados por equipas da organização “falavam e cumprimentavam pessoas do público… imaginárias”.
“O caso mais estranho foi de um piloto, de quem a organização não revela o nome, que correu cerca de 500 metros e quando foi resgatado disse que estava a fugir de extraterrestres que o vinham a perseguir!”. Paulo Gonçalves abandonou o Dakar quando já estava atrasado na classificação, sobretudo devido ao tempo perdido na assistência a Ruben Faria, que tinha caído e abandonado.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI