Os segredos do Racing Lancer

Por a 31 Outubro 2008 11:09

Afinal, faltam já poucos mais de dois meses para o início do sul-americano Dakar 2009, constituindo a jornada do ACP o último e decisivo teste do novo carro com que a marca dos três diamantes procurará chegar a um oitavo triunfo consecutivo (13º em todo o seu historial) e, mais importante, a uma primeira e inédita vitória de um diesel na prova idealizada há 31 anos por Thierry Sabine.

Transição pacífica

Beneficiando de toda a experiência adquirida com o Pajero Evolution, o departamento de competição da MMSP preparou cuidadosamente esta dupla transição – de modelo e motorização -, iniciando este novo ciclo logo em Abril de 2006, com o desenvolvimento do motor V6 turbo diesel de 3 litros que, posteriormente, seria montado no Pajero Evolution, baptizado de MPR14, sendo o primeiro teste realizado em Junho do ano passado.

O desenvolvimento do chassis iniciou-se logo depois, em Agosto de 2007, ficando o primeiro Racing Lancer concluído em Junho deste ano. Durante duas semanas, o novo carro foi alvo de múltiplas sessões de testes, primeiro no sul de Espanha, na região de Almeria, depois em Marrocos, na zona do Erg Chebi, e ainda em França, na pista de ensaios da MMSP. Tendo como base toda a informação recolhida, foram depois organizadas, no final de Agosto e início deste mês, mais duas sessões em Marrocos, para um total de mais de 15 mil quilómetros em testes (cerca de quatro mil em cada sessão), o equivalente a um Dakar e meio.

Sportback como inspiração

Embora herdando do seu antecessor a grande parte da tecnologia, desde o sistema 4WD às suspensões e aos travões, sem esquecer ainda a caixa sequencial Ricardo de 5 velocidades, naturalmente já adaptada ao novo V6 turbo diesel de 3 litros, o novo Mitsubishi rompe com o passado através da sua nova (e muito discutida) silhueta, baseada no Lancer Sportback.

Além do novo e revolucionário desenho, sobressai ainda no novo MRX09 (nome de código dado ao projecto) as suas superiores dimensões, com mais 280 mm de comprimento e 215 mm de largura face ao anterior Pajero Evolution, por força da maior distância entre eixos permitida pelo regulamento que entrará em vigor em 2010.

Montado a partir de uma estrutura tubular em aço, a equipa deu particular atenção à redução de peso (a carroçaria foi construída em painéis de carbono) e à maximização do espaço disponível no interior. Em paralelo, os engenheiros conseguiram baixar o centro de gravidade, montando o depósito de combustível numa posição mais baixa, e melhor a distribuição de massas, graças à nova colocação dos pneus sobressalentes.

Melhor resposta

Em substituição do velhinho V6 de 4 litros a gasolina, a Mitsubishi desenvolveu um novo e potente turbo diesel V6 de 3 litros de capacidade, com dois carburadores duplos, posicionados um de cada lado do motor, por forma a garantir uma melhor resposta a baixa rotação e maior potência a alta rotação.

O seu binário máximo é de 650 Nm, enquanto a potência actual se fixa nos 280 cavalos. O sistema de arrefecimento do intercooler está posicionado na traseira e a respectiva entrada de ar no topo do tejadilho. Ao motor V6 está acoplada uma caixa Ricardo de 5 velocidades sequenciais, concebida para suportar o elevado binário transmitido. Usa o mesmo sistema de bloqueio de diferencial do Pajero Evolution, enquanto os sistemas de suspensão dianteiro e traseiro foram revistos, tendo-se trabalhado numa nova geometria de suspensão. Os pneus são os novos All Terrain da BFGoodrich e as jantes OZ de liga leve de alumínio de 16″. Os discos ventilados são Brembo com 6 pinças.

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