Mundial de TT/Rali da Andaluzia: Al Attiyah Campeão no triunfo de Loeb
Sébastien Loeb venceu o Rali da Andaluzia, com Nasser Al Attiyah a assegurar o título de Campeão do Mundo de TT. Títulos também para Francisco López no T3 e Rokas Baciuška no T4. Guillaume de Mevius e Pau Navarro ganharam o T3 e T4 na Andaluzia.
Terminou bem para Nasser al Attiyah o primeiro Mundial de Todo o Terreno. Venceu o Dakar e triunfa agora também no primeiro Campeonato do Mundo de TT. Na prova andaluza, Loeb conseguiu resistir ao ataque final de Al-Attiyah, cujo segundo lugar foi suficiente para conquistar o título.
Loeb foi o melhor no prólogo, partiu na frente para o SS1, mas perdeu-se logo no início da etapa, teve ainda problemas de direção, e ainda um pneu furado.
Al-Attiyah foi penalizado em um minuto devido a excesso de velocidade no prólogo, mas o piloto da Toyota ganhou a etapa a partir do 11º lugar na estrada, passando a liderar por quase oito minutos, o seu companheiro de equipa Yazeed Al-Rajhi.
As condições meteorológicas adversas causaram o cancelamento da segunda etapa e o terceiro dia começou atrasado devido ao nevoeiro. Loeb precisava de vencer e atacou forte, conseguindo uma vantagem de 28 segundos para o último dia depois de Al-Attiyah ter sofrido dois furos. No último dia, Loeb cedeu 22 segundos a Al-Attiyah, mas reclamou a vitória. Contudo, Al-Attiyah tinha feito o suficiente para assegurar o título no seu Toyota GR DKR Hilux T1+.
Yazeed Al-Rajhi e Dirk von Zitzewitz completaram o pódio na sua Toyota Hilux Overdrive e Al-Rajhi garantiu o terceiro lugar na competição. Guerlain Chicherit e Alex Winocq foram quartos noutro BRX Hunter. João Ferreira/David Monteiro (Mini JCW Rally) desistiram na fase inicial da prova, devido a acidente, depois de um excelente quinto posto no prólogo.
Contudo, já confirmaram que o carro vai estar pronto para correr em Portalegre.
Chaleco Lopez chegou a Espanha com grande avanço no campeonato e assegurou o título, classificando-se em terceiro atrás de Guillaume De Mevius e Seth Quintero no T3.
Cristina Gutierrez, sofreu atrasos ‘fatais’ na terceira etapa que lhe arruinaram a hipótese de chegar ao título.
O polaco Marek Goczal iniciou o evento com uma vantagem de um ponto sobre o lituano Rokas Baciuška e uma almofada de dois pontos sobre o norte-americano Austin Jones.
Baciúnska foi campeão, depois de Goczal bater. Pau Navarro venceu o T4 no seu Can-Am Maverick X3.
Quanto aos restantes portugueses, Luís Portela Morais/David Megre (BP Ultimate Adventure Team) foi 13º do T3, depois duma prova com altos e baixos.
João Dias/João Miranda (BRP-Can Am Maverick X3) tiveram um excelente começo de prova mas depois alguns problemas atrasaram-nos. em condições normais andou ao nível dos melhores da categoria.
Maria Luís/M. Navarro (Mini JCW Rally) foi 28ª, José Gameiro/A. Saraiva (T2/MRacing), 31º.
Depois de boas prestações iniciais, vários problemas atiraram Pedro Carvalho/N. Morais (T3/SGS Car Racing) para o 35º lugar e Hélder Oliveira/C.J. M Mendes (T3/SGS Car Racing) para o 39º.
Classificação
1º Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Prodrive Hunter BRX) 8h40m35s
2º Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota Hilux T1+) 8h40m41s
3º Yazeed Al-Rajh/Dirk von Zitzewitz (Toyota Hilux T1+) 8h50m01s
4º Guillaume de Mevius/François Cazalet (Grallyteam OT3/T3) 9h07m42s
5º Seth Quintero/Dennis Zenz (Grallyteam OT3 T3) 9h15m45s
6º Francisco López/Oriol Mena (South Racing Can-Am Maverick X3 T3) 9h29m45s
7º Pau Navarro/Michael Metge (Can-Am Maverick XRS Turbo T4) 9h33m50s
8º Gerard Farrés/Diego Ortego (Can-Am Factory South Racing Maverick T4) 9h35m12s
9º Mathieu Serradori/Loic Minaudier (Zephyr T3) 9h40m22s
10º Isidre Esteve Pujol/José-Maria Villalobos (Toyota Hilux T1+) 9h44m42s
FOTOS ASO/DPPI F. Le Floch