Moto “portuguesa” estreia-se no Lisboa-Dakar

Por a 7 Novembro 2007 14:59

Depois dos jipes da UMM, é agora a vez de uma moto portuguesa fazer a sua estreia no Lisboa-Dakar do próximo ano, num projecto inédito desenvolvido em parceria com o Centro de Tecnologia Mecânica e Automação (TEMA) da Universidade de Aveiro.

A ideia, essa partiu de Pedro Oliveira, que entendeu que a experiência adquirida na última edição do Dakar, onde se estreou com um abandono, deveria ser aproveitada para evoluir a sua Yamaha WR 450, tornando-a mais fiável e mais adaptada às características da maratona africana.

Juntamente com o seu sócio, Elísio Paulo Azevedo, iniciou então uma feliz parceria com a Universidade de Aveiro para a concepção da que é hoje Dakar Teck, cujo primeiro exemplar ficou concluído na última semana.

Da moto original, a Yamaha WR 450, apenas se aproveitou o motor e o braço oscilante onde engata a roda traseira, sendo tudo o resto projectado de raiz, numa verdadeira obra de artesão. O resultado é uma moto mais estreia que a original, com menor centro de gravidade e, sobretudo, bem mais fiável que a de fábrica, muito por culpa do seu revolucionário sistema de refrigeração do motor, precisamente o motivo que esteve na base do abandono do motard que defendia as cores da Bianchi Prata Competições. A partir de agora, e durante um mês, a Dakar Teck vai ser testada exaustivamente no terreno, estando agendados cinco dias em Marrocos.

Para o seu primeiro grande teste, a equipa inscreveu dois pilotos no Lisboa-Dakar, juntando-se o estreante Fernando Ferreira, este ano Vice-Campeão Nacional de Enduro T1, ao repetente Pedro Oliveira na defesa das cores do Dakar Teck Adventure Team.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado