Motards lusos estreiam-se no África Eco Race: “O objectivo é chegar a Dakar”

Por a 26 Junho 2014 15:20

Decorreu ontem a apresentação oficial da sexta edição do Africa Eco Race. Com o local de partida ainda por definir, que poderá sem em Portugal, a prova terá início dia 28 de dezembro, com final agendado para 11 de janeiro de 2014, como habitual, em Dakar. Para além da participação de Elisabete Jacinto nos Camiões, aos comandos de um MAN, Portugal tem garantidos dois representantes nas motos, Pedro Ribeiro e Sérgio Castro. Ligados às áreas da tecnologia e engenharia, Pedro e Sérgio são pilotos amadores que se irão estrear numa prova exigente como o Africa Eco Race. Aproveitamos a ocasião para estar à conversa com eles e saber um pouco da sua história…

Porquê a opção pelo Africa Eco Race, contem-nos como começa esta história…

Pedro Ribeiro: Nós como amantes das motos tínhamos o sonho de fazer uma prova deste género, correr África e chegar a Dakar. O Sérgio foi o pioneiro da ideia e no início deste ano apresentou-me o projecto, ao qual aderi rapidamente. E o objectivo é mesmo esse, realizar um sonho com o objetivo final de chegar a Dakar.

Sérgio Castro: Obviamente é partir para a aventura e tentar ver ao que dá, vamos com as peças carregadas, com as motas cheias de gasolina e nós cheios de vontade de chegar ao fim, basicamente é isso, depois a classificação em que ficarmos, logo se vê. Primeiro vamos ver o que é que se vai fazer lá, um dia de cada vez…

Vocês não têm experiência em termos profissionais?

SC: Não, não. Nós trabalhamos muito noutra área, não temos experiência de competição, mas temos experiência de andar de moto, vamos tentar fazer uma prova em que consigamos chegar ao nosso objectivo, mas também não podemos andar muito nas ‘calmas’ porque temos que chegar ainda de dia ao bivouac, ou pelo menos a tempo de partir para a etapa seguinte. Mas o objectivo é esse.

Quais são as vossas áreas de formação, trabalham em quê concretamente?

SC: Basicamente eu tenho uma empresa de tecnologia…

PR: Eu trabalho numa multinacional na área das engenharias. Estou ligado á engenharia, se calhar um pouco mais ligado às motos, mas algo um bocado distinto.

E em relação à preparação, fizeram ou vão fazer preparação específica para esta prova?

SC: Sim, nós estamos desde o início do ano a fazer alguma preparação física, treinamos o corpo para ter resistência para as temperaturas e para o esforço físico que vamos enfrentar. Estamos também preparados a nível monetário, que é preciso, obviamente, muitos apoios para tentar cumprir este objetivo e tentarmos conseguir chegar ao fim. Outra coisa também muito importante, vamos doar dinheiro a uma instituição, que apoia menores, por cada quilómetro que se faça em competição, e nós vamos conseguir doar alguma coisa. Parte dos apoios que nos vão dar são também para essa instituição. Uma parte social que também temos nesta aventura…

Podes revelar qual a instituição?

SC: Não, para já preferia não o fazer.

Em relação à preparação das motos, foi feita por quem?

SC: Foi feita por mecânicos experientes, pois temos uma equipa de mecânicos muito forte para nos tratar de cada um das motos. Somos amadores na parte da pilotagem e não quisemos que a parte amadora também se estendesse à mecânica da moto. Aí realmente investimos algum dinheiro, algum tempo, na preparação da moto, para que vá o mais fiável possível para a prova. Já que contamos com tantos contratempos, que não queremos mais vindos da mecânica…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado