Morocco Desert Challenge: Maria Luís Gameiro vence entre as Senhoras e termina no 5º lugar à geral

Maria Luís Gameiro fez hoje história no Morocco Desert Challenge. A piloto do Team Motivo JCB fez uma grande prova, vencendo a Taça das Senhoras e assegurando o quinto lugar à geral. Um resultado muito bom numa prova dura, recheada de desafios, que a equipa conseguiu sempre transpor, ainda para mais tendo em conta que este era apenas um teste para a dupla, com vista ao treino nas dunas.
Foram oito dias em grande para Maria Luís e a sua navegadora, Rosa Romero. Oito etapas muito exigentes, cada uma delas com vários tipos de terreno e sempre com a navegação a ser fulcral para um bom resultado. Foram também oito tiradas onde Maria Luís esteve sempre entre os mais rápidos.





As duas primeiras foram feitas com um ritmo cauteloso, sem arriscar muito. A exigência dos troços também pesou nos resultados da Etapa 1 (14ª) e da Etapa 2 (21ª). Mas veio o terceiro dia e tudo mudou. O segundo lugar conquistado catapultou a dupla 100% feminina do Mini T1+ para o top 10. E nem o 14.º posto na etapa 4, a maior desta prova, tirou a dupla do Team Motivo JCB dos dez primeiros. As etapas 5 e 6 deram 11º e 12º lugar, respetivamente, mas a 7.ª tirada da prova permitiu mais um resultado brilhante. O sexto tempo conquistado, permitiu a subida ao quinto da geral dos carros. A tarefa de hoje era, “apenas” manter o lugar conquistado… e fazer a festa.
No final da prova, a piloto de Cascais não escondia o contentamento por terminar com um resultado tão positivo: “Estou tão, mas tão feliz com este resultado! Trabalho sempre para chegar aos primeiros lugares, mas sabia que a concorrência era forte e que a prova seria muito desafiante. Mas com muito trabalho, meu, da Rosa, com quem adorei fazer este rali, e da equipa, sempre inexcedível, conseguimos este espetacular quinto lugar nos carros. Não estávamos focadas na classificação. Estivemos esta semana em Marrocos a testar, a aprender. A verdade é que o resultado final foi muito além do que alguma vez imaginei. A nossa gestão foi perfeita, a Rosa fez um trabalho fantástico na navegação e eu estou cada vez mais à vontade no Mini e com este tipo de terreno. Este quinto lugar e a vitória entre as senhoras são dedicados à minha equipa, a toda a minha família e amigos que me acompanham e a todas as mulheres que diariamente se superam e mostram toda a sua raça. Não podia estar mais orgulhosa desta prestação e 2025 está a ser um ano espetacular. Mal posso esperar pela próxima prova!”
Fazendo o ‘filme’ da prova, na primeira especial conseguiram um 14º posto: “Foi apenas o prólogo, 85 km contra o relógio e, como tal, sem necessidade de arriscar. Assumimos de início uma toada defensiva. Sem correr riscos. Apesar de serem os primeiros quilómetros, já enfrentamos alguns desafios, especialmente na navegação, numa amostra do quão dura pode ser esta prova. Para já, está tudo dentro do planeado. Estou muito entusiasmada por estar de regresso ao meu Mini T1 + e com esta nova parceria com a Rosa. Sabemos que ainda precisamos de algum tempo para a adaptação ser completa, mas o primeiro feeling não podia ser melhor.”, disse no final do 1º dia.
No dia seguinte, Maria Luís Gameiro cimentou o seu lugar no top 20 com 21º tempo da etapa 2: “foi o primeiro dia a doer, enfrentamos uma etapa muito variada, com desafios diferentes. Tivemos de negociar zonas mais técnicas, e secções mais rápidas. Furámos por duas vezes, mas nem isso nos tirou o ânimo e a verdade é que me diverti bastante. Foi também uma etapa trabalhosa para a Rosa, mas conseguimos responder a tudo de forma muito positiva. Estamos confortavelmente no top 20 numa prova que é assumidamente um treino. Esta descontração também nos é favorável. Estamos a desfrutar!”
Na 3ª Etapa, fizeram o segundo tempo nos automóveis, terceiro melhor tempo à geral: “Um dia fantástico! Este segundo lugar é muito saboroso. Foi um dia também recheado de desafios, mas consegui ser sempre rápida e a Rosa fez um trabalho maravilhoso, com uma navegação de grande nível, que nos permitiu concluir esta etapa com o segundo tempo! Com este resultado, subimos ao nono lugar da geral dos carros e o top 3 não está assim tão longe. Hoje é dia de sorrir e festejar este excelente resultado.”
Na 4ª Etapa, com muitas armadilhas na navegação e algumas zonas mais traiçoeiras, a dupla do Team Motivo JCB teve de encontrar soluções para a navegação, que acabou por ficar dificultada pela posição na estrada, conseguindo um 14.º tempo: “foi um dia muito duro. Sabíamos que iríamos encontrar muitos desafios nesta longa etapa de mais de 500 km e isso acabou por nos fazer perder tempo. A posição na estrada não nos favoreceu e acabamos por falhar um Way Point. A partir daí, ficamos no pó dos adversários e perdemos muito tempo. O 14.º tempo nesta etapa acaba por ser um mal menor. Mas estou muito feliz com o que temos feito até agora, temos apresentado um nível ótimo, estou cada vez mais confortável no carro e a nossa progressão tem sido clara a cada etapa”
Na 5ª Etapa, perderam algum tempo na sequência de um acidente: “Quinta etapa concluída… apesar de tudo! Depois das dificuldades de ontem, conseguimos ter um ritmo mais forte hoje. Contudo, não consegui evitar um acidente que me fez perder muito tempo, mas que felizmente acabou por não ter consequências de maior no carro. Continuámos em prova e isso é o mais importante. A partir de agora, as etapas vão gradualmente diminuído de extensão e, por isso, dão menos oportunidades de ganhar tempo. Todavia, como se viu hoje, tudo pode acontecer e sabemos que podemos ser surpreendidas num ápice. Mas tanto eu como a Rosa estamos focadas em manter o nível e tentar sempre o melhor possível. No geral, a prova tem-nos corrido muito bem e temos de aproveitar para conseguir terminar e fazer mais e mais quilómetros. Essa é a nossa verdadeira meta. A equipa tem feito também um trabalho estupendo e Mini está muito competitivo e confortável de pilotar.”
Na etapa 6, Maria Luís Gameiro conseguiu o 11.º tempo, ficando somente a 21 segundos do top 10: “foi um dia muito curto, com apenas 187 km contra-relógio. As pequenas diferenças nos tempos refletem bem os poucos quilómetros percorridos hoje, em comparação com os dias anteriores. Voltamos a ser muito competitivas e na zona mais dura do troço, fomos eficientes, sem perder muito tempo. Não arriscamos em demasia, fruto das lições que aprendi no Dakar e o resultado foi um muito positivo 11.º tempo, que nos permite manter o nono da geral, isto apesar de nos termos perdido. Estou muito contente com o que temos conseguido fazer nesta prova, aliando velocidade a regularidade. A equipa tem feito um trabalho excelente e os nossos resultados são reflexo disso. Se olharmos para a geral, o top 5 não está assim tão longe. Sabemos que subir na geral não vai ser fácil. No entanto, estou extremamente satisfeita e orgulhosa do que temos feito até agora.”
Na 7ª Etapa deram um grande salto na classificação e está agora na quinta posição na geral dos carros, depois de mais uma etapa de grande nível. Com apenas mais um dia de prova pela frente e com mais de 30 minutos de vantagem para o sexto classificado, a piloto lusa tinha o top 5 praticamente garantido: “Que dia fantástico! Esta etapa correu-nos muito bem e não podia estar mais feliz! Foi um dia desafiante, com muitas dunas e tivemos de ser inteligentes na nossa abordagem. Mas o ‘curso intensivo’ que tirei no Dakar, permitiu-me encarar este dia com confiança e o resultado foi excelente”.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Parabéns, o melhor ainda está para vir…