Miguel Barbosa vence em Portalegre
Depois de alguns anos de domínio de grandes nomes do automobilismo mundial, a Baja de Portalegre voltou aos velhos tempos, com os pilotos portugueses a dar cartas. Miguel Barbosa fechou o ano em beleza e repetiu as vitórias anteriormente conseguidas nesta prova, em 2002 e 2003, desta feita em BMW X5, impondo-se a Rui Sousa e João Ramos. Filipe Campos, na estreia ao volante do Proto Dessoude abandonou muito cedo com problemas de caixa, e nada pode fazer para que Barbosa o alcançasse em números de vitórias em Portalegre.
Com todos os títulos já decididos os pilotos portugueses, sem pressões, entregaram-se à luta pela vitória, e com as mudanças de viatura de alguns dos principais favoritos, estavam reunidas as condições para uma boa corrida.
O segundo dia de prova acabou por ser decisivo, pois apesar de dois furos, Miguel Barbosa, reconquistou a liderança de tarde, pois aí foi a vez de Boris Gadasin furar, ele que até aí tinha sido o único que tinha dado alguma luta a Barbosa, que depois se limitou a gerir o andamento, confirmando o seu terceiro sucesso em Portalegre e o sexto em oito possíveis na presente temporada.
Sousa e Ramos no pódio
Bem mais animada foi a discussão pelos dois restantes lugares do pódio, numa luta que opôs o Proto D-Max de Rui Sousa ao Toyota RAV4 de João Ramos. Separados por 13 segundos ao cabo da segunda etapa, os dois pilotos acabaram por adoptar tácticas bem diferentes no último dia, com o piloto da Prolama a atacar forte nos primeiros quilómetros, vindo mesmo a ganhar o sector, enquanto o seu adversário preferiu jogar pelo seguro, abdicando de atacar o segundo lugar.
Pelo caminho ficaram nomes como Josef Sykora (diferencial), Pedro Grancha (roda arrancada), Américo Santos (sobreaquecimento), Miroslav Zapletal (despiste), Nelson Clemente (semi-eixo), Filipe Campos (caixa), António Mendes e José Gameiro (motor), Paulo Marques, José Mendes e Gonçalo Araújo (transmissão), Nuno Inocêncio (arrancou uma roda); Pedro Gameiro, (partiu a caixa da Pick Up) ou ainda Edgar Condenso (partiu a transmissão).
Face a esta hecatombe, sobrou espaço para Luís Costa recuperar de décimo até quarto da geral, batendo o solista Ricardo Leal dos Santos por escassos seis segundos de diferença.
Ao nível do Agrupamento T2, António Bayona foi a estrela da companhia, levando o Pajero DiD à vitória na categoria, na frente do qatar Hamad Al-Thani, já coroado vencedor ao nível da Taça FIA de Bajas, e do algarvio Paulo Martins, o melhor entre os concorrentes ao Challenge Nissan.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI