MEMÓRIA: A Juventude costuma ser experimentalista


A história de Winfried Philippe Adalbert Karl Kottulinsky, conde de Kottulinsky e barão de Kottulin, começou em 1953, aos 21 anos de idade, quando este filho de Munique emigrou para a Suécia – ao volante da sua scooter, com todos os pertences dentro de uma mochila e sem falar qualquer palavra da língua do país que o acolheu – com o propósito de tornar-se aprendiz de mecânico.

A primeira corrida de Freddy, como passou a ser conhecido, foi em 1959, ao volante de um MG A, dando o pontapé de saída para uma carreira na velocidade que teve como apogeu o título sueco de Fórmula 3, em 1966, e o Europeu de Fórmula Super V, em 1974, já com 42 anos. Foi adversário de Ronnie Peterson nas fórmulas promocionais escandinavas e colega de Öve Andersson no Europeu de Turismo.

Apesar da sua idade avançada, participou nos Europeus de F3 e F2, chegando mesmo a vencer a Eifelrennen, prova extra-campeonato disputada no Nurburgring. Mas nesta altura Kottulinsky era mais famoso como preparador de motores da marca BMW, que eram usados tanto em monolugares como em carros de turismo. Foi este talento que chamou a atenção da Audi em 1979, que o contratou para desenvolver o 80 GLE, carro que Kottulinsky levou a umsétimo lugar à geral no Rali de Portugal de 1979. A contragosto, aceitou participar no recém-criado Paris-Dakar no ano seguinte, num VW Iltis, um veículo militar de todo-o-terreno. Em vez de levar uma tenda e mantimentos, Kottulinsky transportava consigo peças sobressalentes, que lhe permitiram reparar avarias mais depressa, dando-lhe a vantagem suficiente para vencer a prova africana. O sistema de tracção integral do Iltis serviu como base para o Audi

Quattro.

Com a sua experiência no deserto, Freddy Kottulinsky passou a treinar os pilotos de serviço da Audi, treino que deu origem à Audi Driving Safety Lessons (hoje Audi Driving Experience), onde trabalhou durante 25 anos, ensinando empregados e clientes da marca alemã a forma correcta de empregar a tracção integral para conduzir de modo mais seguro.

Ativar notificações? Sim Não, obrigado