Lisboa-Dakar pode ser cancelado
A questão hoje levantada pelo governo francês relativamente à falta de segurança do Lisboa-Dakar no que à passagem pela Mauritânia diz respeito está a levantar grande celeuma. De acordo com o que foi possível apurar pelo AutoSport, os mais altos responsáveis da ASO estiveram reunidos hoje à tarde no sentido de tentarem encontrar a melhor solução para o caso que agora se lhes depara, e o cancelamento da prova foi equacionado.
Étienne Lavigne rumou hoje de emergência para Paris num vôo particular de modo a reunir com o governo e serviços secretos franceses, para analisar a situação e inteirar-se dos novos elementos relativos a este assunto.
Entretanto, os rumores relativos ao que se poderá estar a passar, e que surgem um pouco por todo o lado, inclusivamente Espanha, chegam a mencionar grupos armados islamitas ligados à Al-Qaeda, que alegadamente se estão a dirigir para a zona onde passará a prova, com tudo isto a resultar numa declaração do governo francês a desincentivar fortemente a passagem dos seus cidadãos pela Mauritânia.
Obviamente, caso existam mesmo grupos armados, não serão só os cidadãos franceses que ficarão em risco mas sim toda a caravana do Dakar, e foi por isso que reuniu o gabinete de crise da ASO, que só amanhã deverá emitir um comunicado pronunciando-se sobre este assunto.
A exemplo do que já sucedeu há uns anos atrás, não é crível que a organização decida fazer nova ponte aérea, disputando somente as etapas de Portugal, Marrocos e Senegal. Uma das possibilidades que está em cima da mesa é o cancelamento da prova, mas essa será a medida mais drástica a tomar.
Caso optem pela supressão pura e simples das especiais que passam na Mauritânia, seria sempre um duro golpe na prova, já que, convém lembrar, a passagem pela Mauritânia inclui sete etapas e oito dias. É lá que o Dakar se “joga” quase sempre, pois a areia do deserto mauritano costuma definir quase por completo a prova.
Como se pode perceber, a ASO tem em mãos uma decisão dificílima, numa altura em que estamos apenas a um dia do começo da prova. Basta atentar nas palavras do porta-voz do governo francês, Laurent Wauquiez, para que se perceba bem o grave problema com que se depara a ASO:
«O governo francês desaconselha fortemente os seus cidadãos a rumar à Mauritânia, onde se incluem os participantes no Lisboa-Dakar 2008, já que sobre a prova pesam fortes ameaças islamitas. Este apelo é válido para todos os franceses, mesmo os que disputam ou acompanham a prova.»
«Como é evidente, o 30º Dakar, com os seus 2.500 concorrentes e acompanhantes, em muitas centenas de veículos, são alvos demasiado evidentes para as mílicias que se fazem transportar em pick-up com homens fortemente armados de metralhadoras.»
Primeira etapa encurtada
À margem de tudo isto, quase passou despercebido o facto da organização ter decidido encurtar a primeira etapa do Lisboa-Dakar, já que a chuva que se faz sentir à dois dias na zona de Lisboa alagou por completo grande parte do percurso da prova, com algumas ribeiras a transbordarem, tornando impossível suplantá-las.
Assim, o percurso foi revisto, pelo que convém os espectadores que pretendam deslocar-se para a zona de alcochete no sábado, tenham em conta a possibilidade de alguns dos parques de estacionamento previstos estarem demasiado enlameados para receberem grande número de veículos.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI