Lino Carapeta: “Não quisemos arriscar a quebra do motor…”
Bem instalados no 14º lugar da classificação geral e com perspectivas de recuperar algum tempo perdido, o Team Tanqueluz/Paredecar voltou a ter problemas na etapa de ontem, que ligou Al Qaryat a Idri na Líbia.
O colector de escape do Bowler Wildcat partiu-se, pouco antes de Lino Carapeta e Ricardo Cortiçadas encontrarem os primeiros cordões de dunas da prova.
“Não quisemos arriscar entrar nas dunas com este problema no carro. Para além do colector de escape, a válvula de descarga da pressão do turbo também ficou afectada, o que poderia danificar o motor. O problema surgiu ao quilómetro 190, numa especial com mais de quatrocentos e cinquenta quilómetros, e por isso optámos por fazer uma ligação até Idri, em andamento moderado, sempre a controlar a pressão do turbo”, afirmou Lino Carapeta.
Numa prova longa e exigente como o Rali da Tunísia, as surpresas espreitam constantemente os concorrentes. O Team Tanqueluz/Paredecar vai continuar em prova, mas sofrendo uma penalização de três horas, o que fará com que a equipa desça alguns lugares na classificação geral.
“Foi preferível penalizar e continuar em prova. Ao empenar, o colector de escape acabou por esmagar a válvula de descarga do turbo, e isso fazia com que se atingissem pressões altíssimas, o que iria dar graves problemas ao motor. O carro já está a ser preparado para estar pronto para a etapa de amanhã”, explicou Filipe Correia, o responsável técnico da Paredecar e director desportivo do Team Tanqueluz.
Para amanhã, Lino Carapeta e Ricardo Cortiçadas vão enfrentar uma etapa maratona com 426 Km, sem assistência no final, numa ligação entre Idri e Barquin, com regresso à mesma localidade na Líbia.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI