Leal dos Santos: “Fizemos o Dakar possível”

Por a 17 Janeiro 2009 17:53

Aos comandos de um BMW X5 o piloto inscrito pelo Pioneer Desert Team Delta Q teve uma participação marcada por diversos problemas mecânicos, mas demonstrou toda a sua rapidez, ao colocar-se por diversas vezes entre os dez mais rápidos, tendo terminado a etapa rainha da prova, disputada no deserto do Atacama, na 11ª posição.

À chegada, o piloto luso fez um pequeno balanço sobre esta edição do Dakar, primeira em solo sul-americano.

“A etapa de hoje foi apenas para cumprir calendário, já que as ultrapassagens eram impossíveis. Vim 200 e tal quilómetros atrás do buggy que partiu à minha frente. Cheguei a estar a menos de cinco metros, mas o piloto tinha também outros carros à frente e nunca me deixou passar”, salienta Ricardo Leal dos Santos, falando sobre a etapa de hoje.

A nível geral, Leal dos Santos demonstrou-se satisfeito por chegar, uma vez mais, ao final de uma prova duríssima como foi esta, ainda que os problemas mecânicos tenham impedido voos mais altos.

“Este foi o Dakar possível. Acaba por ser mais um Dakar terminado. Vamos em 85.000 quilómetros de competições internacionais terminadas e sem registar qualquer abandono. Num Dakar onde a infelizmente a mecânica não quis colaborar, a nossa estatística interna diz que estivemos fora do Dakar por sete vezes. Ficámos em sítios de onde era impossível sair ou com problemas mecânicos impossíveis de resolver, mas conseguimos ultrapassar sempre essas situações. Nós fizemos o que era possível e a nossa equipa também trabalhou muito bem. Agora, quando surgem avarias que os próprios técnicos da BMW, que passaram horas de volta do carro, não conseguem descobrir, tudo se torna muito mais complicado”, referiu.

“A juntar a isto, durante três dias ficámos sem assistência, porque chegávamos ao acampamento na hora de partir para a etapa seguinte. Só no dia de descanso foi possível colocar o carro em condições e aí mostrámos que era possível andar junto dos primeiros e fazer bons resultados. Creio que ficou claros que para o ano, sem os grandes problemas de que fomos vitimas e não estou a falar de pequenos problemas que acontecem a todos, poderemos estar a lutar por um lugar nos 10 ou 15 primeiros”, concluiu.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado