J. Megre: «Situação geográfica de Portugal é ideal para a Organização»
Numa altura em que se soube que, ao contrário do tinha sido anunciado na imprensa, o prolongamento do contrato para a partida do Dakar de Portugal ainda não está confirmado, saiba o que pensam algumas personalidades portuguesas directamente envolvidas com a prova.
Por parte do Governo, já foi mostrada total disponibilidade para continuar a apoiar, pois a importância da permanência da prova entre nós é um facto. Quanto à “velha raposa” José Megre, a sua visão é única, já que sabe bem que Portugal tem uma localização única e isso é um grande trunfo para o nosso país. Quanto a Carlos Sousa, sabe, pelo feed-back dos outros pilotos que a maioria adora a partida do nosso país. Assim, porquê mudar?
Questionámos Pedro Silva Pereira, Ministro da Presidência, José Megre, organizador e ex-piloto, e Carlos Sousa, piloto do Lagos Team. Saiba o que pensam.
Acredita que é possível vermos o Dakar continuar a partir de Portugal nos próximos anos?
Pedro Silva Pereira, Ministro da Presidência:
«Se bem se recordam, disse no arranque da última edição, em Lisboa, que o Dakar era um evento de extrema importância para o país, pelo que estaríamos sempre disponíveis para apoiar a continuidade desta prova em Portugal. Julgo que ninguém terá dúvidas que Lisboa elevou em muito a qualidade da sua partida, sendo a sua organização elogiada por todos, concorrentes incluídos. Assim, é muito natural que, surgindo essa hipótese, o Governo mostre a sua total disponibilidade para renovar o seu apoio e prolongar este contrato. Em todo o caso, a decisão final não depende exclusivamente de nós, mas principalmente da organização francesa.»
José Megre, Organizador e ex-piloto:
«Acho que sim, tendo em conta que a situação geográfica de Portugal é efectivamente a ideal para a Organização, já que por um lado reduz substancialmente as ligações dos primeiros dias e, por outro, tem a possibilidade de oferecer verdadeiros troços cronometrados ainda antes da chegada a África. Além do mais, não estou a ver, nem a curto, nem a médio prazo, alternativas válidas ao actual traçado. É verdade que a entrada poderia ser pela Líbia, Argélia ou Tunísia, mas depois não haveria seguimento para atravessar o Sahara e regressar ao famoso Ténéré, como se fez até 1992, por força da instabilidade que continua a existir no Norte de África, particularmente no Níger, Sudão e até mesmo no Egipto. Assim, restam Marrocos e a Mauritânia, o que joga bastante a favor de Portugal.»
Carlos Sousa, piloto do Lagos Team:
«Devido ao nível organizativo que Portugal tem demonstrado, não me admirava nada que a A.S.O. escolhesse novamente o nosso país em edições futuras. Pessoalmente, entendo que a João Lagos Sports tem feito um trabalho irrepreensível e que tem sido elogiado por todos. Os pilotos são os primeiros a reconhecer isso mesmo, ficando positivamente surpreendidos pela adesão do público, pelo que não vejo porque razão isso não poderia acontecer novamente. Como é sabido, já estive em várias partidas do Dakar nos últimos anos e, sem qualquer tipo de nacionalismo, confesso que nunca vi nada tão bem feito como aqui.»
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI