Hélder Rodrigues brilhou, Nelson Caxias ganhou
Nelson Caxias em Can-Am foi o grande vencedor da Baja TT Montes Alentejanos jornada de abertura do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.
Beja voltou a receber com excelentes condições a prova de arranque da temporada de 2022 do CNTT. Com organização do CPKA e de regresso ao traçado inicial depois de em 2021 a pandemia ter forçado um percurso de recurso, tudo se conjugou para uma excelente competição que reuniu mais de 120 concorrentes. Um programa que, todavia, e em virtude da elevada participação teve de ser amputado do prólogo e de 30 kms no SS de sábado.
Nelson Caxias em Can-Am foi o mais rápido a percorrer os 118 quilómetros cronometrados da etapa inaugural da Baja TT Montes Alentejanos depois de ter sido Lourenço Rosa a averbar os melhores tempos ao longo de quase toda a etapa. Nelson Caxias conclui o setor seletivo com uma vantagem de 4,3s para o francês Fabrice Rousseau que, ao km 100, estava empatado com o futuro vencedor da etapa. Lourenço Rosa, com Joaquim Dias a seu lado, terminou na 3ª posição a 32,7s.No mesmo minuto que o vencedor da etapa terminaram mais três pilotos o que prometia uma luta muito intensa para a segunda fase da corrida. João Monteiro, acompanhado por Nuno Morais, terminou a 37,4s, a dupla Luís Cidade/Pedro Mendonça a 46,7s e o belga Sebastian Guyette a 54,3.Completavam o Top 10 totalmente dominado por viaturas Can-Am, Pedro Ferreira navegado por Carlos Mendes, Pedro Santinho Mendes e Hélder Rodrigues, ambos a solo e a dupla campeã nacional Roberto Borrego/Nuno Abrantes.
No segundo dia de corrida os concorrentes tiveram pela frente um Setor Seletivo de 155 quilómetros.
Nélson Caxias, foi o grande vencedor depois de terem sido vários os pilotos a passar pela liderança.
Este segundo dia de prova viu o ex-campeão do mundo Helder Rodrigues e o belga Sebastian Guyette terminarem inicialmente à sua frente, mas penalizações retiram-nos dessas posições. Segundo lugar para João Monteiro que acompanhado de Nuno Morais terminou a 52,8s do piloto da Caixiauto.
Apesar de uma penalização de 2 minutos a derradeira posição de pódio ainda pertenceu ao belga Sebastien Guyette, que venceu entre os veteranos.Num Top 10 integralmente dominado por viaturas Can-Am, Pedro Santinho Mendes e a dupla campeã nacional Roberto Borrego/Nuno Abrantes (Can-Am) ocuparam as posições seguintes.2º após a primeira etapa o francês Fabrice Rousseau perdeu quatro posições no segundo dia e terminou em 6º lugar.Com um ritmo cada vez mais próximo dos pilotos mais rápido o ex-piloto auto Pedro Ferreira terminou em 7º lugar.
Oitava posição para Luís Cidade que perdeu 3 lugares do primeiro para o segundo dia de corrida. A fechar o Top 10 terminaram Sérgio Batista 2º dos veteranos e Gonçalo Guerreiro que era um dos favoritos para esta prova.Muito atrasado no primeiro dia conseguiu ser o mais rápido nos 158 km de SS2, apesar das inúmeras ultrapassagens que teve de fazer, tendo recuperou 33 posições desde a paragem forçada até ao final da corrida.Mau grado a penalização Hélder Rodrigues confirmou estar já em condições de lutar pelas vitórias.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI