Festa do TT é de novo em Fronteira
A Vila de Fronteira vai engalanar-se pela décima vez para as míticas 24 Horas TT Vodafone, onde, como habitualmente, pilotos e máquinas vão proporcionar lutas bastante interessantes, especialmente as que se aguardam entre os melhores pilotos nacionais e a nata europeia dos especialistas de TT em pista fechada. O esperado duelo “luso – francês” , pode muito bem ter este ano uma forte interferência da equipa da Letã no competitivo Oscar 03.
Já lá vão dez anos desde que a Vila de Fronteira abraçou e dinamizou o projecto de se realizar uma prova de Todo-o-Terreno num circuito de terra fechado, com regras parecidas às de qualquer autódromo nacional ou internacional.
A adesão das equipas foi bastante interessante logo nos primeiros anos, aumentando nas edições seguintes, ao ponto dos organizadores terem mesmo efectuado duas outras corridas de seis e três horas, para tentar satisfazer os pedidos insistentes de quem, por exemplo, tentava no defeso, preparar uma nova temporada de TT.
Mas a realidade é que a prova que ficou sempre como referência, foi a das 24 horas, por duas razões principais: Primeiro, pelas suas características de resistência, apelando à fiabilidade das máquinas e à preparação física das equipas; Depois – não menos importante – pelo ambiente criado à volta do Terródromo de Fronteira, uma verdadeira festa popular, que se estende com frequência pelas boxes das equipas mais amadoras, para as quais a participação é realmente mais importante do que o resultado final.
Após várias edições de domínio absoluto das cores nacionais – quer através da participação de equipas oficiais com “vedetas contratadas”, quer por intermédio de sólidas e equilibradas formações privadas – com os estrangeiros a tardarem em conseguir um compromisso fiabilidade/perfomance, o pódio tem “falado preferencialmente francês” nos últimos três anos, mas as características da prova fazem-nos pensar que tudo pode (novamente) acontecer…
Estas verdadeiras “invasões francesas”, não retiraram contudo a vontade de participação nacional na grande corrida de Fronteira; como habitualmente, a Lista de Inscritos estende-se até ao limite de capacidade da pista, que também sofreu, ao longo da recente década, modificações e adaptações estruturais de grande monta, de forma a permitir que a verdade desportiva não seja colocada em causa, por razões que se prendam, por exemplo, pelas variações das condições atmosféricas, bem frequentes nesta época do ano.
Para a prova deste ano, poderão verificar que existirão algumas alterações no traçado – que ainda assim mantém praticamente inalterados os seus 17 km de extensão – nomeadamente na recta da meta e no conhecido “miolo”, isto para além de outros detalhes que, por serem isso mesmo, não dificultarão com certeza a progressão das equipas, em busca de uma sempre desejada boa classificação final.
Em termos de participações, destaque para as formações provenientes de França, com o Clio V6 “Monce” de Mário e Alexandre Andrade, Gérard Monce e Stephane Barbry – vencedores em 2004 – e os Buggy Fouquet de Yves Morize, Letang e Lansac – os melhores no ano passado, e ainda o “Oscar O3” da equipa Riga liderada por Andris Dambis. A “oposição” nacional, à hora a que fazemos esta apresentação conta já com algumas equipas de ponta, como a que tripulará o Toyota RAV 4 “semi-oficial” (João Ramos, António Coimbra, Pedro Matos Chaves e João Barbosa) a que estará aos comandos da Izuzu Rodeo da Prolama, com Rui Sousa, Edgar Condenso e Henrique Marques ou ainda a Nissan PickUp Navara da Motivo, com José e Pedro Gameiro, acompanhados por Manuel Russo e Pedro Grancha… entre outros.
Participação de destacar ainda por parte da Mazda, com três carros, dois dos modelos BT 50 e uma MPS Proto, que terão nas suas fileiras” nomes importantes do TT Nacional, como Santos Godinho ou Lígia Albuquerque. Mas a lista está longe de se apresentar concluída!
Uma lista que já conta com cerca de setenta equipas inscritas, o que representa a garantia de um excelente espectáculo na fantástica pista da Vila de Fronteira.
ACP
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI