Europeu de Bajas prossegue na Grécia: João Ferreira marca presença
Realiza-se na próxima semana a Baja Grécia, evento que se juntou à Taça da Europa FIA de Bajas Cross-Country em 2022 e ocupa agora o seu lugar, em detrimento da Baja de Itália, como segunda ronda da Taça do Mundo FIA de Baja. Disputa-se de 23 a 25 de maio.
João Ferreira/Filipe Palmeiro (Can-Am Maverick X3) marcam presença numa prova com um lote de 20 carros que inclui quatro veículos na categoria Ultimate e oito nos Challenger e SSV.
Uma das mais longas e exigentes Bajas da Europa, o evento atingirá uma altitude de 1.900 metros na zona montanhosa de Vitsi, na Macedónia Ocidental, utilizando pistas sinuosas de montanha, densas florestas de faias e estradas rápidas num planalto.
Com os novos regulamentos a atribuírem um coeficiente a cada categoria – dependendo do número de inscrições recebidas – os pilotos das populares categorias Challenger e SSV têm excelentes hipóteses de lutar pelas honras no campeonato geral.
João Dias e Fernando Alvarez estão atualmente empatados com 40 pontos cada, tendo liderado os corredores registados na FIA World Baja Cup nas respetivas categorias Challenger e SSV na primeira ronda na Arábia Saudita.
Yazeed Al-Rajhi e João Ferreira terminaram em primeiro e segundo lugar na geral em Ha’il e lideraram a classificação na categoria Ultimate, mas estão em terceiro e igual quarto lugar no Campeonato de Pilotos, com Ferreira a empatar por 33 pontos com Diego Martinez e Alexander Toril.
A South Racing Can-Am Team lidera a Overdrive Racing por sete pontos no Campeonato de Equipas. A Santag Racing é terceira e a X-Raid Mini JCW Team e a Escuderia JMP Team estão empatadas em quarto.
Al-Rajhi (Toyota Hilux Overdrive) enfrenta na Grécia a concorrência do veterano checo Miroslav Zapletal (Ford F-150) e dos colegas pilotos da Toyota Magdalene Zajac e Akira Miura. O japonês tem sido um rosto regular no Rali Dakar desde 2007 e venceu a classe T2 (agora Stock) em 2018, 2021 e 2022 com a Toyota Auto Body Team antes de se juntar à Overdrive Racing para esta incursão no mundo dos eventos europeus.
Ferreira mudou da categoria Ultimate para correr com um Can-Am Factory Team Maverick X3 no norte da Grécia. O piloto enfrenta a forte concorrência de um OT3 da G Rally Team nas mãos de Ghislain de Mévius, de Diego Martinez da South Racing Can-Am Team, do espanhol Eduardo Pons (Taurus T3 Max) e do privado dos Emirados Árabes Unidos Khalid Al-Jafla (Can-Am) na luta pelos pontos do campeonato. Lionel Baud e Adam Kus não estão inscritos na Taça do Mundo FIA de Baja com os seus OT3 e o piloto do Taurus Csaba Miklos também não.
O espanhol Fernando Alvarez lidera os SSV no seu Can-Am da South Racing. Enfrenta a concorrência do Polaris de Luis Henderson, Amerigo Ventura (Yamaha) da Quaddy Racing e um par de Can-Ams da Escuderia JMP Racing Team nas mãos de Alexander e Miguel Toril. O veterano francês Claude Fournier e o saudita Ibrahim Al-Muhanna também estão inscritos para pontuar nos seus Can-Ams.
O evento é organizado pelo Attica Motorsport Club, em conjunto com o Greek Automobile Club West Attica e o Ministério da Cultura e do Desporto da Grécia e tem como base a cidade macedónia ocidental de Argos Orestiko, no norte do país. Os concorrentes irão enfrentar um prólogo de 6,08 km na quinta-feira (23 de maio) e depois dois exigentes troços seletivos de 324,68 km e 229,16 km na sexta-feira e no sábado.
A especial da Mesopotâmia de sexta-feira será composta por duas passagens por um troço de 162,34 km – o mais longo de sempre na Grécia – com duas passagens pelos 114,58 km de Mavrokampos a constituírem o último dia de ação. Num percurso de 817,36 km, 559,92 km serão cronometrados.
O evento também utilizará, pela primeira vez, o novo roadbook digital “Iris” e o tradicional sistema de segurança GPS ComBox.
HORÁRIO
Quinta-feira, 23 de maio
Prólogo 17.04hrs
Cerimónia de partida, Praça Argos Orestiko a partir das 20.30hrs
Sexta-feira, 24 de maio
SS1 (Mesopotâmia I – 162,34 km) 07h56 – primeira viatura
SS2 (Mesopotâmia II – 162,34km) 14:34hrs – primeira viatura
Sábado, 25 de maio
SS3 (Mavrokampos I – 114,58km) 08h17 – primeiro carro
SS4 (Mavrokampos II – 114,58km) 14.15hrs – primeiro carro
Conferência de imprensa pós-evento, Praça Argos Orestiko 20h30
Cerimónia do pódio, Praça Argos Orestiko 21.15hrs
Principais inscritos
Yazeed Al-Rajhi (SAU)/Timo Gottschalk (DEU) Toyota Hilux Overdrive
Miroslav Zapletal (CZE)/Marek Sykora (SVK) Ford F-150 Evo
Magdalena Zajac (POL)/Marcin Pasek (POL) Toyota Hilux
- Akira Miura (JPN)/Jean-Michel Polato (FRA) Toyota Hilux Overdrive
- João Ferreira (PRT)/Filipe Palmeiro (PRT) Can-Am Maverick X3
- Ghislain de Mévius (BEL)/Johan Jalet (BEL) G Rally Team OT3
- Khalid Al-Jafla (ARE)/Andrei Rudnitski (LTU) Can-Am Maverick X3
- Lionel Baud (FRA)/Lucie Baud (FRA) G Rally Team OT3*
- Eduardo Pons (ESP)/Jaume Betriu (ESP) Taurus T3 Max
- Csaba Miklos (HUN)/Alber Horn (HUN) Taurus T3 Max*
- Adam Kus (POL)/Marcin Pasek (POL) G Rally Team OT3*
- Diego Martinez (ARG)/Sergio Lafuente (URY) Can-Am Maverick X3
- Fernando Alvarez (ARG)/Xavier Panseri (FRA) Can-Am Maverick XRS Turbo RR
- Luis Henderson (URY)/Daniel Sposito (URY) Polaris RZR Pro R
- Amerigo Ventura (ITA)/Erika Mingozzi (ITA) Yamaha YXZ 1000R
- Alex Toril (ESP)/Pedro Lopez (ESP) Can-Am Maverick XRS Turbo RR
- Claude Fournier (FRA)/Serge Gounon (FRA) Can-Am Maverick XRS Turbo RR
- Miguel Toril (ESP)/Rosa Romero (ESP) Can-Am Maverick XRS Turbo RR
- Ibrahim Al-Muhana (SAU)/Faisal Al-Suwayh (SAU) Can-Am Maverick XRS Turbo RR
- Konstantin Cholakov (BGR)/Ivaylo Zhekov (BGR) Can-Am Maverick XRS Turbo RR*
*não inscrito no campeonato
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI