«É o fim do Dakar como o conhecemos hoje»
Afinal quem tinha razão era mesmo Carlos Sousa, que no anúncio que passa na TV refere que este ano o Dakar «é só camelos». Nem imaginava que o destino iria pregar uma partida a todos os envolvidos na prova: com o seu cancelamento, só mesmo os camelos irão embelezar a paisagem do deserto do Sahara. Toda a caravana do Dakar, rumará a casa!
Carlos Sousa já se referiu relativamente a este assunto e, em declarações ao AutoSport, referiu uma frase muito emblemática, que resume na perfeição todo este assunto: «É o fim do Dakar como o conhecemos hoje.»
E tem toda a razão, já que os problemas de segurança eram conhecidos de todos há anos, e agora as coisas não iriam ser muito diferentes, com mais ou menos ameaças. Elas sempre existiram! Contudo, o assassínio de quatro franceses há duas semanas na Mauritânia, despoletou toda esta situação e veio colocar nuvens negras sobre uma prova em que ninguém, e muito bem, quer arriscar e, depois, lamentar mais tragédias caso a prova continuasse. Agora, há que olhar em frente e Carlos Sousa avança mesmo com ideias:
«Não sei se isto será o fim do Dakar em África como todos o conhecemos! Será certamente o fim do percurso que tem vindo a ser utilizado nos últimos anos, com a passagem pela Mauritânia. Há que parar para pensar e quiçá optar por outras zonas, mesmo em África, que não ofereçam o mesmo tipo de problemas. Por exemplo, Angola, Namíbia, a África do Sul ou mesmo mudar de continente e rumar à América. Há que ir para países estáveis, onde não existem essas questões de segurança.»
«Alguma coisa se terá de fazer, já que estes problemas não são novidade, embora agora tenham ganho importância acrescida.»
«Os problemas não se esgotam com a anulação da prova, já que agora há que saber o que vai suceder com todos os investimentos que foram feitos, pois no Dakar tudo é pago à partida! Está tudo pago e este é um problema que não se coloca tanto com as equipas oficiais, mas mais com os amadores que investem tudo numa prova como esta. Serão estes os grandes prejudicados.»
«A Mitsubishi e a Volkswagen investem nesta prova cerca de 50 milhões de euros, e agora há que entrar num entendimento para reduzir o impacto negativo de toda esta situação, quiçá com a participação “em força” nas provas da Taça do Mundo. Algo terá de ser feito.»
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI