‘Dobradinha’ BRX Hunter no Rali de Marrocos, triunfo de Guerlain Chicherit
O BRX Hunter da Prodrive fez uma ‘dobradinha’ no Rali de Marrocos, com Guerlain Chicherit/Alex Winocq seguidos de perto por outra dupla da Bahrain Raid Xtreme, Orlando Terranova/Alex Haro. Depois de 1.575 quilómetros de ação ao cronómetro, ao longo de seis dias, esta é a primeira vez que um construtor faz um 1-2 num evento do novo Mundial de Todo o Terreno. Para a equipa Prodrive, este é o regresso aos triunfos ao mais alto nível, depois de tantos sucessos nos ralis, no passado, com a Subaru, bem como no Endurance.
Depois de muita luta e várias trocas de líder, Nasser Al Attiyah/Baumel (Toyota Hilux T1+) terminaram no pódio a 29m24s dos vencedores, com Yazeed Al Rajhi/Dirk Von Zitzewitz (Toyota Hilux T1+ Overdrive) em quarto a 41m31s
No quinto posto surgem Martin Prokop/Chytka (Ford Ranger) e logo a seguir o melhor do Mini, Kuba Przygonski/Armand Monleon (Buggy) já a mais de uma hora.
Lourenço Rosa/Pedro Bianchi Prata (Toyota Hilux T1+), dupla do novo BP Ultimate Adventure Team, terminou a prova na 12ª posição: ”o balanço é muito positivo. O Bianchi fez um excelente trabalho, estamos muito satisfeitos. Andámos quase sempre no meio do pelotão da frente. A equipa está em festa e estamos todos muito contentes. Agora é altura de começar a preparar o Dakar. Acho que o balanço é excelente e não podia estar mais feliz com este resultado”, salientou o piloto do BP Ultimate Adventure Team que participou nesta prova inserido na estrutura da Overdrive.
18º lugar final para Cristiano Batista e o português Pedro Santos (Can-Am Maverick X3/South Racing), Hélder Rodrigues, que teve a seu lado Gonçalo Reis, regressou às competições internacionais de TT tendo em vista uma próxima participação no Rally Dakar.
foram 36º aos comandos de um Can-Am inscrito pela South Racing. 48º lugar final para Paulo Oliveira/M. Guimarães (CRN Competition).
Mário Franco/Fui Franco (Yamaha)venceram a última etapa entre os T3 e terminaram em 59º depois de alguns problemas pelo meio da prova.
João Ferreira competiu esta semana na prova da Taça do Mundo de todo o Terreno, num Yamaha YXZ 1000R Rally Edition, o Side by Side da X-Raid Yamaha Racing Rally. O Campeão da Europa de Todo-o-Terreno participou inserido na categoria Open e teve a seu lado o navegador Filipe Palmeiro. A ideia era ‘testar’, aprender, ganhar experiência para o futuro
Paulo Rui Ferreira/David Monteiro (Yamaha YXZ 1000R Rally Edition) da equipa Yamaha Powered by X-Raid Team triunfaram na Categoria SSV Open: “acabei por ganhar a categoria Open. O balanço do rali não podia ser melhor. O carro é fabuloso, muito divertido e fácil de conduzir.”
Classificação
1º Chicherit/Winocq Prodrive Hunter.
2º Terranova/Haro. Prodrive Hunter +10m55s
3º Al Attiyah/Baumel Toyota +29m24s
4º Al Rajhi/Von Zitzewitz Toyota +41m31s
5º Prokop/Chytka Ford +1h00m37s
6º Przygonski/Monleon Buggy +1h04m04s
7º Esteve/Villalobos Toyota +1h52m03s
8º Quintero/Zenz T3 +1h 57m09s
9º Guitierrez/Moreno T3 +2h08m34s
12º Rosa/Bianchi Prata Toyota +2h26m15s