Daniel Patrocínio (ARC Sport) ‘explica’ o que muda num T1 para T1+…

Por a 28 Setembro 2022 13:29

Uma das questões que neste momento ‘assola’ mais a curiosidade dos adeptos é o que muda num carro da categoria T1 para T1+. os T1+ nasceram do desejo da FIA equilibrar os veículos de topo do Dakar. Entre outras alterações, os protótipos 4×4 passaram a ser equipados com rodas mais largas e mais altas, e ajustaram o seu curso de suspensão para os levar ao mesmo nível dos buggies 4X2.

Recorde-se que os novos T1+ (ou Plus), funcionam com pneus maiores – para contrariar os muitos furos que ocorrem nos T1 ‘normais’, com maior curso de suspensão e uma banda mais larga. Pneus de 37″ em jantes de 17″, substituíram os pneus de 32″ em jantes de 16″, com o curso da suspensão aumentado de 280mm para 350mm, e a largura da carroçaria aumentada de 2m para 2,3m, de modo a acomodar as rodas maiores.

Consequência: os carros não curvam tão bem, mas são bastante mais fáceis de pilotar.

Melhor que estas palavras, ouça Daniel Patrocínio, engenheiro da ARC Sport, que acompanha esse mesmo processo junto da X-Raid, que a exemplo da Toyota e do BRX Hunter, está a desenvolver o seu T1+:

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