Um Dakar para esquecer, e recordar…

Por a 18 Janeiro 2020 17:23

Por José Luís Abreu

Carlos Sainz venceu o seu terceiro Dakar, evento que ficará marcado na história por bons e maus motivos. Portugal perdeu um dos seus atletas mais distintos, Paulo Gonçalves, mas Paulo Fiúza foi ao pódio dos autos, batendo um recorde com 17 anos. A Honda regressou às vitórias nas Motos, a Kamaz voltou a vencer nos Camiões e Casey Currie triunfou nos SSV, categoria em que Bianchi Prata foi quarto.

Este Dakar pode ficar na história por vários motivos, infelizmente um deles demasiado triste até para ser recordado. A morte de Paulo Gonçalves irá ensombrar para sempre esta prova, numa edição do Dakar que para as cores portuguesas ficará marcada também pelo melhor resultado de sempre de um luso nos automóveis, com o terceiro lugar de Paulo Fiúza, navegador de Stéphane Peterhansel. Portugal já tinha dois segundos lugares nas motos, em 2013 e 2015, por intermédio de Rúben Faria e Paulo Gonçalves, mas nos autos pontificava ainda o quarto lugar de Carlos Sousa e Henri Magne de 2003, agora suplantado pelo navegador luso.

Este Dakar fica também para a história devido ao fim do domínio da KTM nas motos, com a Honda a vencer 30 anos depois da última vez que o tinha conseguido, por intermédio de Ricky Brabec.

Para Carlos Sainz, depois de ter vencido dois títulos mundiais de ralis, assegurou este ano o seu terceiro triunfo no Dakar, vitória que pode ainda revelar-se mais especial já que não é garantido o regresso de El Matador a estas lides. A poucos dias de completar 58 anos, o espanhol consegue mais um feito notável a sua excelente carreira, realizando uma corrida quase perfeita, contando para isso com a ajuda de Lucas Cruz, o seu fiel navegador.

Para a X-Raid, é o regresso aos triunfos, o quinto da Mini no Dakar, que já não sucedia desde 2015. Depois de vencer quatro vezes seguidas com o Mini All4 Racing, Sven Quandt mudou de conceito com o seu novo Buggy, mas não de veia ganhadora como ficou provado.

2010, 2018 e 2020. Carlos Sainz assegura a terceira vitória da sua carreira no Dakar, curiosamente, todas com carros diferentes (Volkswagen, Peugeot e agora Mini). O espanhol, que conquistou quatro vitórias em etapas pelo caminho, bateu Nasser Al-Attiyah por seis minutos após 5.000 km de corrida, com Stéphane Peterhansel e Paulo Fiúza a terminarem no lugar mais baixo do pódio.

As Mini e a Toyota colocaram quatro carros cada no top 10, sendo as duas restantes posições alcançadas por dois buggies.

Quanto aos portugueses das quatro rodas em prova, e para lá do pódio de Paulo Fiúza, Benediktas Vanagas e Filipe Palmeiro (Toyota) terminaram em 15º, depois de terem passado pelo top 10. Ricardo Porém e Manuel Porém ficaram pelo caminho na etapa 8 depois de já terem abandonado uma primeira vez antes do dia de descanso. Pedro Bianchi Prata teve uma grande estreia como navegador ao ficar à beira do pódio dos SSV, no quarto lugar, num Dakar em que navegou Conrad Rautenbach, ex-piloto de ralis. Bruno Sousa terminou em 26º dos Camiões, mas a missão dele não era o cronómetro, mas sim o apoio aos homens da South Racing.

Fez-se história

Como já destacámos, no que a Portugal diz respeito, fez-se história no Dakar, já que Paulo Fiúza tornou-se no primeiro português no pódio do Dakar, nos autos, melhorando o registo de Carlos Sousa em 2003, quando foi quarto classificado. Por outro lado, registe-se ainda o contributo de Rúben Faria e Hélder Rodrigues, ex-pilotos que estão inseridos na estrutura da Honda, que fez história nas motos, ao triunfar. É um grande feito para as cores portuguesas, num Dakar perfeitamente ensombrado pela morte de Paulo Gonçalves.

Para Paulo Fiúza, se o feito de Carlos Sousa em 2004 foi grande, com o quarto lugar obtido, o que Paulo Fiúza consegue neste Dakar é fantástico, pois há poucos eventos em que o navegador seja mais importante do que nesta grande maratona. A partir de agora, Fiúza passa a ser, nos autos, o português melhor classificado de sempre no Dakar, nas quatro rodas, claro…

El Matador

Carlos Sainz e Lucas Cruz venceram o seu terceiro Dakar fruto duma prova quase exemplar, consistente. Chegaram ao primeiro lugar na terceira etapa e já de lá não saíram. Tiveram dias menos bons, por exemplo na 8ª etapa em que se perderam, e tiveram alguma sorte do mesmo ter sucedido a Attiyah e Peterhansel. Venceram quatro etapas, e o triunfo na décima foi o momento chave da prova. A 10ª etapa foi interrompida ao Km 345, numa altura em que Stéphane Peterhansel (Mini Buggy) perdia 11m48s para Carlos Sainz e Nasser Al-Attiyah (Toyota), 17m46s, o que significava que a classificação geral, no que aos três primeiros diz respeito, ficou bem diferente dos 6m38s que separava os três concorrentes da frente no arranque desse dia.

A partir desse momento e numa altura em que Attiyah e Peterhansel tudo tinham que fazer para recuperar tempo a Sainz, o espanhol ficou com 18m10s de avanço para Nasser Al-Attiyah (Toyota), com Stéphane Peterhansel (Mini Buggy) 16s mais atrás do catari.

A duas etapas do fim, Carlos Sainz ganhou uma margem significativa, que lhe permitiu gerir os dois últimos dias sem grandes problemas, mesmo com os fortes ataques dos seus adversários.

Tendo em conta este difícil Dakar, é absolutamente notável que aos 57 anos, Carlos Sainz ainda tenha tido resiliência para levar de vencida a prova, ainda mais face a adversários do calibre de Nasser al Attiyah e Stéphane Peterhansel. Depois de várias provas em que a sorte não esteve do seu lado, com abandonos consecutivos, entre 2013 e 2017, o espanhol venceu a prova de 2018, voltou a ter problemas o ano passado com o Mini Buggy, e regressou este ano mais forte, ele e o Mini, vencendo novamente a prova.

Se os dois títulos mundiais de ralis são um grande feito, as agora três vitórias no Dakar não ficam atrás. Teve, como todos, alguns contratempos, mas soube fugir bem da maioria das armadilhas, venceu com todo o mérito, terminando com 6m21s de avanço para Attiyah, uma das menores diferenças de sempre da história do Dakar.

Yazeed al Rajhi (Toyota) termina o Dakar em quarto, naquela que é a sua melhor classificação de sempre na prova, um facto ainda mais saboroso para o saudita que ‘jogou’ em casa. Foi sétimo o ano passado sem antes nunca ter ficado no top 10, o que é notável sendo este apenas o seu sexto Dakar.

Giniel De Villiers (Toyota) termina a prova em quinto, posição a que só chegou nos últimos dias, depois duma prova sem grande brilho, mas suficientemente eficiente para um Top 5. Teve problemas logo a abrir a prova, reagiu na segunda etapa com uma vitória, mas foi fogo fátuo. Com oito pódios em 16 edições, este Dakar não fica entre os seus melhores momentos.

Orlando Terranova (Mini) tinha como objetivo repetir ou melhorar o quinto lugar de 2014, mas ‘ficou-se’ pelo sexto lugar que também conseguiu em 2017. Uma prova com muito altos e baixos, que não lhe correu nada bem na fase decisiva. Depois de ter sido terceiro na etapa 8, a nona correu-lhe mal perdeu tempo e a partir daí foi cedendo até perder o quinto lugar para de Villiers.

Bernhard Ten Brinke (Toyota), igualou o seu melhor resultado de sempre, 7º em 2015. Mathieu Serradori (Buggy Century) venceu uma etapa, andou vários dias em sexton, mas atascou e caiu para oitavo, onde terminou.

Yasir Seaidan (Mini) brilhou em casa com o nono lugar e a fechar o top 10, ficou colocado o chinês Wei Han (Buggy Geeley) que andou sempre a rondar o top 10 até se ficar nele.

Entre os pilotos que se esperava mais, destaque para Martin Prokop (Ford), que depois de terem ficado sem ‘mochileiro’ (Martin Kolomy desistiu no shakedown) não pode arriscar mais e quedou-se pelo 12º lugar.

Na sua estreia no Dakar, Fernando Alonso, que teve Marc Coma ao lado (Toyota) não conseguiu o objetivo de vencer uma etapa (foi 2º na 8ª) e terminou a prova em 13º depois de perder muito tempo logo no segundo dia.

Jakub Przygonski (Mini) teve uma prova muito azarada e terminou apenas em 19º, Vaidotas Sala, o lituano que vencue a 1ª etapa concluiu a prova em 26º, na frente de Nani Roma, que teve muitos problemas no Borgward.

Tim e Tom Coronel (Maxxis Buggy) foram 28º e asseguraram a sua melhor classificação de sempre no Dakar.

Foi boa a posta da ASO em rumar à Arábia Saudita, pois o traçado foi exigente, como se impõe para esta prova. É pena a falta de público, mas as coisas são como são. Fica um Dakar para esquecer por um lado, para relembrar por outro.

NOTA: A Reportagem das Motos ver em www.motosport.com.pt

CLASSIFICAÇÕES

AUTOS

POS. N° Piloto/Navegador Equipa Tempo/Dif.

1 305  CARLOS SAINZ/ LUCAS CRUZ BAHRAIN JCW X-RAID TEAM 42h59m17s

2 300  NASSER AL-ATTIYAH/ MATTHIEU BAUMEL TOYOTA GAZOO RACING + 00h06m21s

3 302  STÉPHANE PETERHANSEL/ PAULO FIUZA BAHRAIN JCW X-RAID TEAM + 00h09m58s

4 309  YAZEED AL RAJHI/ KONSTANTIN ZHILTSOV OVERDRIVE TOYOTA + 00h49m10s

5 304  GINIEL DE VILLIERS/ ALEX HARO BRAVO TOYOTA GAZOO RACING + 01h07m09s

6 311  ORLANDO TERRANOVA/ BERNARDO GRAUE X-RAID MINI JCW TEAM + 01h12m15s

7 307  BERNHARD TEN BRINKE/ TOM COLSOUL TOYOTA GAZOO RACING + 01h18m34s

8 315  MATHIEU SERRADORI/ FABIAN LURQUIN SRT RACING + 01h59m21s

9 324  YASIR SEAIDAN/ KUZMIChALEXY RACE WORLD TEAM + 03h42m17s

10 322  WEI HAN  MIN LIAO/GEELY AUTO SHELL LT + 03h51m07s

11 335  JÉRÔME PÉLICHET/ PASCAL LARROQUE RAIDLYNX + 04h01m34s

12 306  MARTIN PROKOP/ VIKTOR CHYTKA MP-SPORTS + 04h04m19s

13 310  FERNANDO ALONSO/ MARC COMA TOYOTA GAZOO RACING + 04h42m47s

14 355  ALEKSANDR DOROSSINSKIJ/ OLEG UPERENKO X-RAID MINI JCW TEAM + 05h07m06s

15 312  BENEDIKTAS VANAGAS/ FILIPE PALMEIRO INBANK TEAM PITLANE + 07h05m53s

16 331  MIROSLAV ZAPLETAL/ MAREK SÝKORA OFFROADSPORT + 07h29m17s

17 323  DENIS KROTOV7DMYTRO TSYRO MSK RALLY TEAM + 07h38m01s

18 350  JEAN REMY BERGOUNHE/ JEAN BRUCY SRT RACING + 08h17m39s

19 303  JAKUB PRZYGONSKI7 TIMO GOTTSCHALK ORLEN X-RAID TEAM + 08h35m18s

20 318  ANTANAS JUKNEVICIUS/ DARIUS VAICIULIS KREDA + 08h49m40s

21 321  DOMINIQUE HOUSIEAUX/ PASCAL DELACOUR MD RALLYE SPORT + 09h27m18s

22 362  JIANYUN JIN/WENKE MA KEEPOWER MOTORSPORTS MD + 09h50m13s

23 320  RONAN CHABOT/ GILLES PILLOT OVERDRIVE TOYOTA + 10h35m10s

24 341  OSCAR F. ALDANONDO/ DIEGO VALLEJO SSANGYONG MOTOSPORT + 11h00m35s

25 314  ERIK VAN LOON7SÉBASTIEN DELAUNAY OVERDRIVE TOYOTA + 11h08m07s

26 319  VAIDOTAS ZALA/ SAULIUS JURGELENAS AGRORODEO + 11h08m35s

27 301  NANI ROMA7 DANIEL OLIVERAS CARRERAS BORGWARD RALLY TEAM + 11h39m51s

28 347  TIM CORONEL7 TOM CORONEL MAXXIS DAKAR TEAM + 11h46m35s

29 326  CHRISTIAN LAVIEILLE/ JEAN-PIERRE GARCIN TOYOTA AUTO BODY + 12h12m10s

30 334  JESUS CALLEJA7JAUME AREGALL OVERDRIVE TOYOTA + 12h27m42s

31 327  PASCAL THOMASSE/ CHRISTOPHE CRESPO KEEPOWER MOTORSPORTS MD + 12h39m47s

32 359  MAIK WILLEMS/ROBERT VAN PELT BASTION HOTELS DAKAR TEAM + 12h51m42s

33 338  AKIRA MIURA/ LAURENT LICHTLEUCHTER TOYOTA AUTO BODY + 12h56m14s

34 354  HENNIE DE KLERK7 JOHANN WILHELM SMALBERGER TREASURYONE + 13h09m21s

35 358  PHILIPPE BOUTRON/ MAYEUL BARBET SODICARS RACING + 14h37m14s

36 342  THOMAS BELL/PATRICK MCMURREN SABERTOOThMOTORING + 15h33m19s

37 328  TOMAS OUREDNICEK/ DAVID KRIPAL ULTIMATE DAKAR + 15h51m01s

38 337  JEAN PIERRE STRUGO/ FRANÇOIS BORSOTTO MD RALLYE SPORT + 16h52m26s

39 352  ANDREY CHEREDNIKOV/ IGNAT FALKOV OFFROAD KAZAKHSTAN + 18h15m52s

40 363  QUAN RUAN/YIRONG WANG QIAN’AN JIU JIANG LANDSAIL RC + 18h38m16s

41 368  GINTAS PETRUS/ TOMAS JANCYS PETRUS RACING + 18h52m35s

42 336  CRISTINA G. HERRERO/ PABLO MORENO HUETE MITSUBISHI/ SODICARS RACING + 19h33m00s

43 351  ALEXANDRE PESCI/ STEPHAN KUHNI RD LIMITED + 22h09m44s

44 372  SEBASTIAN GUAYASAMIN7 MAURO ESTEBAN LIPEZ SODICARS RACING + 23h21m51s

45 356  MARKUS WALCHER/ TOBIAS HENSCHEL ENDURO XXX + 28h25m52s

46 373  YUQIAO ZHAO/KE YAN QIAN’AN JIU JIANG LANDSAIL RC + 28h45m40s

47 369  TEUN STAM/ RENÉ BARGEMAN SCHIJF RALLY + 31h49m40s

48 340  AIDONG LI/ ZHAOYANG SHEN QIAN’AN JIU JIANG LANDSAIL RC + 36h55m09s

49 376  THIERRY RICHARD7 FRANCK MALDONADO SODICARS RACING + 38h58m20s

50 361  MOHAMAD ALTWIJRI/ KHALID ALMARSHOOD ALTUWAIJRI RACING TEAM + 40h37m54s

51 389  PABLO C. MARTINEZ/ FACUNDO JATON FUSIONA + 43h47m54s

52 387  PHILIPPE RAUD/ PATRICE SAINT MARC SODICARS RACING + 47h34m12s

53 367  ANDREA SCHIUMARINI/ ENRICO GASPARI R TEAM + 49h30m57s

54 377  JOAN FONT/BORJA RODRIGUEZ FN SPEED TEAM + 58h00m38s

55 364  MANUEL PLAZA PEREZ/ MONICA PLAZA SODICARS RACING + 75h45m42s

56 343  BORIS VACULÍK/MARTIN PLECHATY 3RCZ.COM + 78h18m25s

57 365  FERNANDA KANNO/ ALONSO CARRILLO DE 0 AL DAKAR + 82h46m56s

58 386  MARCO PIANA7WILLIAM ALCARAZ XTREMEPLUS POLARIS FT + 199h50m03s

MOTOS

POS. N° Piloto Equipa Tempo/Dif.

1 9  RICKY BRABEC MONSTER ENERGY HONDA TEAM 2020 40h02m36s

2 5  PABLO QUINTANILLA ROCKSTAR ENERGY HUSQVARNA FR + 00h16m26s

3 1  TOBY PRICE RED BULL KTM FACTORY TEAM + 00h24m06s

4 17  JOSE IGNACIO FLORIMO MONSTER ENERGY HONDA TEAM 2020 + 00h31m43s

5 2  MATTHIAS WALKNER RED BULL KTM FACTORY TEAM + 00h35m00s

6 16  LUCIANO BENAVIDES RED BULL KTM FACTORY TEAM + 00h37m34s

7 12  JOAN BARREDA BORT MONSTER ENERGY HONDA TEAM 2020 + 00h50m57s

8 22  FRANCO CAIMI MONSTER ENERGY YAMAHA RALLY TEAM + 01h42m35s

9 59  SKYLER HOWES KLYMCIW RACING + 02h04m01s

10 6  ANDREW SHORT ROCKSTAR ENERGY HUSQVARNA FR + 02h10m40s

11 19  STEFAN SVITKO SLOVNAFT RALLY TEAM + 02h13m32s

12 11  ADRIEN METGE SHERCO TVS RALLY FACTORY + 02h33m14s

13 56  RODNEY FAGGOTTER YAMAHA MOTOR AUSTRALIA + 02h54m22s

14 74  JAUME BETRIU FN SPEED TEAM + 03h31m58s

15 28  JAMIE MCCANNEY MONSTER ENERGY YAMAHA RALLY TEAM + 03h42m24s

16 25  JUAN PEDRERO GARCIA LS2 AVENTURA TOUAREG + 03h45m33s

17 35  MACIEJ GIEMZA ORLEN TEAM + 03h51m42s

18 14  LAIA SANZ GAS GAS FACTORY TEAM + 03h58m16s

19 7  KEVIN BENAVIDES MONSTER ENERGY HONDA TEAM 2020 + 04h02m31s

20 42  MAURIZIO GERINI SOLARYS RACING + 04h08m16s

21 18  ROSS BRANCH BAS DAKAR KTM RACING TEAM + 04h23m20s

22 41  JACOPO CERUTTI SOLARYS RACING + 04h26m00s

23 132  MARTIN MICHEK MOTO RACING GROUP (MRG) + 04h30m41s

24 95  SEBASTIEN LAGUT NOMADE RACING + 05h21m45s

25 37  PAUL SPIERINGS HT RALLY RAID HUSQVARNA RACING + 05h50m43s

26 29  MILAN ENGEL MOTO RACING GROUP (MRG) + 06h03m09s

27 53  ANTONIO MAIO YAMAHA FINO MOTOR RACING + 06h15m21s

28 51  PATRICIO CABRERA FN SPEED TEAM + 06h49m18s

29 44  EMANUEL GYENES AUTONET MOTORCYCLE TEAM + 08h02m31s

30 34  ARUNAS GELAZNINKAS ARUNAS GELAZNINKAS + 08h15m51s

31 38  FAUSTO MOTA XRAIDS TEAM + 08h42m54s

32 31  MARIO PATRAO KTM FACTORY TEAM + 08h44m09s

33 78  OLIVIER PAIN TEAM JOG – NOMADE RACING + 09h06m45s

34 39  BENJAMIN MELOT BENJAMIN MELOT + 09h15m05s

35 33  LOIC MINAUDIER TEAM ALL TRACKS + 09h47m47s

36 69  FLORENT VAYSSADE TEAM VAYSSADE FLORENT + 10h36m10s

37 61  ANTHONY BOURSAUD ANTHO MOTO SPORT – DRAG’ON RALLY TEAM + 10h50m18s

38 52  PETR VLCEK PETR VLCEK + 11h48m57s

39 138  ROMAIN LELOUP TEAM REPAR’STORES + 11h57m56s

40 130  MYUNGGUL RYU KLYMCIW RACING + 12h37m50s

41 54  MIRJAM POL HT RALLY RAID HUSQVARNA RACING + 13h35m03s

42 134  ZAKER YAKP WU PU DA HAI DAO DAKAR RALLY TEAM + 14h11m52s

43 85  CHARLIE HERBST NOMADE RACING + 14h15m15s

44 71  KRZYSZTOF JARMUZ 115MOTO + 14h32m09s

45 72  PHILIPPE GENDRON NOMADE RACING + 14h49m16s

46 91  ENRIQUE GUZMÁN XRAIDS TEAM + 14h55m42s

47 57  PHILIPPE CAVELIUS CAVELIUS TEAM + 15h01m24s

48 49  NICOLAS B.-LETMATHE TEAM CASTEU + 15h28m49s

49 106  ALESSANDRO BARBERO ALESSANDRO BARBERO + 15h31m58s

50 97  SIMON MARCIC MARCIC + 15h40m26s

51 60  ZHANG MIN WU PU DA HAI DAO DRT + 15h44m17s

52 107  LIONEL COSTES NOMADE RACING + 16h01m55s

53 152  PHILLIP WILSON BAS DAKAR KTM RACING TEAM + 16h06m32s

54 43  JAN BRABEC BIG SHOCK RACING + 16h12m18s

55 117  KIRSTEN LANDMAN BAS KTM DRT + 16h25m40s

56 58  SEBASTIAN CAVALLERO RIDES 4 HOPE + 16h26m50s

57 133  DMITRY AGOSHKOV TROYKATEAM + 16h51m21s

58 63  BEN YOUNG DUUST RALLY TEAM + 16h53m51s

59 113  SEBASTIAN ALBERTO URQUIA X RAIDS PJM GENERAL DEHEZA + 17h06m40s

60 104  KYLE MC COY BAS DAKAR KTM RACING TEAM + 17h28m18s

61 128  GIORDANO PACHECO CALIDOSO RACING TEAM + 17h29m44s

62 139  PIERRE LOUIS LE BONNIEC NOMADE RACING + 17h37m01s

63 100  STUART GREGORY STUART GREGORY + 18h19m37s

64 84  ZHAO HONGYI WU PU DA H. DRT + 18h26m13s

65 127  SEBASTIEN COJEAN SEB COJEAN + 18h37m43s

66 64  CARLO VELLUTINO XRAIDS TEAM + 19h19m37s

67 129  ANTONIO L. BERROCAL TEAM PRO TORK + 19h29m01s

68 76  MARTIN FREINADEMETZ RED BULL ROMANIACS + 19h31m27s

69 81  JOSEP MARIA MAS ARCOS PEDREGA TEAM + 19h37m33s

70 110  ALBERTO BERTOLDI BMS MOTO + 19h51m35s

71 70  MISHAL ALGHUNEIM MISHAL ALGHUNEIM + 20h00m58s

72 82  FRANCISCO ARREDONDO DUUST RALLY TEAM + 20h45m17s

73 111  CESARE ZACCHETTI CESARE ZACCHETTI + 20h59m56s

74 142  GRAEME SHARP BAS DAKAR KTM RACING TEAM + 21h01m26s

75 109  MIRKO PAVAN NSM RACING TEAM + 21h02m49s

76 158  TREVOR COLIN WILSON TREVOR WILSON + 21h53m24s

77 120  TAYE PERRY NOMADE RACING + 22h02m43s

78 77  JEROME DENIBAUD TEAM JOG – ORIGINAL + 22h12m45s

79 68  JAN VESELY IVAR CS TEAM + 24h05m16s

80 145  BLAS PERALTA M.E.D. RACING TEAM + 24h20m50s

81 114  CRAIG KEYWORTH ADVENTURE-TECH + 24h27m46s

82 89  FRANCESCO CATANESE TMF RACING ASD + 25h26m32s

83 108  IGNACIO SANCHIS FN SPEED TEAM + 26h52m54s

84 79  GUILLAUME SIMONNET TEAM JOG – ORIGINAL + 27h05m18s

85 87  RACHID AL-LAL LAHADIL CIUDAD A. M. RALLY + 27h39m56s

86 98  SARA GARCIA PONT GRUP YAMAHA + 27h57m24s

87 99  JAVIER VEGA PUERTA PONT GRUP YAMAHA + 27h58m55s

88 136  BRUNO BONY TEAM CASTEU + 28h04m51s

89 94  OSWALDO BURGA LALO BURGA + 28h34m27s

90 103  GABOR SAGHMEISTER SAGHMEISTER TEAM + 30h36m44s

91 125  FRÉDÉRIC BARLERIN RALLYE FRED + 32h08m16s

92 137  FABRICE LARDON TEAM CASTEU + 32h29m46s

93 155  MATTEO OLIVETTO ABC OLD FARM RACING + 34h54m24s

94 154  EDUARDO I. SANCHEZ EDUARDO IGLESIAS SANCHEZ + 38h19m37s

95 88  JAVIER A. FERNANDEZ TEAM TIERRASTUR + 39h17m43s

96 143  MATTHEW TISDALL BAS DAKAR KTM RACING TEAM + 40h24m27s

SSV

POS. N° Piloto/Navegador Equipa Tempo/Dif.

1 405  CASEY CURRIE/ SEAN BERRIMAN MONSTER ENERGY CAN-AM 53h25m52s

2 411  SERGEI KARIAKIN/ ANTON VLASIUK SNAG RACING TEAM + 00h39m12s

3 400  FRANCISCO L. CONTARDO/ JUAN PABLO LATRAChVINAGRE SOUThRACING CAN-AM + 00h52m36s

4 404  CONRAD RAUTENBACH/ PEDRO BIANCHI PRATA PH-SPORT + 01h12m19s

5 410  JOSE HINOJO LOPEZ/ DIEGO ORTEGA GIL HIBOR RAID + 01h20m38s

6 420  JESUS PURAS/XAVIER BLANCO XRAIDS – BUGGYMASTER TEAM + 02h19m15s

7 417  AXEL ALLETRU/ FRANCOIS BEGUIN # JE PEUX 2020-BBR MERCIER RACING + 02h24m23s

8 427  AUSTIN JONES/ KELLON WALCH SOUThRACING CAN-AM + 02h57m38s

9 402  REINALDO VARELA/ GUSTAVO GUGELMIN MONSTER ENERGY CAN-AM + 05h44m01s

10 433  SANTIAGO NAVARRO/ MARC SOLA TERRADELLAS FN SPEED TEAM + 05h44m35s

11 401  GERARD FARRES GUELL/ ARMAND MONLEON MONSTER ENERGY CAN-AM + 06h41m56s

12 442  SALEhALSAIF/MOAD ALARJA ASASI + 07h23m42s

13 425  MACIEJ DOMZALA/ RAFAL MARTON DOMZALA + 07h27m26s

14 441  FRÉDÉRIC PITOUT/ RENAUD NIVEAU TEAM BTR + 07h58m22s

15 431  JUAN MEDERO/JUAN SILVA FN SPEED TEAM + 08h50m57s

16 440  HUGUES LAPOUILLE/ ERIC CROQUELOIS # JE PEUX 2020-BBR MERCIER RACING + 09h16m22s

17 429  KEES KOOLEN/JURGEN VAN DEN GOORBERGH MEC TEAM + 09h29m16s

18 448  CEDRIC LEMAIRE/ DOMINIQUE MARCANT # JE PEUX 2020-BBR MERCIER RACING + 09h38m01s

19 428  HERVÉ DIERS7 ALAIN BROUSSE # JE PEUX 2020-BBR MERCIER RACING + 10h50m32s

20 426  PATRICK SIREYJOL/ JEAN LUC MARTIN TEAM BTR + 11h16m39s

21 424  ERIC ABEL/CHRISTIAN MANEZ XTREMEPLUS POLARIS FACTORY TEAM + 12h31m26s

22 406  JOSE L. P. CAMPO/ RAFAEL TORNABELL CORDOBA XTREMEPLUS POLARIS FACTORY TEAM + 13h02m33s

23 444  ILYA ROUSS/ANTON YARASHUK FORESTAL TEAM + 15h25m39s

24 407  DENIS BEREZOVSKIY/ RICARDO ADRIAN TORLASCHI FORESTAL TEAM + 16h25m26s

25 447  MICHELE CINOTTO/ MARCO ARNOLETTI FN SPEED TEAM + 16h38m20s

26 437  ANTONIO MARMOLEJO/ EDUARDO BLANCO SOUThRACING CAN-AM + 19h15m53s

27 414  JOSEF MACHACEK/ VLASTIMIL TOSENOVSKY BUGGYRA RACING + 21h24m26s

28 443  ALEKSEI SHMOTEV/ ANDREI RUDNITSKI SNAG RACING TEAM + 31h48m50s

29 473  ELVIS BORSOI/STEFANO PELLONI RT73 + 47h20m25s

30 419  ARON DOMZALA/ MACIEJ MARTON DOMZALA + 54h58m57s

31 434  VINCENT GONZALEZ/ STEPHANE DUPLE EL BLANCO ROSSO RACING TEAM + 58h32m34s

CAMIÕES

POS. N° Piloto/Navegador/Mecânico Equipa Tempo/Dif.

1 511  ANDREY KARGINOV/ ANDREY MOKEEV/ IGOR LEONOV KAMAZ – MASTER 46h33m36s

2 516  ANTON SHIBALOV/DMITRII NIKITIN/ IVAN TATARINOV KAMAZ – MASTER + 00h42m26s

3 503  SIARHEI VIAZOVICH/ PAVEL HARANIN/ ANTON ZAPAROSHCHANKA MAZ-SPORTAUTO + 02h04m42s

4 501  DMITRY SOTNIKOV/ RUSLAN AKHMADEEV/ ILGIZ AKHMETZIANOV KAMAZ – MASTER + 02h55m28s

5 504  MARTIN MACIK7FRANTISEK TOMASEK/ DAVID SVANDA BIG SHOCK RACING + 03h28m08s

6 505  JANUS VAN KASTEREN/ DAREK RODEWALD/ MARCEL SNIJDERS PETRONAS TEAM DE ROOY IVECO + 04h26m57s

7 502  ALES LOPRAIS/PETR POKORA/ KHALID ALKENDI INSTAFOREX LOPRAIS PRAGA + 05h16m57s

8 528  ALIAKSEI VISHNEUSKI/ MAKSIM NOVIKAU/ ANDREI NEVIAROVICH MAZ-SPORTAUTO + 05h24m30s

9 521  PATRICE GARROUSTE/ SZYMON GOSPODARCZYK/ PETR VOJKOVSKY FEShFESh/ R-SIXTEAM + 06h07m53s

10 512  TERUHITO SUGAWARA/ YUJI MOCHIZUKI/ HIROKAZU SOMEMIYA HINO TEAM SUGAWARA + 06h18m39s

11 509  MARTIN SOLTYS/DAVID SCHOVANEK/ TOMÁŠ ŠIKOLA TATRA BUGGYRA RACING + 06h44m39s

12 508  ALEKSANDR VASILEVSKI/ DZMITRY VIKHRENKA/ VITALI MURYLEV MAZ-SPORTAUTO + 06h52m48s

13 524  RICHARD DE GROOT/ VAN DEN ELSHOUT/ R. JAN FIREMEN DAKAR TEAM + 10h05m17s

14 527  JAN VAN DE LAAR/BEN VAN DE LAAR/ SIMON STUBBS FRIED VAN DE LAAR RACING + 12h35m52s

15 517  ALBERT LLOVERA/ MARC TORRES/ FERRAN MARCO ALCAYNA PETRONAS TEAM DE ROOY IVECO + 12h41m06s

16 531  MICHIEL BECX/ EDWIN KUIJPERS/ BERNARD DER KINDEREN PETRONAS TEAM DE ROOY IVECO + 14h39m57s

17 533  WILLIAM DE GROOT/ EDWIN VAN DE LANGENBERG/ LAMBERTUS GLOUDEMANS TEAM DE GROOT + 18h58m06s

18 510  ROBERT SZUSTKOWSKI/ JAROSLAW KAZBERUK/ FILIP SKROBANEK FEShFESh/ R-SIXTEAM + 21h23m58s

19 523  JORDI JUVANTENY/ JOSE LUIS CRIADO/XAVIER DOMENECH EPSILON + 26h07m56s

20 530  ED WIGMAN/JOEL EBBERS/ HENDRIK ELISABERT SCHATORIE RIWALD DAKAR TEAM + 29h30m07s

21 518  CLAUDIO BELLINA/ GIULIO MINELLI/ BRUNO GOTTI ITALTRANS + 29h41m19s

22 547  SYLVAIN BESNARD/ ANTOINE VITSE/ SYLVAIN LALICHE TEAM SSP + 33h47m04s

23 506  MARTIN VAN DEN BRINK/ WOUTER DE GRAAFF/ MITCHEL VAN DEN BRINK MAMMOET RALLYSPORT + 36h00m32s

24 507  GERT HUZINK/ROB BUURSEN/ MARTIN ROESINK RIWALD DAKAR TEAM + 41h47m09s

25 536  ANTONIO CABINI/GIULIO VERZELETTI/ CARLO CABINI OROBICA RAID + 48h03m35s

26 515  MATHIAS BEHRINGER/STEFAN HENKEN/ BRUNO SOUSA SOUThRACING + 50h39m21s

27 526  PAOLO CALABRIA/LORIS CALUBINI/GIUSEPPE FORTUNA OROBICA RAID + 52h16m18s

28 534  ALMUHNA IBRAHM/OSAMA ALSANAD/ RAED ABO THEEB IBRAHIM ALMUHNA + 68h28m44s

29 529  ALBERTO HERRERO/ JULIO ROMERO LORENZO/ MATTHIAS VETISKA TH-TRUCKS + 95h34m54s

QUADS

POS. N° Piloto/ Equipa Tempo/Dif.

1 250  IGNACIO CASALE CASALE RACING 52h04m39s

2 265  SIMON VITSE # JE PEUX 2020-BBR MERCIER RACING + 00h18m24s

3 251  RAFAL SONIK SONIK TEAM + 01h04m15s

4 255  MANUEL ANDUJAR 7240 TEAM + 03h30m16s

5 257  KAMIL WISNIEWSKI ORLEN TEAM + 04h38m53s

6 262  SEBASTIEN SOUDAY TEAM ALL TRACKS + 05h45m14s

7 268  ITALO PEDEMONTE ENRICO RACING TEAM + 06h34m28s

8 254  NELSON GALEANO M.E.D. RACING TEAM + 08h56m03s

9 263  ZDENEK TUMA BARThRACING TEAM + 15h58m30s

10 261  MARTIN SARQUIZ MARTIN SARQUIZ TEAM + 17h14m39s

11 260  CARLOS VERZA VERZA RALLY TEAM + 23h05m27s

12 277  ARKADIUSZ LINDNER LINDNER 91 TEAM + 32h43m14s

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas DAKAR
últimas Autosport
dakar
últimas Automais
dakar
Ativar notificações? Sim Não, obrigado