Stéphane Peterhansel vence 6ª etapa, só dá Peugeot no Dakar!
Começam a faltar recursos linguísticos para a performance que a Peugeot tem vindo a demonstrar no Dakar 2016. Fora o Prólogo, a marca francesa venceu as cinco etapas realizadas, colocando três carros nas três primeiras posições em duas delas e, em todas, sempre dois, como foi o caso desta 6ª etapa. Hoje, Stéphane Perterhansel chegou ao seu segundo triunfo em etapas, repetindo o resultado da 4ª etapa, e a aproximando-se de Loeb, que conta com três vitórias, num dia em que se realizou a maior ‘travessia’ da edição de 2016, com 542 km cronometrados.
Peterhansel e Carlos Sainz ditaram o ritmo na frente com a ‘companhia’ de Sébastien Loeb no início da tirada. Mas a partir do way point 7 o piloto começou a perder terreno para os seus companheiros de equipa, mais experimentados nestas ‘lides’. No final, Peterhansel e Sainz terminaram com uma diferença de 17 segundos.
Depois do quarto lugar de ontem, Yazeed AL-Rajhi parece estar agora a ‘entrar’ em modo Dakar e a ter prestações de acordo com a edição de 2015. Ao volante da sua Toyota Hilux o piloto impediu nova ‘tripla’ em etapas para os homens da Peugeot, concluindo o dia com o terceiro melhor tempo, a 7m19s de Peterhansel. No quarto lugar surge Loeb, piloto que perdeu pela primeira vez terreno significativo para os seus companheiros, ficando a 8m15s de Peterhansel. Mesmo assim o ritmo de Loeb continua a impressionar, porque apesar de pior que Peterhansel e Sainz, da ‘concorrência’, apenas AL-Rajhi lhe fez frente.
À quinta etapa os MINI finalmente apareceram de forma representativa no top 10, com cinco ALL4 Racing. Só entre o quinto e oitavo lugares ficaram quatro – Nasser Al-Attiyah, Nani Roma, Orlando Terranova e Mikko Hirvonen. Nasser Al-Attiyah mostra extrair tudo o que o carro alemão tem para dar, confessando estar, diariamente, ao ataque, mas isso parece não ser suficiente, com o piloto do Qatar a admitir que os Peugeot imprimem um ritmo impossível de acompanhar. Prova disso é que, por muito que faça, nos últimos dias tem perdido sempre algum terreno para os homens da marca francesa. Curiosamente, hoje foi quando se registou uma maior diferença, ficando-se pelo quinto posto a 8m51s do mais rápido.
Nani Roma foi sexto na etapa, cedendo 11m01s para Peterhansel. Terranova alcançou o seu melhor resultado em etapas até agora, sendo sétimo, a 13m06s do primeiro lugar, enquanto Mikko Hirvonen ficou a 14m15s, alcançando a oitava marca. Depois dos Peugeot e MINI, vem ‘nova’ Toyota. Giniel De Villiers colocou a sua Hilux no nono lugar, a 15m14s de Peterhansel, enquanto o MINI ALL4 Racing referido, mas em ‘falta’, fechou a contabilidade do top 10. O lugar foi ocupado por Erik Van Loon, a 16m45s do vencedor do dia. Boris Garafulic e Filipe Pameiro terminaram em 19º, a 30m42s do mais rápido.
Tempos ONLINE AQUI.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI