Ruben Faria – Husqvarna, o novo desafio 

Por a 31 Dezembro 2015 16:01

Depois de seis anos na marca KTM, Ruben Faria ‘trocou’ o laranja pelo azul e amarelo e irá alinhar na próxima edição com a Husqvarna naquela que entende ser “uma transição natural de uma estratégia de equipa dentro da KTM. Para quem não sabe a Husqvarna faz parte do grupo KTM.”

Em mãos terá uma Husqvarna FR 450 Rally que, no fundo, “será uma KTM porque não havia tempo para se fazer uma moto de rali de raiz e a equipa optou, e no meu ponto de vista bem, em pegar em todo o trabalho que estava feito com a KTM e ‘colocar’ a moto como Husqvarna. Os mecânicos são os mesmos, vai ser tudo igual, o que muda é a cor da mota. A maior alteração que fizemos foi a nível da desmultiplicação do amortecedor de trás – a moto está muito mais estável em zonas rápidas e fácil de conduzir. Trabalhámos na aerodinâmica e estivemos a experimentar o controlo de tração na moto.”

Antevendo a próxima edição, o português espera um Dakar duro, destacando a 10ª etapa, de Fiambala, que a organização chama de ‘Super Fiambala’: “Para mim vai ser a etapa mais difícil do Dakar. Os carros e camiões vão partir juntamente com as motos e quads, consoante o resultado do dia anterior. Isso pode ser uma coisa boa para baralhar táticas, mas pode ser bastante complicado em termos do pó. O Marc Coma trabalhou bastante nessa etapa e quando a apresentou mostrou que irá ser dura. Ela não é muito longa, mas todos os anos em que por lá temos passado tem sido sempre um martírio e o Coma disse que este ano duplicou a dificuldade. Por isso, vamos ver .”

Ruben Faria

Em termos de objetivos: “Já fiz segundo, nunca pensei sequer em fazer um pódio, obviamente que agora quero melhorar, e para isso só o primeiro lugar que é o sonho de qualquer piloto que faz um pódio. Vou dar o meu melhor e para mim ficar dentro dos cinco primeiros e ter uma Husqvarna dentro dos cinco primeiros seria muito bom. Se for ao pódio fico eu e a equipa felizes. Se tivesse a sorte de as coisas correrem muito bem e vencer o Dakar, aí a casa vinha abaixo”, acrescentou. O facto de aos 41 anos continuar a ser opção numa equipa oficial é para Ruben Faria o reconhecimento do trabalho até aqui realizado.

“Nunca pensei que eles (ndr. KTM) tivessem tanta vontade para que eu ficasse na marca, pois já não sou um piloto novo, estão muitos pilotos a vir do enduro e sabia que muitos iriam passar para os ralis, até porque o Dakar é o Dakar.” Faria recorda: “Em 2015 fiz o Dakar com muitas dúvidas porque fraturei a clavícula e fui operado dois meses antes do início da prova. A KTM  acreditou em mim, eu acreditei que era possível fazer o Dakar, e a minha participação foi muito positiva, tanto  para mim como para a equipa, tendo terminado em sexto. Depois disso fui contactado por outra marca que me fez uma proposta. Reuni-me então  com a KTM e dei-lhes conta dessa mesma proposta. A KTM tinha quatro vagas e com o número de pilotos que desejavam passar para os ralis pensei que não se importassem se eu saísse. A verdade é que não foi assim, não me deixaram sair e quiseram que eu continuasse no grupo, mas na Husqvarna, que estava a dar início a um novo projeto e tinha tudo para dar certo. Eu nem olhei para trás e assinei por dois anos. Mostra que gostaram do meu trabalho e eu fico muito feliz com isso.”

Já sobre o domínio KTM, marca que vence o Dakar nas duas rodas, ininterruptamente, desde 2001, o segredo está em ser uma moto projetada “de raiz” para ralis. “É certo que não é fácil a um construtor fazer uma moto que vende apenas 60 unidades por ano. Mas é assim por se considerar que tem um retorno grande e de facto os resultados aparecem.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas DAKAR
últimas Autosport
dakar
últimas Automais
dakar
Ativar notificações? Sim Não, obrigado