Ricardo Porém prepara-se para o seu sexto Rali Dakar
Ricardo Porém está de regresso ao Rali Dakar para a sua sexta participação no evento. Vai fazê-lo, desta feita, com Nuno Sousa ao lado, na classe Challenger/T3. A estreia foi em 2019 num SSV, seguiram-se dois anos com a equipa oficial da Borgward em 2020 e 2021, regressou em 2023 com o novo T3 da X-Raid, em 2024 já correu com o MMP T3, com que disputa também a prova de 2025.
Depois de acumular experiências diversas, o piloto de Leiria repete o MMP T3/Challenger com que já correu este ano.
Em 2019: Ricardo Porém fez sua estreia na competição na categoria SSV com um Can-Am Maverick, integrando a equipa SouthRacing. O principal objetivo era terminar a prova, dado o desconhecimento do veículo e a ausência de experiência em terrenos arenosos, apesar disso, teve uma participação positiva, tendo aprendido as suas primeiras lições sobre as exigências do Dakar.
O Campeão Nacional de Todo-o-Terreno de 2014 e 2017 voltou em 2020. Competindo ao lado do seu irmão Manuel Porém, a dupla correu com um Borgward BX7 DKR Evo. Apesar da ambição de um bom desempenho, problemas mecânicos, incluindo falhas na caixa de velocidades e direção, os obrigaram-nos a abandonar a corrida.
Ainda assim, a experiência serviu como aprendizagem para futuras edições, nomeadamente no ano seguinte, no Dakar 2021, em que voltaram com a Borgward, desta feita com Jorge Monteiro como navegador, e novamente com o Borgward BX7 DKR Evo. A equipa adotou uma abordagem estratégica, evitando riscos excessivos, e terminou a prova na 20ª posição, mesmo que o objetivo inicial fosse o top 15. A prova foi marcada pela consistência e inteligência na gestão do carro, veículo esse que não tinha rapidez para muito mais.
O regresso deu-se dois anos depois, no Dakar 2023. De volta ao Dakar após um hiato, Ricardo Porém competiu desta feita na categoria T3, com Augusto Sanz como navegador, integrando a Yamaha X-Raid Supported Team. Apesar de contratempos iniciais que os relegaram ao 42º lugar, conseguiram recuperar e terminar em 12º, destacando-se pela vitória numa etapa, um marco importante na carreira do piloto.
Este ano, no Dakar 2024 e novamente ao lado de Augusto Sanz, agora com o MMP T3 Rally Raid, Ricardo Porém tinha como meta melhorar o desempenho anterior. No entanto, problemas mecânicos na última etapa comprometeram o resultado, levando-o a finalizar em 8º lugar. Apesar da frustração, destacou a fiabilidade do carro até ali. Agora, no Dakar 2025, Ricardo Porém participa pela sexta vez na prova da ASO.
Dakar 2019 – Ricardo Porém / Jorge Monteiro (Can-Am Maverick)
Dakar 2020 – Ricardo Porém/Manuel Porém (Borgward BX7 DKR Evo)
Dakar 2021 – Ricardo Porém/Jorge Monteiro (Borgward BX7 DKR Evo)
Dakar 2023 – Ricardo Porém/Agusto Sanz (Yamaha X-Raid Supported Team T3)
Dakar 2024 – Ricardo Porém/Augusto Sanz (MMP T3 Rally Raid)
Dakar 2025 – Ricardo Porém-Nuno Sousa (MMP T3 Challenger T3)
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI