Portugal ‘salva’ Brasil no Dakar: uma história que até mete…piratas
Começou como um pesadelo, mas aos poucos a equipa Team Brazil, formada por profissionais do país, vai-se adaptando à realidade. Nesta sexta-feira, a dupla Rodrigo Varela/Enio Bozzano Junior conquistou o quinto lugar entre os 36 SSV no prólogo da categoria SSV/T4 do Rally Dakar, numa estreia que surpreendeu a todos devido às condições em que se realizou.
O navio cargueiro que levava o carro e equipamentos da equipa brasileira teve sua rota desviada em milhares de quilómetros devido aos ataques de piratas houthis, originários do Iémen, no Mar Vermelho.
Com os atrasos, a chegada do barco ficou prevista para 16 de janeiro, e com o Dakar a arrancar ontem, a nova rota imposta ao cargueiro impediria a estreia de Rodrigo Varela e da equipa na principal corrida off-road do mundo.
A saída foi encontrar um SSV Can-Am que estivesse disponível, fazer as adaptações e enviar para a Arábia Saudita, local da prova. A equipa encontrou um carro em Portugal e o plano funcionou.
Mas os equipamentos e peças sobressalentes que precisam de ser usados ainda estão no navio e fazem falta.
“Deu tudo certo. Este quinto lugar é um resultado espetacular diante de todas as atribulações que a equipa tem passado nestes últimos dez dias. Estão todos de parabéns. Agradeço pelo trabalho, noites viradas e por acreditarem que conseguiríamos”, destacou o piloto Rodrigo Varela, que é o atual campeão sul-americano de rally-raid, modalidade na qual se encaixa o Dakar.
recuando um pouco: “trabalhámos três meses no carro que ainda está em viagem no navio. Fomos avisados dos ataques e da mudança da rota no Natal. Fomos procurar um SSV Can-Am disponível para ser levado para a corrida, que foi localizado em Portugal. Em praticamente dez dias tivemos que fazer todas as alterações e providenciar o transporte. Nem deu tempo de fazer pintura com as cores dos patrocinadores. Apertamos o último parafuso e só deu tempo de embarcar o carro, que chegou em cima da hora para as verificações técnicas. Mas o importante é que deu certo. Agora, é continuar a trabalhar para terminar a corrida”, disse Rodrigo Varela.
“Não temos peças reserva e muitas ferramentas. Estamos a conseguir muita coisa emprestada. Por exemplo uma nova centralina do motor, que é mais moderna que a nossa. E a vida segue assim. O rally todo vai ser meio roots, na raça e sem filtro. Já imaginávamos que esse Dakar seria uma grande aventura. Mas agora temos certeza disso. A aventura começou bem antes da partida”, completou o navegador Enio Bozzano.
O prólogo definiu as posições de largada para a primeira das 12 especiais em que se dividem os 4,727 km cronometrados do Dakar. “A corrida começa neste sábado com uma especial de 405 km. Daqui pra frente vamos ter que andar com o máximo cuidado, porque nos faltam peças sobressalentes. As equipas de ponta trocam diversas peças todos os dias, somente por precaução, pois sabem que há o risco de partir.
Nós não teremos esse luxo, pois nossas peças estão no navio. Mas vamos em frente. A corrida é longa e está apenas a começar”, resumiu Enio Bozzano, navegador da equipa.
Top10
1º Xavier de Soultrait (FRA) e Martin Bonnet (FRA) / Sebastien Loeb Racing – Bardahl Team, 18min38s
2º João Ferreira (POR) e Filipe Palmeiro (POR) / Can-Am Factory Team, a 15s
3º Florent Vayssade (FRA) e Nicolas Rey (FRA) / Sebastien Loeb Racing – Bardahl Team, a 22s
4º Cristiano Batista (BRA) e Fausto Mora (ESP) / South Racing Can-Am, a 50s
5º Rodrigo Varela (BRA) e Enio Bozzano Junior (BRA) / Team BBR, a 54s
6º Sara Price (EUA) e Jeremy Gray (EUA) / South Racing Can-Am, a 56s
7º Enrico Gaspari (ITA) e Facundo Jaton (ARG) / TH-Trucks, a 59s
8º Yasir Seaidan (SAU) e Adrien Metge (FRA) / MMP, a 59s
9º Jerome de Sadeleer (SUI) e Michael Metge (FRA) / MMP, a 1min09s
10º Eduardo Pons Sune (ESP) e Jaume Betriu (ESP) / South Racing Can-Am, a 1min14s
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI