M-Sport vai estrear-se no Dakar
Tal como os principais adversários, também a Ford já tem pronta a sua nova Ford Ranger T1+ para o Dakar. Já tem competido na África do Sul, e o Dakar é o próximo desafio.
A nova Ford Ranger T1+ é produto de uma parceria entre a M-Sport e Neil Woolridge Motorsport (NWM), um preparador de renome mundial nos Rally Raid, com sede em Pietermaritzburg, África do Sul. Aproveitando a ligação de ambos à Ford, a M-Sport tornou-se em abril passado na sede europeia da NWM e distribuidor global do novo Ford Ranger T1+, com que pretendem correr no Dakar, através de um programa de clientes tal como têm a Toyota e a Mini, marca que também está a construir o seu T1+.
A Ford Ranger NWM produzida localmente tem tido alguns sucessos, tanto na África do Sul como em todo o mundo. Ao longo da última década, obteve nada menos do que 50 vitórias e 220 pódios em campeonatos nacionais e regionais, por exemplo quatro vitórias consecutivas no árduo Rally dos Sertões, e no pedigree da equipa NWM estão também triunfos em países como Hungria, Polónia, Portugal, Austrália, Espanha, República Checa, juntamente com o Desert Challenge de Marrocos de 2017.
Agora, apontam ao Dakar, se bem que para já sem colocar a fasquia demasiado alta.
A M-Sport e a NWM Ranger estão a desenvolver um programa de clientes com a mais recente T1+ NWM Ranger, mas tendo em conta os anos de experiência que levam de avanço a Toyota, Mini e mesmo já a BRX Prodrive, para já nem falar da Audi, a M-Sport e a NWM Ranger têm muito trabalho pela frente, provavelmente anos de trabalho e desenvolvimento, incluindo das infra-estruturas. Vamos ver quantas vão surgir no Dakar…