Faz por esta altura 20 anos que Portugal escreveu um capítulo interessante da história do automobilismo português com o anúncio oficial da partida do mítico Rali Dakar em solo luso.
Foi no Centro Cultural de Belém, que o sonho se tornou realidade, numa apresentação marcada pela pompa e entusiasmo. Naquele dia, Laurentino Dias, então secretário de Estado do Desporto, lançou o repto: “Habituem-se a chamá-lo assim: Lisboa-Dakar!”. A frase ficou na memória coletiva como símbolo do orgulho nacional ao receber a partida da maior maratona do todo-o-terreno mundial.
O evento contou com a presença de figuras de destaque, incluindo Pedro Santana Lopes, presidente da Câmara de Lisboa, que vislumbrou desde cedo o impacto positivo de acolher o arranque do rali, e João Lagos, visivelmente emocionado ao ver o seu esforço transformado em realidade.
José Megre, consultor da ASO e responsável pelo traçado das etapas em território nacional, explicou na ocasião que Alentejo e Algarve seriam palco de 200 a 250 quilómetros de especiais, marcando um início competitivo e empolgante da prova.
O entusiasmo estendeu-se a Etienne Lavigne, diretor do Lisboa-Dakar, que celebrou o abandono das pequenas especiais urbanas realizadas em Barcelona ou França, destacando as “duas verdadeiras etapas, competitivas e com outra verdade desportiva”. Além disso, a escolha de Lisboa como ponto de partida aproximava a caravana de África, eliminando longos percursos rodoviários.
O Lisboa-Dakar acabaria por se realizar apenas em 2006 e 2007, antes de ser cancelado em 2008 devido a ameaças terroristas, encerrando um capítulo breve, mas inesquecível, na história do desporto motorizado português.
Duas décadas depois, permanece a recordação de um feito grandioso, marcado pela paixão, emoção e orgulho de ter acolhido um evento de dimensão mundial, mas hoje em dia Portugal é um dos paraísos do todo-o-terreno mundial em que num País pequeno, se realiza um dos maiores e melhores campeonatos de todo-o-terreno… do mundo!
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