Etapa 2: Stéphane ‘Mr. Dakar’ Peterhansel está de volta: 50 nos carros, 33 nas motos…

Por a 7 Janeiro 2024 19:58

Stéphane Peterhansel venceu 14 edições do rali, umas vezes em moto e outras em carro, entre 1991 e 2021, e hoje acrescentou um novo recorde à sua coleção com a sua quinquagésima especial de carro, recorde que passa a partilhar com Ari Vatanen. Excelente companhia!

Ao longo das suas duas carreiras ultra-prolíficas, o francês acumulou um total de 83 vitórias em etapas.

É também o recordista conjunto da categoria de motos, juntamente com Cyril Despres, com 33 cada um.

O francês não é um homem de estatísticas, mas o seu desempenho de hoje voltou a colocar sorrisos nos rostos do clã Audi. Peterhansel, um piloto rápido e confiante ao volante do RS Q e-Tron, pode voltar à ofensiva, até porque o seu colega de equipa Carlos Sainz está no topo da tabela classificativa e o terceiro piloto da Audi também está a trabalhar a todo o gás (sexto na geral). Tudo parece estar a correr bem para o construtor alemão.

A estrada para Al Duwadimi, que continha os primeiros campos de dunas desta edição, colocou os pilotos e as equipas numa rota para o coração geográfico da Arábia Saudita. As dunas não eram suficientemente duras ou numerosas para abalar as classificações; em vez disso, os participantes tiveram de fazer uso do seu talento de navegadores para sair de um labirinto após outro, para além de terem de usar as suas capacidades de manobra para ultrapassar esta especial de 462 km de comprimento e globalmente rápida.

A navegação é o ponto forte de Nacho Cornejo, que obteve a sua sétima vitória de etapa na sua carreira, e de Stéphane Peterhansel, que mais uma vez brilhou com um desempenho que lhe valeu a sua quinquagésima especial automóvel!

A maré baixou ainda mais na corrida de automóveis, um dia depois de muitos dos protagonistas do Dakar terem tido uma experiência ‘macabra’ na primeira etapa. Stéphane Peterhansel recuperou da sua perda de 32 minutos de ontem para conquistar a sua 50ª vitória na etapa e colocar-se de novo na luta. Entretanto, Sébastien Loeb começou o dia 23 minutos atrás de Guillaume de Mevius, mas a sua chegada a 29 segundos de ‘Peter’ catapultou-o para 4m47s de Carlos Sainz, o novo líder da prova. A experiência levou a melhor, com Nasser Al Attiyah, também ontem em desvantagem, a chegar a lugares mais familiares (sétimo).

O top 10 da classe Ultimate em Al Duwadimi junta todos os favoritos, incluindo as estrelas em ascensão que brilharam ontem, Seth Quintero (quarto) e Guillaume de Mevius (quinto).

A hierarquia também está a começar a emergir na classe Challenger, onde os três carros Taurus da família Goczał exercitaram os seus músculos. Eryk, ainda invicto e com apenas 19 anos, assegurou um novo triunfo e lidera uma lavada de Goczał no pódio provisório. A Can-Am está de volta ao topo da corrida SSV graças a Gerard Farrés, que conquistou a etapa à frente de Xavier de Soultrait, sendo o novo líder, e ao português João Ferreira, que ficou em terceiro e recuperou algum tempo para a frente da corrida.

Janus van Kasteren continua a dominar a competição dos camiões, mas Aleš Loprais pregou-lhe um valente susto ao terminar a 6 segundos do holandês.

Tempos Online – CLIQUE AQUI

https://www.dakar.com/en/rankings

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado