Dream Team da Peugeot dá cartas no Dakar
Os Peugeot 2008 DKR 16 assinaram duas triplas consecutivas em etapas no Dakar deste ano, protagonizadas pelas duplas Sébastien Loeb-Daniel Elena, Carlos Sainz-Lucas Cruz e Stéphane Peterhansel-Jean-Paul Cottret. Estas três equipas também ocupam o pódio provisório em termos de Classificação Geral. Um feito que poucos esperavam para este evento.
O trabalho que foi feito no 2008 DKR 16, sabe-se agora, foi fantástico, e até ver, colmataram-se todos os problemas do carro do ano passado. Foi encurtada a distância que separa as rodas das extremidades, para potenciar a máxima manobrabilidade nas operações no deserto. De acordo com a Peugeot, esta é uma mudança determinante para superar as dunas, riachos e rochedos que caracterizam a paisagem do Dakar.
Sempre com a aerodinâmica em mente, o desenho da carroçaria foi afinado: a cobertura do motor e a entrada de ar que se encontra no tejadilho foram refeitas com o objetivo de redistribuir da melhor forma a carga aerodinâmica entre a frente e a traseira, e o mesmo sucedeu com as suspensões. Estas beneficiam ainda de uma melhor distribuição do peso, ao que não é imune a colocação das rodas suplentes nas entradas de ar laterais do veículo, jantes de uma só peça em magnésio (substituem as jantes de duas peças em alumínio utilizadas na edição anterior) e pneus mais leves com a chancela da Michelin.
Bruno Famin, diretor técnico da Peugeot Sport, já tinha alertado que todas as pequenas evoluções que foram feitas em áreas distintas, em conjunto, resultaram numa grande melhoria. A Peugeot trabalhou na carroçaria, na aerodinâmica do veículo, no motor e na suspensão e os testes realizados indicavam que o carro era muito melhor. Só que não se sabia o que valia face aos adversários, mas neste momento já se sabe.
Até aqui, os Peugeot venceram todas as quatro etapas, Sébastien Loeb, venceu três de quatro, Stéphane Peterhansel venceu a outra, sendo que nos quatro dias a Peugeot fez duas dobradinhas (primeiro e segundo da etapa) e colocou três dos seus carros nas primeiras três posições noutras duas, a 4ª e 5ª etapas. Portanto, por aqui se percebe o domínio que os Peugeot estão a exercer neste Dakar.
Só Cyril Despres e David Castera não estão tão bem. Por exemplo, na tirada de ontem tiveram um problema com o turbo ao km 140, numa especial de 327 km. Conseguiram alcançar o acampamento, mas cederam mais de uma hora para o líder. São estes pormenores que podem atrapalhar a Peugeot, mas até nisso tiveram sorte, já que aconteceu no carro pior classificado dos quatro.
“Depois de ontem termos gerido o nosso carro, hoje podíamos atacar. O Carlos recuperou algum tempo na última parte da especial. Ele tinha que atacar forte! O Daniel fez um bom trabalho, mas sabemos que o que vem a seguir não vai ser fácil”, disse Sébastien Loeb. Já Carlos Sainz aposta no dia de hoje: “Fomos 2ºs na segunda parte da Etapa Maratona. O carro funcionou bem apesar da falta de assistência ontem, mas hoje é um dia importante. Será a especial mais longa do rali e será disputada a altitudes muito elevadas, algo muito exigente para os motores”.
Por fim Stéphane Peterhansel, que na tirada de hoje segue na frente: “Não foi propriamente um problema abrir a estrada hoje pois estivemos em pistas ainda muito marcadas e com pouca navegação. Por outro lado, tivemos um pequeno problema à saída do Parque Fechado, pois não tínhamos toda a potência a baixa rotação. Vimo-nos um pouco limitados na primeira parte da especial, que era muito sinuosa e cedemos algum tempo aos rallymen tradicionais, o Sébastien e o Carlos. Digamos que minimizámos os danos, enquanto esperamos por melhores dias”, disse.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI