Dakar Stories: 1989 a 1993 – 5 anos, 5 histórias

Por a 14 Janeiro 2024 12:56

Dakar Stories: 1979 a 1983 – 5 anos, 5 histórias – CLIQUE AQUI

Dakar Stories: 1984 a 1988 – 5 anos, 5 histórias – CLIQUE AQUI

1989 (25/12/1988, Porte de Versailles, Paris – 13/01/1989, Lac Rose, Dakar)

A prova – Ari Vatanen ‘bateu’ o seu colega de equipa, Jacky Ickx, porque Jean Todt receou que ambos se travassem de ‘razões? E, por isso, na paragem de Gao, pegou numa moeda de dez francos, atirou-a ao ar e decidiu assim quem iria ser o vencedor: Vatanen, que escolheu coroa.

Sabia que…

Na penúltima etapa, o ‘caldo’ quase se entornou, entre Ickx e Vatanen, quando este cometeu um erro e ficou perdido durante muito tempo, dando a vitória na etapa… e a liderança na corrida a Ickx. Mas, a caminho do lago Rosa, tudo se ‘arranjou’ e o prometido (a Todt…) foi devido: Ickx perdeu.

Vencedores –Motos: Gilles Lalay (Honda NXR); Autos: Vatanen/Berglund (Peugeot 405); Camiões: Não houve

1990 (25/12/1989, Paris – 16/01/1990, Lac Rose, Dakar)

A prova – Última participação da Peugeot, última vitória da Peugeot – e de novo com Vatanen a ser o melhor, mas agora por mérito próprio. Nas motos, Orioli repetiu a vitória de 1988, desta feita com uma Cagiva.

Sabia que…

O indonésio Tinton Soeprapto estava a descobrir África com o seu Mitsubishi Pajero quando soube do Dakar e decidiu inscrever-se, tornando-se no primeiro indonésio a fazê-lo. Foi um dos 172 carros a ficar pelo caminho… mas reparou-o e continuou a sua odisseia.

Vencedores –Motos: Edi Orioli (Cagiva); Autos: Vatanen/Berglund (Peugeot 405); Camiões: Villa/Delfino/Vinante (Perlini)

1991 (29/12/1990, Chevilly, Paris – 17/01/1991, Lac Rose, Dakar)

A prova – A Peugeot deu lugar à Citroën, mas foi apenas uma questão de nome: Vatanen voltou a ganhar, agora com o ZX Rallye Raid, que mais não era que um… 205/405 anterior, devidamente recondicionado e atualizado. Primeira vitória de Stéphane Peterhansel nas Motos – e no Dakar, com uma Yamaha.

Sabia que…

Depois de um Rolls Royce, foi agora a vez de aparecer uma Harley-Davidson. Pilotada pelo francês Jean-Gilles Soupeaux, não chegou ao Lago Rosa.

Vencedores –Motos: Stéphane Peterhansel (Yamaha); Vatanen/Berglund (CitroënXZ); Camiões: Houssat/De Saulieu/Bottaro (Perlini)

1992 (25/12/1991, Château de Vincennes, Paris – 16/01/1992, Cape Town, South Africa)

A prova – Pela primeira vez, a prova não acabou em Dakar. Foi também a primeira vitória de Auriol nos automóveis, num pódio todo Mitsubishi e com os Citroën todos atrás, devido a diversos problemas. Peterhansel repetiu triunfo nas motos.

Sabia que…

O GPS foi autorizado pela primeira nesta edição da prova, o que não deixa de ser curioso, pois o co-piloto de Auriol, que viria a ganhar nos automóveis, era um experiente velejador, habituado a usar este tipo de equipamento.

Vencedores –Motos: Stéphane Peterhansel (Yamaha); Autos: Auriol/Monnet (Mitsubishi Pajero); Camiões: Perlini/Albieiro/Vinante (Perlini)

1993 (01/01, Trocadéro, Paris – 16/01, Lac Rose, Dakar)

A prova – Terceira seguida de ‘Peter’ nas motos. E segunda derrota consecutiva da Citroën, uma vez mais desfeiteada pela Mitsubishi, mas agora com Bruno Saby na frente dos ZX de Lartigue e Auriol.

Sabia que…

A quarta etapa, entre Bordj Omar Driss e Tamanrasset, foi a mais rápida da prova: Vatanen ganhou-a com o ZX a voar baixinho sobre as dunas, com uma média final de 155 km/h

Vencedores –Motos: Stéphane Peterhansel (Yamaha); Saby/Serieys (Mitsubishi Pajero); Camiões: Perlini/Albieiro/Vinante (Perlini)

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado