Dakar: Lukas Lauda homenageia o pai Niki, com ‘decoração McLaren’
O filho de Niki Lauda, Lukas, aproveitou a sua estreia no Dakar para homenagear o seu pai Niki Lauda, com uma decoração no seu Challenger T3 a ‘emular’ o vermelho e branco da McLaren, com que Lauda ganhou o último dos seus três títulos, em 1984. Lukas Lauda está a competir na classe Challenger T3 com um Can-Am Maverick XRS Turbo da South Racing Team.
O primogénito da lenda da F1 Niki Lauda, Lukas, ajudou o seu irmão Mathias em diversas atividades de corrida e levou-o a desempenhar um papel de analista de F1. Embora não seja um piloto profissional, Lukas desenvolveu uma paixão pelos ralis. Fez uma estreia impressionante em 2022 no Campeonato Mundial de Rally-Raid em Marrocos, ao volante de um Can-Am Maverick. Apoiado pelo piloto de motocross e antigo piloto de rally-raid Heinz Kinigadner no Hellas Rally, Lukas terminou no pódio e venceu o Touareg Rallye em SSV.
Em 2023, correu no Rallye du Maroc e terminou em 13º lugar. Para 2024, decidiu enfrentar um novo desafio no Dakar com o seu experimentado copiloto Stefan Henken, que costumava correr no Dakar na classe dos camiões. Podia tê-lo feito com o seu irmão Matthias, mas “acho que não ia resultar, disse ele. Porque ambos queremos conduzir”.
“Quando era miúdo, fiz muito motocross e andei de mota toda a minha vida. Trabalhei em marketing desportivo durante muitos anos e organizei atividades de corrida para o meu irmão e outros. Nunca tinha corrido nada… e em 2022, Heinz Kinigadner convidou-me para ir à Tunísia testar um Can-Am e eu adorei. Comprei um Can-Am em segunda mão na South Racing e comecei a correr alguns ralis com o meu co-piloto Stefan. O Heinz Kinigadner apresentou-me ao Stefan. Somos realmente uma boa equipa. Ele ensinou-me tudo e eu ainda estou a aprender. O Dakar foi sempre para mim a maior corrida e a aventura. Vejo-a desde criança e fascina-me. O meu objetivo é aprender muito e tentar ser o melhor estreante possível.”