Dakar, Jakub Przygonski: “Estamos prontos para lutar com os melhores”
Jakub Przygonski tem ido de força em força desde que trocou as duas rodas pelas quatro em 2015. Melhor estreante nas motos – na sua estreia – no Dakar em 2009, o piloto de 33 anos já participou com carros três vezes, melhorando do 15º em 2016 para 7º em 2017 e depois um impressionante quinto lugar no ano passado. Com o seu experiente co-piloto Tom Colsoul, Przygonski teve uma campanha magnífica na FIA Cross-Country Rallies World Cup 2018, garantindo o título geral depois de conquistar quatro vitórias (Dubai, Qatar, Itália, Polónia) e alcançar um pódio em todas as corridas menos na Rússia, logo na abertura.
Agora, algo como um herói que volta à sua terra natal, a Polónia, Kuba sente que tem o que é preciso para competir seriamente com os grandes pelo primeiro título do Dakar. Depois de um ano notavelmente consistente, a dupla certamente será um dos duos a serem observados durante os 10 dias intensos no Peru. O ex-campeão nacional de drift e recordista mundial do Guinness poderia até escrever o seu nome nos livros de história mais uma vez, tornando-se o primeiro vencedor polaco do Dakar na classe de carros.
“Estamos tão felizes por termos vencido a Taça do Mundo, foi realmente incrível. Foi uma longa temporada para nós com cerca de 100 horas de prova, mas conseguimos conquistar quatro vitórias e subir ao pódio em praticamente todas as corridas, o que foi muito bom. Começámos com neve na Rússia e terminámos com o deserto em Marrocos, conduzindo em todos os tipos de terreno. A temperatura variou entre -15°C na Rússia e +40°C em Abu Dhabi. Havia muita atenção dos media na Polónia, estavam muito orgulhosos de nós, era importante para os meus parceiros também. Durante três semanas seguidas, tive uma espécie de entrevista todos os dias! Depois de Marrocos parámos de correr porque precisávamos de estar frescos para Dakar. Estamos confiantes, estamos prontos para lutar com os melhores, mesmo que eu seja um dos mais jovens do grupo dos pilotos super rápidos. A última corrida em Marrocos mostrou que somos muito fortes, por isso vamos dar o nosso melhor. No Dakar, também precisas de um pouco de sorte. Mal posso esperar pela primeira etapa. Durante todo o ano, estivemos a preparar-nos, a pensar no Dakar, para estarmos prontos para o início de Janeiro”, disse o piloto polaco.
2018: 5º (MINI John Cooper Works)
2017: 7º (MINI All4 Racing )
2016: 15º (MINI All4 Racing )
Motas:
2015: 18º (KTM 450 Rally )
2014: 6º (KTM 450 Rally )
2013: 11º (KTM 450 Replica )
2012: Abandono Etapa 3 (KTM 450 Replica )
2010: 8º (KTM 660 Rally )
2009: 11º (1º estreante KTM 690 Rallye)
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI