Dakar, Etapa 9: Yazeed Al Rajhi assume a liderança, Nasser Al Attiyah vence a etapa

Por a 14 Janeiro 2025 10:34

Yazeed Al Rajhi é o novo líder da classificação geral do Rali Dakar após uma etapa dramática e intensa que registou várias mudanças de liderança e perdas de tempo significativas para os principais concorrentes. O piloto saudita terminou a etapa com uma vantagem crucial sobre o anterior líder Henk Lategan, enquanto Nasser Al Attiyah garantiu a vitória da etapa, a sua primeira com a Dacia.

Henk Lategan /Brett Cummings (Toyota GR DKR Hilux) começaram o dia na liderança do rali, tendo já assegurado duas vitórias em etapas nesta edição do Dakar. No entanto, à medida que a etapa avançou, começou a perder tempo para os seus concorrentes mais próximos. Após apenas 37 km, Lategan já estava a perder para Yazeed Al-Rajhi/Timo Gottschalk (Toyota Hilux Overdrive) o seu adversário mais próximo na geral

Começando como o 11.º piloto na estrada, Nasser Al-Attiyah /Edouard Boulanger (Dacia Sandrider) rapidamente se estabeleceu como o homem a ser batido. Na marca dos 37 quilómetros, já liderava a etapa. Entretanto, Mattias Ekström /Emil Bergkvist (Ford Raptor), que tiveram de abrir a estrada, também conseguiram ganhos significativos, reduzindo a sua desvantagem para Lategan e desafiando Al Attiyah pela vitória da etapa sendo segundo nestes primeiros quilómetros sendo segundo, à frente de Guillaume de Mévius (BEL)/Mathieu Baumel (Mini JCW Rally 3.0i).

Na marca dos 123 quilómetros, Al Attiyah manteve a liderança, aumentando a sua vantagem sobre Ekström que tinha passado brevemente pela liderança da etapa. De Mevius mantinha-se também no top 3, e Al-Rajhi, em quinto, ia ganhando tempo a Lategan, que nesta fase era 25ª a perder mais de oito minutos para o líder da etapa. Nesta fase a geral virtual dava um novo líder.

Aos 217 km, Al Attiyah tinha uma vantagem de 2 minutos e 35 segundos sobre Al Rajhi (já em quarto) e aumentou a sua vantagem sobre Lategan para quase 11 minutos. Ekstrom e de Mévius continuavam em luta e de Mévius passou para o segundo lugar, superando Ekstrom .

Já na segunda metade da etapa, Guy Botterill e o copiloto Dennis Murphy sofreram um acidente ao fim de 272 km, o que os obrigou a abandonar a corrida. Entretanto, Al Attiyah manteve o seu ritmo e continuou a ganhar tempo aos seus rivais. Aos 259 km, tinha uma vantagem de 2 minutos e 55 segundos sobre Al Rajhi e estava a aproximar-se de uma vitória dominante na etapa. A vantagem para o segundo da etapa, de Mévius era de pouco mais de um minutos.

Al Attiyah, com uma etapa fortíssima, não de hipóteses à concorrência e venceu. A Etapa 9 fica com o carimbo do catari, mas o foco estava na segunda posição. Quando Al Rajhi chegou à meta, era segundo e estava a mais de dois minutos de Al Attiyah. No entanto, com as dificuldades de Lategan, o saudita conseguiu passar para a liderança da classificação geral. Um bom dia para Al Rajhi e um péssimo dia para Lategan (um furo e outros problemas complicaram a tarefa) ditam agora uma diferença de 7 minutos e 9 segundos sobre Lategan.

Ekstrom foi terceiro nesta etapa, à frente de Rokas Baciuška (LTU)/Oriol Mena (Toyota Hilux Overdrive) e Mitch Guthrie (USA)/Kellon Walch (Ford Raptor) fechou o top5.

Para a dupla lusa, João Ferreira-Filipe Palmeiro (Mini Jcw Rally 3.0d/X-Raid Mini JCW Team) os primeiros quilómetros da etapa custaram um resultado melhor. Ao quilómetro 37 eram décimos, mas no segundo controlo, ao quilómetro 81, já tinha perdido mais de quatro minutos, caindo para o 19º posto. A partir daí foi recuperar gradualmente. No último controlo, ao quilómetro 316 eram 11º, mas terminaram a etapa em nono.

As contas da geral

As contas da geral, como já referido, dão-nos um novo líder. Al Rajhi é agora líder, com 7min09 seg. de vantagem sobre Lategan e Ekstrom mantém o quarto posto, mas agora a 24min50 seg. da referência. Com a vitória de hoje, Al Attiyah mantém o quarto posto, mas encurtou ligeiramente as diferenças, estando agora a 25min21seg do líder, com Guthrie a manter o top 5, mas a aproximar-se ligeiramente do topo a 56min28seg.

Juan Cruz Yacopini (ARG)/Daniel Oliveras (Toyota Hilux Overdrive) permanecem no sétimo posto, seguidos de Seth Quintero (USA)/Dennis Zenz (Toyota GR DKR Hilux), com João Ferreira-Filipe Palmeiro (Mini Jcw Rally 3.0d/X-Raid Mini JCW Team) em nono.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Zacspeed
Zacspeed
9 horas atrás

Era bom que revissem os textos antes de publicar, todos os dias há erros
Hoje o Ekstrom e o Al Attiyah estão os dois em quarto

rapidissimo
rapidissimo
Reply to  Zacspeed
5 horas atrás

A urgência de informar rapidamente tem os seus custos….
Mesmo assim é melhor errar, mas informando o mais rapido possível.

últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado

Instale a APP AutoSport

aqui
×