Dakar, Etapa 9/Km 303: Loeb lidera, Audi entreajudam-se…
Sebastien Loeb/Fabian Lurquin (BRX Prodrive) lideram no Km 303 com quase três minutos de avanço para Carlos Sainz/Lucas Cruz (Audi Sport) com Sebastien Loeb/Fabian Lurquin (BRX Prodrive) na terceira posição a 4m54. Já não falta muito para o final da etapa, pelo que o eventual ganho de tempo não é significativo face a Carlos Sainz, mas é alguma coisa. Vamos ver como termina o dia.
Nasser Al Attiyah abandonou a especial de ontem devido a um problema de motor. O piloto do Qatar recebeu uma penalização de 20 horas e 20 minutos na etapa, depois de ontem ter recebido a penalização máxima de 10 horas e 10 minutos. Ocupa agora a 87ª posição na classificação geral, quase 30 horas atrás de Carlos Sainz, mas estava no início da especial do dia. O piloto da Prodrive deverá estar atento e, se necessário, poderá dar o seu apoio a Sébastien Loeb.
Sébastien Loeb foi o décimo piloto a arrancar e produziu o melhor tempo provisório após 40 km. O francês liderava Mattias Ekström por 37s. Carlos Sainz perdeu apenas 49s e não tinha razões para se preocupar de momento. Stéphane Peterhansel, que partiu antes de Sainz, perdeu mais de 7 minutos no primeiro ponto intermédio e está agora atrás do seu companheiro de equipa no percurso da especial, mas esta pode ser uma decisão estratégica da equipa Audi para cobrir as costas de Sainz, caso este tenha algum contratempo.
Pouco depois da partida, Nasser Al Attiyah fez uma inversão de marcha para se juntar ao itinerário da estrada devido a um novo problema mecânico. Ao abandonar a especial, resta-lhe apenas um ‘joker’ para retomar amanhã a procura de pontos no W2RC.
Após 110 quilómetros de especial, Sébastien Loeb era o piloto mais rápido, com uma vantagem de pouco menos de 2 minutos sobre Carlos Sainz e Lucas Moraes. Mattias Ekström continuava a abrir caminho, enquanto o seu companheiro de equipa Stéphane Peterhansel descia para o nível de Sainz.
Stéphane Peterhansel, 2º na especial de ontem atrás de Ekström, abrandou deliberadamente após o início da especial para deixar passar Guerlain Chicherit e Carlos Sainz. Após 40 quilómetros, “Peter” tinha o 65º melhor tempo, a 7 minutos do tempo de Loeb. No entanto, esta estratégia era previsível. Era inconcebível deixar o líder da classificação geral e a última esperança do clã Audi sozinho na 4ª posição da especial, atrás dos dois carros da equipa alemã que abriam a etapa. Ekström está, portanto, a abrir caminho para Carlos Sainz, cujas costas estão cobertas em caso de problemas pelo “Mister Dakar”.
Após 212 km, Sébastien Loeb era o piloto mais rápido com uma vantagem de mais de 3 minutos sobre Lucas Moraes e Carlos Sainz, que podia contar com o apoio do seu companheiro de equipa Stéphane Peterhansel. Guerlain Chicherit colocou o segundo Toyota na hierarquia da etapa em quarto lugar, a pouco menos de 4 minutos do seu compatriota.
Pouco depois Sébastien Loeb ganhava mais um minuto de vantagem sobre Carlos Sainz após 260 km. O francês liderava nessa altura o espanhol por 4m20s’. Na classificação geral virtual, Loeb está já a menos de 20 minutos do seu rival.
FOTO BRX DPPI
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Não percebo muito bem como é que o Loeb é 1.º e 3.ó simultaneamente 😉
Vocês precisam mesmo dar mais atenção à revisão dos vossos artigos. Neste caso bastava ao próprio autor relê-lo para se aperceber do erro e corrigi-lo.