Dakar, Etapa 3: Nicolás Cavigliasso vence nos Challenger, Gonçalo Guerreiro mantém segundo da geral
Nicolas Cavigliasso/Valentina Pertegarini (Taurus T3 Max) foram os vencedores da Etapa 3 do Dakar na Classe Challenger e aumentaram a vantagem para Gonçalo Guerreiro, que nesta etapa foi sétimo, logo à frente de Luis Portela Morais/David Megre (Grallyteam OT3). Guerreiro perdeu tempo para o líder e agora a distância para o primeiro lugar é de quase vinte minutos.
Gonçalo Guerreiro/Cadu Sachs (Taurus T3 Max) começaram bem a etapa, liderando logo no primeiro controlo. Yasir Seaidan / Michael Metge (Taurus T3 Max) passaram para a frente da etapa, ganhando 45 segundos a Guerreiro. Foi ainda no primeiro terço da etapa que o piloto luso teve uma queda na classificação, perdendo seis minutos, com a dupla Pau Navarro /Lisandro Sisterna (Taurus T3 Max) a assumirem as rédeas da etapa, liderando a meio do percurso. No entanto, Dania Akeel / Stephane Duple (Taurus T3 Max) passaram para os comandos da classificação, por margem mínima. Quatro segundos separavam Akeel de Navarro, já com Cavigliasso a recuperar tempo, enquanto Gonçalo Guerreiro não conseguia aproximar-se das tripulações da frente.
Já perto do fim da etapa, Paul Spierings / Jan Pieter van der Stelt (Taurus T3 Max) ainda entraram nas contas do triunfo da etapa, agarrando a liderança, ficando com 12 segundos de vantagem para Cavigliasso, com Akeel a 17 segundos e Seaidan a 19 segundos, numa etapa muito renhida.
No final, a festa foi de Nicolás Cavigliasso. Privado da vitória ontem por 2 segundos devido a uma penalização, hoje fez a festa. O argentino levou a melhor sobre Paul Spierings nos últimos 20 quilómetros da especial, com o holandês a terminar 14 segundos atrás dele. Yasir Seaidan terminou em terceiro, a 15 segundos de distância e Dania Akeel, acabou por concluir a etapa em quarto, a 26 segundos do vencedor.
Nas contas lusas, Gonçalo Guerreiro terminou em sétimo, perdendo pouco mais de 13 minutos, seguido de Luis Portela Morais, com diferença de pouco segundos para o compatriota. Mário Franco-Rui Franco (X-Raid YXZ 1000R/Francosport) terminaram a etapa em 30º. Pedro Gonçalves-Hugo Magalhaes (X-Raid YXZ 1000R/Franco Sport) terminaram em 26º à frente de Ricardo Porém-Nuno Sousa (MMP Rally Raid Mmp) que foi apenas 37º. Rui Carneiro / Ola Floene (Grallyteam OT3) foram 41º. Maria Gameiro e José Marques (X-Raid X-Raid 1000R Turbo/X-Raid Team) terminaram em 39º.
As contas da geral
Nicolás Cavigliasso iniciou o dia na liderança, com oito minutos de vantagem sobre Gonçalo Guerreiro, com Corbin Leaverton/ Taye Perry (Taurus T3 Max) a completar o top 3, já a 21 minutos do lider. Com o triunfo de hoje Cavigliasso cimentou a sua liderança, tendo agora 18 minutos de vantagem para Guerreiro. Leaverton manteve a distância para os homens da frente, mas viu Spierings aproximar-se um pouco, com Akeel a fechar o top 5 da geral. A dupla Luís Portela Morais / David Megre subiu um lugar e ocupa a sétima posição.
Nas restantes contas dos portugueses, Ricardo Porém era 14º, mas depois da etapa de hoje, caiu para 37º, uma queda significativa. Pedro Gonçalves era 33º e conseguiu subir algumas posições, sendo agora 26º. Mário Franco era 34º, mas depois da etapa de hoje conseguiu subir quatro posições, sendo 30º. Rui Carneiro teve uma queda e passou de 35º para 41º. Por fim, Maria Gameiro caiu uma posição e é agora 43ª.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI