Dakar, Etapa 2: Henk Lategan (Toyota) é o novo líder, Carlos Sainz abandona…
Yazeed Al-Rajhi/Timo Gottschalk (Toyota Hilux Overdrive) vencem a etapa 48 HR Chrono, com o tempo de 10h32m54s’, 4m16s’ à frente de Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota GR DKR Hilux) com Nasser Al-Attiyah/Edouard Boulanger (Dacia Sandrider) em terceiro a 6m29s, com Henk Lategan a assumir a liderança da classificação geral 4m45s na frente de Yazeed Al Rajhi e 11m14s’ na frente de Nasser Al Attiyah. O piloto da Toyota ‘salta’ do 24º lugar da geral para a liderança no final da etapa maratona.
Após os problemas de ontem com a ventoinha do motor, Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Dacia Sandrider) efetuaram uma segunda parte de etapa exemplar e depois de ontem ter estado mais de meia hora atrás na zona de paragem, o francês acabou por limitar a sua desvantagem a 13m42s’ em relação ao vencedor da etapa, Yazeed Al Rajhi. Na classificação geral, Loeb está agora 18m56s de Henk Lategan na sexta posição.
Os grandes derrotados desta etapa são Carlos Sainz/Lucas Cruz (Ford Raptor) pois terminaram a tirada 48 HR Chrono com 1h33m12s’ atrás do vencedor da etapa, Yazeed Al Rajhi. Na classificação geral, o vencedor em título “El Matador” pagou um preço elevado pelo seu acidente de ontem, pois estava a 1h28m11s’ de Henk Lategan, masa as coisas ficaram ainda piores quando no final da etapa crono de 48 horas, o carro foi verificado e a FIA detetou danos no rollbar, pelo que de acordo com os regulamentos da FIA, o roll bar não pode ser reparado numa assistência, pelo que a equipa teve de retirar o veículo.
O melhor classificado da MN-Sport/Ford é agora Mattias Ekström, quinto, a 13m16s de Henk Lategan.
Toby Price/Sam Sunderland (Toyota Hilux Overdrive) são agora quartos da geral (vindos do 12º posto) a 11m44s da frente, seguem-se Mattias Ekström/Emil Bergkvist (Ford Raptor) a 13m16s, sendo agora os melhores da Ford, numa classificação que tem duas Toyota nos dois primeiros lugares, um Dacia no terceiro, e pouco mais de 20 minutos a separar o top 10 o que significa que ainda a procissão vai no adro…
A fechar o top 10 estão Lucas Moraes/Armand Monleón (Toyota GR DKR Hilux) que mantiveram a posição que tinham quando partiram para esta etapa, o sétimo lugar, Mathieu Serradori/Loic Minaudier (Century CR7) são oitavos, eram 31º, Mitch Guthrie/Kellon Walch (Ford Raptor) são nonos, subiram duas posições, e a fechar o top 10 estão Juan Cruz Yacopini/Daniel Oliveras (Toyota Hilux Overdrive). Martin Prokop/Viktor Chytka (Ford Raptor R0) são 11º na frente de João Ferreira/Filipe Palmeiro (Mini JCW Rally 3.0D) que caíram do sexto para o 12º lugar das geral, mas menos de 15 minutos do top 10, mas como o melhor dos Mini da X-Raid.
Filme do dia
O primeiro dia da etapa do 48 HR Chrono mexeu um pouco com a hierarquia da corrida. Carlos Sainz, o vencedor do Dakar do ano passado, perdeu quase 50 minutos depois de capotar o seu carro ao fim de 327 km, enquanto Sébastien Loeb, que venceu esta mesma etapa em 2024, foi travado por problemas na ventoinha do motor ao fim de 409 km, perdendo mais de 30 minutos. No pólo oposto, Yazeed Al Rajhi e Nasser Al Attiyah, que tiveram dificuldades neste formato no ano passado, tiveram excelentes desempenhos.
O saudita liderava o catari por pouco mais de um minuto na classificação provisória e estava nesta altura no topo da classificação virtual do Dakar antes de uma segunda parte ou etapa 2 que prometia ser intensa.
Depois de problemas mecânicos na etapa 1, que levaram a uma perda de tempo de 2 horas e 20 minutos, Rokas Baciuška, o tricampeão do W2RC, foi o 38º a iniciar a etapa Chrono de 48 HR. Graças a um ritmo rápido, alcançou o quinto melhor tempo após 546 km, terminando a 10 minutos do líder do dia. No entanto, um contratempo antes da zona de paragem E fê-lo cair para o 11º lugar, com mais de 22 minutos de atraso.
Guillaume de Mévius estava na liderança virtual do Dakar após 169 km, mas problemas numa duna levaram-no a perder tempo. Na zona de paragem E, o belga estava atrás do atual líder Yazeed Al Rajhi por 25m16s’. No atual estado da prova, ocupava o oitavo lugar da classificação geral virtual do Dakar, a 17m40s’ do topo, mas era na altura o principal representante do clã Mini.
Depois de duas saídas prematuras em 2023 e 2024, Simon Vitse abordou a edição de 2025 com o único objetivo de chegar à meta em Shubaytah. O francês passou a noite na zona de paragem D e foi um dos primeiros pilotos a arrancar esta manhã. Embora não esteja a pensar na sua classificação, é preciso dizer que está a ter um bom desempenho! O seu Optimus estava entre os 30 primeiros da categoria automóvel e luta pelo primeiro lugar na classe de 2 rodas motrizes, uma categoria em que o detentor do título, Mathieu Serradori, não está a defender a sua coroa, tendo mudado para um veículo 4×4 este ano.
Guerlain Chicherit foi o segundo a arrancar na etapa 48 HR Chrono, abrindo caminho com o vencedor da etapa 1, Seth Quintero. Os dois rivais foram vistos a procurar o caminho correto e, por isso, perderam tempo.
O francês estava à espera que isso acontecesse, mas esperava evitar perder muito tempo. No entanto, antes de partir esta manhã, o piloto francês estava 40 minutos atrás do atual líder Yazeed Al Rajhi.
A Km 672, 15 carros da classe Ultimate já tinham passado e Yazeed Al Rajhi ainda liderava, embora a sua vantagem sobre Nasser Al Attiyah fosse de apenas 29’s. O catari estava a aproximar-se perigosamente do seu rival saudita. Mattias Ekström estava em terceiro lugar, a 8m13s do líder provisório.
Pouco depois, quatro pilotos sul-africanos estão entre os primeiros 12 após 672 km. Henk Lategan tinha o quarto melhor tempo, 10m25s’ atrás de Yazeed Al Rajhi, Guy Botterill era o sexto (13m56s’ atrás do saudita), Giniel De Villiers era nono (20m38s atrás do atual líder) e Brian Baragwanath ocupava o 12º lugar (25m17s’ atrás). O seu compatriota Saood Variawa, que foi terceiro na primeira etapa, teve problemas mecânicos aos 17 km de ontem e estava a mais de 1 hora e 16 minutos de distância após 672 km.
Nasser Al Attiyah e Yazeed Al Rajhi, após 700 quilómetros, estavam separados por apenas 20s na corrida contrarrelógio… Se Al Attiyah melhorasse o tempo de Al Rajhi, assumiria a liderança virtual da classificação geral na categoria automóvel, mas foi Henk Lategan que se levantou da cama pelo lado certo. O vencedor do prólogo ficou 2m12s atrás do líder da classificação geral virtual, Yazeed Al Rajhi, esta manhã, ao sair da zona de paragem E. Depois de ter partido atrás dos seus rivais, o sul-africano estava a provar ser mais rápido. Ao fim de 700 quilómetros, estava apenas 26s atrás do saudita! O pódio provisório do Dakar estava mais perto do que nunca: Al Rajhi, Al Attiyah e Lategan estavam a uma distância de 26 segundos após um total de 1.143 quilómetros de especiais no rali.
Guillaume de Mévius sofreu um golpe de azar, tendo ficado parado ao Km 695. O belga estava a ter problemas mecânicos e não se sabia quanto tempo iria precisar para retomar a corrida.
Após 700 quilómetros, Carlos Sainz estava atrás do líder Yazeed Al Rajhi por 1h01m50s’. “El Matador”, que ontem fez capotar o seu Ford Raptor, ocupava atualmente o 24º lugar provisório.
Após 739 km, Yazeed Al Rajhi acelerou o ritmo para registar o melhor tempo. O piloto da Overdrive Racing liderava Nasser Al Attiyah por 2m02s mas era Henk Lategan que estava a ter o melhor desempenho do dia.
Depois de ter saído da zona de descanso E dez minutos depois de Nasser Al Attiyah, o sul-africano alcançou o catari e Yazeed Al Rajhi, que abriram a especial nas dunas, provocando um verdadeiro terramoto na classificação geral virtual pois o sul-africano passou a assumir a liderança após 739 km com uma vantagem de 6m29s’ sobre Al Rajhi e 8m31s sobre Al Attiyah!
Mattias Esktröm parou durante vários minutos antes de completar os 739 km. O sueco estava no pódio provisório da especial na última verificação do tempo, mas desceu na classificação e encontrava-se em 9º lugar, a 17m58s’ de Yazeed Al Rajhi. Ao registar o 8º melhor tempo após 730 km, Toby Price e o seu copiloto Sam Sunderland, que estão a fazer a sua estreia na classe Ultimate no Dakar, seguiam o líder por 15m58s’ e passaram para o top 5 da classificação geral virtual, a pouco mais de um quarto de hora da frente da corrida.
Sébastien Loeb foi cronometrado a 32m30s’ do líder na zona de paragem E, mas completou 739 km 23m34s’ atrás de Yazeed Al Rajhi. O piloto do Dacia Sandrider ocupava agora a 14ª posição na especial. Seth Quintero liderava o Dakar antes da etapa 48 HR Chrono graças à sua primeira vitória na classe Ultimate na etapa 1, mas estava agora em 21º lugar após 739 km, mais de 46m atrás do atual líder. Caiu para a 18ª posição na classificação geral virtual, a pouco mais de 40 minutos de Yazeed Al Rajhi.
A 182 Km da meta, Yazeed Al Rajhi resistia à pressão de Nasser Al Attiyah nas dunas e liderava agora o seu rival do Qatar por 2m26s’. Rokas Baciuška continuava a subir na classificação e está agora a 8m41s do atual líder, no quarto lugar provisório, com o lituano a mostrar um bom ritmo.
Nani Roma parou ao fim de 766 km devido a um problema mecânico. O espanhol estava à espera da chegada da sua equipa de assistência. Este contratempo permitiu a Toby Price ficar a um lugar do pódio da classificação geral virtual, a 14m03s’ de Henk Lategan.
Depois de mais de 1 hora e 30 minutos perdidos após 695 km, Guillaume de Mévius retomou a corrida no percurso da especial. Este problema mecânico iria custar muito caro ao piloto belga na classificação para a etapa 48 HR Chrono. Yazeed Al Rajhi perdeu vários segundos para os seus rivais entre os 782 km e os 803 km, mas o saudita continuava a liderar a etapa. Tinha agora uma vantagem de 2m08s’ sobre Nsser Al Attiyah e de 3m07s’ sobre Henk Lategan.
Em pouco mais de 100 km (entre os pontos 700 km e 803 km), Sébastien Loeb recuperou mais de um quarto de hora (15m01s para sermos exatos) sobre o líder da etapa. O francês estava agora a 15m21s’ de Yazeed Al Rajhi.
A este ritmo, o piloto da Dacia poderia em breve estar a um passo do pódio do dia.
Yazeed Al Rajhi ainda liderava após 831 km com uma vantagem de 1m12s’ sobre Nasser Al Attiyah, que claramente não estava a ceder. Henk Lategan estava pronto para atacar, apenas 2m37s’ atrás, enquanto Rokas Baciuška continuava a ganhar terreno e ostentava o quarto tempo provisório. O lituano, tricampeão do W2RC, estava agora a 6m45s’ de Yazeed Al Rajhi. Mathieu Serradori ao volante do seu Century completava o top 5.
Isidre Esteve parou ao fim de 713 km. O espanhol está a tentar reparar o seu Toyota. Estava em 25º lugar na etapa após 700 km. Yazeed Al Rajhi continua a ser o piloto mais rápido ao fim de 868 km (a cerca de 100 km da meta), mas Nasser Al Attiyah estava a aproximar-se perigosamente a 26s’. Henk Lategan continuava a ocupar o terceiro lugar provisório, a 3m10s’ do atual líder.
Cristina Gutiérrez saiu da especial após 729 km, acompanhada pelo seu camião de assistência conduzido por Didier Monseu. A piloto espanhola dirigiu-se agora para o acampamento em Bisha.
Depois de ter completado 803 km, Carlos Sainz estava provisoriamente em 23º lugar, 1h08m18s’ atrás do líder da etapa Yazeed Al Rajhi.
João Ferreira no seu Mini, tem sido um pilar da equipa X-Riad. Campeão português e europeu de Bajas, bem como vencedor da Taça do Mundo em 2024, Ferreira passou a ser o principal representante do construtor britânico na classificação após 868 km, a 36m19s do líder.
Após 897 km, Yazeed Al Rajhi voltou a registar o melhor tempo, ganhando algum fôlego e aumentando a sua vantagem para 2m35s sobre Nasser Al Attiyah. Henk Lategan perdeu um pouco de tempo e estava agora a 4m27s de Al Rajhi..
Henk Lategan ainda tinha o terceiro melhor tempo do dia após 897 km, colocando-o na liderança virtual da classificação geral com uma vantagem de 4m34s sobre Yazeed Al Rajhi e 7m09s’ sobre Nasser Al Attiyah.
Para o seu primeiro Dakar na classe Ultimate, de momento, Toby Price era quarto, a 12m59s’, enquanto Mattias Ekström completava o top 5.
Sébastien Loeb ganhou mais de um quarto de hora desde a zona de paragem E, de onde partiu esta manhã. Após 897 quilómetros, tinha o nono melhor tempo, 15m37s’ atrás de Yazeed Al Rajhi.
Depois de 933 km e a apenas 34 km da meta, Yazeed Al Rajhi tinha o melhor tempo, 2m47s’ à frente de Nasser Al Attiyah e 4m55s’ à frente de Henk Lategan. Rokas Baciuška continuava em quarto, a 6m48s’ do terceiro degrau do pódio do dia.
Giniel de Villiers revelou que o seu Toyota ira necessitar de uma hora de reparação, depois de ter ficado parado na marca dos 924 quilómetros. O sul-africano estava em 8º lugar na etapa, após 897 quilómetros.
Yazeed Al Rajhi aguentou até à linha de chegada da 48 HR Chrono em Bisha, apesar da pressão exercida por Nasser Al Attiyah. O saudita conseguiu o melhor tempo provisório, com 4m29s de vantagem sobre o seu rival do Qatar, mas seria Henk Letegan a liderar a prova no final do dia…
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