Dakar, Etapa 12, SSV/T3: Mitchell Guthrie vence; Ricardo Porém sexto classificado
Mitchell Guthrie/Kellon Walch (W2rc T3m By Mce-5 Development/Red Bull Off-Road Jr Team Usa By Bfg) venceram a quarta etapa nesta edição do Dakar entre os SSV/T4, batendo Ignacio Casale/Alvaro Leon (Yamaha X-Raid Yxz 1000 R Turbo/X-Raid Yamaha Supported Team) por 29 segundos de diferença, enquanto Guillaume De Mevius/Francois Cazalet (Grallyteam Ot3/Grallyteam) fecharam o pódio do dia com mais 53 segundos do que os vencedores.
A dupla que lidera a classificação geral dos T3, Austin Jones/Gustavo Gugelmin (Brp Maverick/Red Bull Off-Road Jr Team Usa By Bfg), terminaram a etapa 12 com o quinto melhor tempo, perdendo 3:21s para o melhor registo, atrás ainda de Cristina Gutierrez Herrero/Pablo Moreno Huete (Brp Maverick/Red Bull Can-Am Factory Racing). Jones é líder à geral nesta classe, com 1:04:37s sobre Seth Quintero/Dennis Zenz (Brp Maverick/Red Bull Off-Road Jr Team Usa By Bfg), que hoje terminou no 13º posto, a 12:04s de Guthrie e perdeu mais tempo para o primeiro classificado. Guillaume De Mevius é o terceiro classificado da geral, a 1:25:50s de Austin Jones.
Ricardo Porém/Agusto Sanz (Yamaha X-Raid Yxz 1000 R Turbo/X-Raid Yamaha Supported Team) foi o sexto classificado da etapa, enquanto Saleh Alsaif, navegado por João Pedro Ré (Can-Am X3/Black Horse Team) foram os 11º classificados. Hélder Rodrigues e Gonçalo Reis (Brp Can-Am Maverick Xrs/South Racing Can-Am) ficara no 20º posto da etapa. João Ferreira/Filipe Palmeiro (Yamaha X-Raid Supported Team), decidiram não partir para a etapa de hoje.
Filme da etapa
Após o seu primeiro sucesso na categoria T3 graças a João Ferreira na etapa 8, a Yamaha conseguiu um magnífico final 1-2-3 para a primeira parte da etapa da maratona, com Ricardo Porém a vencer com João Ferreira e Ignacio Casale nos lugares do pódio. Os três representantes da Yamaha foram os primeiros a sair para a estrada na etapa de hoje.
No entanto, foi Guillaume de Mevius, que foi o 10º piloto a começar a etapa, a ter o segundo melhor tempo após 42 quilómetros de etapa, apenas 10 segundos atrás de Ignacio Casale. Após 87 km, Ignacio Casale ainda mantinha o melhor tempo, com uma vantagem de 39 segundos sobre o belga de Mevius. Ricardo Porém passou pelo ‘waypoint’ com o terceiro melhor tempo, enquanto Austin Jones estava por perto.
As coisa iriam mudar de figura na parte final da etapa. Já depois de Ignacio Casale ter passado pela meta final da etapa, a atenção virou-se para Mitchell Guthrie que tinha conseguido o terceiro melhor tempo após 87 km, um pouco mais de um minuto atrás de Casale, e passado para a segunda posição após 128 km. O norte-americano estava a apenas 43 segundos de Ignacio Casale no último ‘waypoint’ e conseguiu bater toda a concorrência nos quilómetros finais, conquistando o seu quarto triunfo neste Dakar.
(em atualização)
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI