Dakar, Etapa 10: Stéphane Peterhansel quase igual a Ari Vatanen

Por a 12 Janeiro 2022 11:25

Stéphane Peterhansel/Edouard Boulanger (Audi RSQ e-Tron/Team Audi Sport) venceram a etapa de hoje, seguindo os passos dos seus colegas de equipa da Audi, Carlos Sainz e Mattias Ekström, no seu novo RS Q e-tron.

com mais esta, o francês já triunfou em 49 etapas do Dakar na categoria automóvel, uma a menos do que o recordista de todos os tempos, Ari Vatanen.

Carlos Sainz/Lucas Cruz (Audi RSQ e-Tron/Team Audi Sport) foram segundos a 2m06s, na frente de Orlando Terranova/Daniel Oliveras (BRX Hunter/Prodrive Bahrain Raid Xtreme), que terminou a 4m11s. Henk Lategan/ Brett Cummings (Toyota/Toyota Gazoo Racing) foi quarto na frente de Sebastien Loeb/Fabian Lurquin(BRX Hunter/Prodrive Bahrain Raid Xtreme), que ficou na frente de Nasser Al-Attiyah/Matthieu Baumel (Toyota Gazoo Racing), ganhando-lhe mais 1m25s. Significa isto que em termos de classificação geral e a duas etapas do fim do Dakar, são agora 32m40s a separar os dois primeiros.

Yazeed Al Rajhi/Michael Orr (Toyota/Overdrive Toyota) mantêm o terceiro lugar e rodam agora a 55m48s da frente. Orlando Terranova/Daniel Oliveras (BRX Hunter/Prodrive Bahrain Raid Xtreme) são quartos a pouco mais de meia hora do terceiro lugar.

Jakub Przygonski/Timo Gottschalk (Mini/X-Raid Orlen Team) que ontem caíra para o sexto lugar hoje voltou a subir para quinto, sen que as equipas entre o quarto e o sétimo lugares estão apenas separadas por 20 minutos, sendo que muito pode mudar de dia para dia. 

Giniel de Villiers/Dennis Murphy (Toyota/Toyota Gazoo Racing) são sextos a quase cinco minutos do polaco da X-Raid.

Vladimir Vasilyev/Oleg Uperenko (BMW/VRT Team) são sétimos cerca de quatro minutos atrás de de Villiers. Mais para trás estão Sebastian Halpern/Bernardo Graue (Mini X-Raid Mini John Cooper Works Rally) e Mathieu Serradori/Loic Minaudier (Century/SRT Racing) com Mattias Ekstrom/Emil Bergkvist (Audi RSQ e-Tron/Team Audi Sport) a fechar o Top 10, oito minutos na frente de Vaidotas Zala/Paulo Fiúza (Mini JCW/Teltonika Racing).

Martin Prokop/Viktor Chytka (Ford Ranger/Benzina Orlen Team) teve hoje problemas mecânicos e atrasou-se.

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6 Comentários
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RogerM
RogerM
3 anos atrás

Acho piada a Imprensa publicitar este Audi como o primeiro veiculo elétrico no Dakar…quando o mesmo tem um motor 2,0L Turbo vindo do DTM a servir de gerador. Quanto muito está mais para um Plug-in.

m42engine
m42engine
Reply to  RogerM
3 anos atrás

A propulsão é exclusivamente elétrica… Nada a ver com um plug-in.

RogerM
RogerM
Reply to  m42engine
3 anos atrás

Então por essa lógica aqueles caminhões gigantes da Caterpillar como o 793F, usados em Mineração poderão ser considerados “veículos elétricos”…já que usam motores elétricos para se moverem. Mesmo usando um potente motor V16 como gerador.

m42engine
m42engine
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Segundo sei a propulsão nesses camiões continua a ser de um motor diesel ligado a uma caixa de velocidades…

RogerM
RogerM
Reply to  m42engine
3 anos atrás

Não necessariamente. Muitos desses caminhões não usam caixa de velocidades. Usam motores elétricos para locomover as rodas. O motor Diesel serve de gerador para fornecer energia aos motores elétricos.

Last edited 3 anos atrás by Roger M
m42engine
m42engine
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Não é o caso desse…
Mas se usa esse sistemas, sim. É um veículo de locomoção elétrica. Tal como o Audi é…

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