Dakar: De que se queixa Nasser Al-Attiyah?
Agora já cá não está a Peugeot, mas o conceito ganhador que deixou no Dakar, o dos buggy, vingou ao ponto da X-Raid também tê-lo seguido, continua a ser motivo de discussão entre os que optam entre o conceito buggy de duas rodas motrizes e os que se mantêm no conceito mais tradicional, o das Pickup a gasolina com quatro rodas motrizes.
Este ano, é o caso da Toyota e da X-Raid, e como sempre, ao cabo de algum tempo, todos se queixam da má afinação… dos regulamentos.
Antes do Dakar começar, e não estamos a falar só deste, de 2020, todas as equipas da frente comunicam a sua vontade de vencer. Antes disso, já os regulamentos foram publicados há muito, mas nessa altura é difícil haver muita discussão, pois a única comparação que é possível fazer é para com o percurso do ano anterior.
Mas a verdade é se em determinado ano o conceito buggy vingou face às 4X4, as razões para isso podem ser várias. Normalmente vence sempre a equipa que estava melhor preparada e olhando para o palmarés recente do Dakar, as conclusões não são muito difíceis de tirar.
Em 2017 e 2018 venceu a Peugeot. No primeiro ano colocou três carros no pódio, em 2018, Nasser al-Attiyah foi segundo com a Toyota a 43m40s, e o ano passado o piloto do Qatar ofereceu à Toyota a sua primeira vitória.
A Peugeot saiu do Dakar depois da prova de 2018, mas tinha um carro tão bom que Sébastien Loeb em 2019 ainda lutou pelo triunfo.
Portanto, em 2017 e 2018, a não ser que o percurso fosse desequilibrado demais, seria sempre a Peugeot a vencer. Ponto final.
Em 2019, já sem a equipa oficial da Peugeot, mas com a X-Raid já com o seu buggy, facilmente se percebeu que o seu carro não tinha andamento para a Toyota de Attiyah, com o catari a vencer facilmente o Dakar com 46m42s de avanço para Nani Roma, que foi segundo com um Mini 4X4.
Em 2019, muito resumidamente, a Toyota não teve adversários. Eis que chegamos a 2020.
Já se sabia que o Dakar ia ser duro, como tem sido, todos já tiveram problemas, maiores ou menores, mas soou um pouco estranho ouvir Nasser Al-Attiyah dizer que: “Estou desapontado porque atacámos a toda velocidade, mas o buggy da Mini é muito rápido para nós. O que podemos fazer? Não temos escolha a não ser continuar a fazer o nosso trabalho. Já concluímos a primeira parte da corrida sem ter problemas e fazendo um ótimo trabalho, o que me enche de satisfação. A próxima semana promete ser dura… Muitas dunas nos esperam.”
Logicamente, depressa houve reação do lado da Mini e Carlos Sainz foi claro: “A Toyota venceu o Dakar no ano passado (ndr, com 46 minutos de avanço para o Mini 4×4 de Nani Roma) e agora estão a sete minutos (ndr, 1º Carlos Sainz, Mini, 23h33m03s; 2º Nasser Al-Attiyah (Toyota), +07m48s; 2º Stéphane Peterhansel, Mini, +16m20s) pelo que acho que estão muito perto. A verdade é que nós trabalhámos muito na evolução do nosso carro e na resolução dos muitos problemas que tivemos o ano passado e isso está a comprovar-se nesta prova”, disse Sainz.
Na verdade, Sainz tem razão, a Toyota não está longe o equilíbrio é grande e a principal razão da diferença tem a ver com os muitos furos que a Toyota tem tido. Logicamente que o Mini é mais ágil, melhor no mau piso, mas a Toyota tem mais potência e o seu carro anda mais depressa em zonas rápidas e não é nada mau nas dunas. Basta ver as imagens do Eurosport.
A sete minutos da frente não se percebem as queixas de al Attiyah.
Em 2017, por esta altura estavam quatro carros separados por 5m35s, mas em 2018, Al-Attiyah estava a uma hora de Sainz, mas o ano passado também por esta altura já tinha 37m43s de avanço para Sébastien Loeb, por isso soam estranho as desculpas de Nasser al- Attiyah.
A FIA atua todos os anos com o regulamento, olhando para o que se passou até aí e regulamenta o que lhe parece melhor. Se a prova está tão equilibrada, para quê queixas agora?
Veja as classificações do Dakar desde 2017, a meio e finais:
Dakar 2017: Classificação após Etapa 6
1º Stephane Peterhansel/Jean-Paul Cottret Peugeot 14h02m58s
2º Sebastien Loeb/Daniel Elena Peugeot +1m09s
3º Cyril Despres/David Castera Peugeot +4m54s
4º Nani Roma/Alex Haro Toyota +5m35s
5º Mikko Hirvonen/Michel Perin MINI +42m21s
6º Kuba Przygonski/Tom Colsoul MINI +59m55s
7º Orlando Terranova/Andreas Schulz MINI +1h04m49s
8º Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz Toyota +1h08m11s
9º Boris Garafulic/Filipe Palmeiro MINI +1h57m40s
10º Romain Dumas/Alain Guehennec Peugeot +2h22m17s
Dakar 2017: Classificação Final
1º Stephane Peterhansel/Jean-Paul Cottret Peugeot 28h49m30s
2º Sebastien Loeb/Daniel Elena Peugeot +5m13s
3º Cyril Despres/David Castera Peugeot +33m28s
4º Nani Roma/Alex Haro Toyota +1h16m43s
5º Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewitz Toyota +1h49m48s
6º Orlando Terranova/Andreas Schulz Mini +1h52m31s
7º Kuba Przygonski/Tom Colsoul Mini +4h14m47s
8º Romain Dumas/Alain Guehennec Peugeot +4h21m01s
9º Conrad Rautenbach/Robert Howie Toyota +4h40m13s
10º Mohammed Abu-Issa/Xavier Panseri Mini +4h53m30s
Dakar 2018: Classificação após Etapa 8
1 Carlos Sainz (Esp) Peugeot 27h04m00s
2 Nasser Al-Attiyah (Qat) Toyota +01:06:37
3 Stephane Peterhansel (Fra) Peugeot +01:13:42
4 Bernhard Ten Brinke (Nld) Toyota +01:23:00
5 Giniel De Villiers (Zaf) Toyota +01:37:09
6 Jakub Przygonski (Pol) Mini +02:28:36
7 Martin Prokop (Cze) Ford +02:43:30
8 Sheikh Khalid Al Qassimi (Are) Peugeot +02:55:42
9 Peter Van Merksteijn (Nld) Toyota +04:59:41
10 Nicolas Fuchs (Per) Borgward +06:34:09
Dakar 2018: Classificação final
1 Carlos Sainz/Lucas Cruz Peugeot 49h16m18s
2 Nasser Al-Attiyah/Matthieu Baumel Toyota +00:43:40
3 Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewitz Toyota +01:16:41
4 Stephane Peterhansel/Jean Paul Cottret Peugeot +01:25:29
5 Jakub Przygonski/Tom Colsoul Mini +02:45:24
6 Khalid Al Qassimi/Xavier Panseri Peugeot +04:20:58
7 Martin Prokop/Jan Tomanek Ford +07:20:49
8 Peter Van Merksteijn/Maciej Marton Toyota +07:41:28
9 Sebastian Halpern/Edu Pulenta Toyota +09:08:10
10 Lucio Alvarez/Robert Howie Toyota +09:18:46
Dakar 2019: Classificação após Etapa 6
1 Nasser Al-Attiyah Matthieu Baumel Toyota 21h01m31s
2 Sebastien Loeb Daniel Elena Peugeot +00h37m43s
3 Stephane Peterhansel David Castera Mini +00h41m14s
4 Nani Roma Alex Haro Bravo Mini +00h45m24s
5 Cyril Despres Jean Paul Cottret Mini +01h19m09s
6 Jakub Przygonski Tom Colsoul Mini +02h03m10s
7 Martin Prokop Jan Tomanek Ford +02h31m02s
8 Yazeed Al Rajhi Timo Gottschalk Mini +03h12m25s
9 Bernhard Ten Brinke Xavier Panseri Toyota +04h18m44s
10 Benediktas Vanagas Sebastian Rozwadowski Toyota +05h05m19s
Dakar 2019: Classificação Final
1 Nasser Al-Attiyah/Matthieu Baumel Toyota Gazoo Racing 34h38m14s
2 Nani Roma/Alex Haro Bravo X-Raid Team + 00h46m42s
3 Sebastien Loeb/Daniel Elena PH-Sport + 01h54m18s
4 Jakub Przygonski/Tom Colsoul Orlen X-Raid Team + 02h28m31s
5 Cyril Despres/Jean Paul Cottret X-Raid Mini JCW Team + 02h48m43s
6 Martin Prokop/Jan Tomanek MP-Sports + 03h19m02s
7 Yazeed Al Rajhi/Timo Gottschalk X-Raid Team + 04h30m56s
8 Boris Garafulic/Filipe Palmeiro X-Raid Team + 07h57m58s
9 Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewitz Toyota Gazoo Racing + 07h59m16s
Dakar 2020: Classificação após Etapa 6
1 Carlos Sainz/Lucas Cruz Bahrain Jcw X-Raid Team 23h33m03s
2 Nasser Al-Attiyah/Matthieu Baumel Toyota Gazoo Racing + 00h07m48s
3 Stéphane Peterhansel/Paulo Fiuza Bahrain Jcw X-Raid Team + 00h16m20s
4 Yazeed Al Rajhi/Konstantin Zhiltsov Overdrive Toyota + 00h36m48s
5 Orlando Terranova/Bernardo Graue X-Raid Mini Jcw Team + 00h43m54s
6 Mathieu Serradori/Fabian Lurquin Srt Racing + 00h50m21s
7 Giniel De Villiers/Alex Haro Bravo Toyota Gazoo Racing + 00h55m41s
8 Bernhard Ten Brinke/Tom Colsoul Toyota Gazoo Racing + 01h12m58s’
9 Yasir Seaidan7Kuzmich Alexy Race World Team + 02h00m11s
10 Benediktas Vanagas/Filipe Palmeiro Inbank Team Pitlane + 02h 38′ 26s
11 Pierre Lachaume/Jean Michel Polato Ph-Sport + 02h 44m16s’
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