Dakar Classic: Um desafio da velha guarda

Por a 21 Dezembro 2024 09:20

O Dakar Classic é uma categoria especial do Dakar que celebra a história e o espírito da competição original. Introduzida em 2021, esta categoria oferece uma experiência única para os entusiastas de veículos clássicos e da história do rali. Os participantes devem utilizar veículos com mais de 20 anos de idade, fabricados antes do ano 2005. Isso inclui uma variedade de modelos icónicos, desde o Porsche 911, o Peugeot 205, e até Lada Niva, etc.

O facto de estarem um ou dois níveis abaixo da elite em termos de desempenho não impediu os pilotos do Dakar Classic de de conquistar a liderança nos corações – e nos rolos de fotografias – dos apoiantes. Os participantes nesta corrida de regularidade, que organizada à margem do rali desde 2021, conquistaram o público e desenvolveram um culto de culto. Este ano, 94 equipas vão iniciar a prova em Bisha e percorrer um percurso de de 7,246 km, com 4,033 km em contrarrelógio.

O diálogo entre gerações tem sido um grande sucesso no Dakar. Em 2021, o bivouac abriu as suas portas a uma corrida de regularidade para veículos antigos. A introdução do Dakar Classic deu um novo sopro de vida às máquinas

como o Peugeot 205 de Ari Vatanen, o Porsche 959 de Jacky Ickx e Claude Brasseur, o Volkswagen Iltis de Patrick Zaniroli Iltis de Patrick Zaniroli e o camião de cabina dupla DAF de Jan de Rooy, num desafio adequado à sua idade. Por exemplo, os veículos mais antigos, que, por exemplo, os veículos mais antigos, que são frequentemente os menos potentes do lote, têm a opção de saltar as secções de dunas mais difíceis.

Além disso, os dados recolhidos nas primeiras quatro edições foram utilizados para aperfeiçoar as categorias de acordo com as velocidades médias que os participantes devem atingir nos sectores definidos (H1, H2, H3 e H4).

Como esperado, o livro de regras atualizado para a quinta edição do Dakar Classic alargou o âmbito do evento, que está agora aberto a modelos registados até 2005. O nível geral de dificuldade mantém-se inalterado, mas as cerca de cem equipas na linha de partida em Bisha terão de enfrentar uma quilometragem recorde, com mais de 4.000 quilómetros de troços seletivos que de troços seletivos que irão separar os melhores dos restantes. Uma limitação suplementar aplicar-se-á à noite após a etapa 2A, ou seja, enquanto a corrida principal está a disputar a etapa crono de 48 horas.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado