Dakar, Brian Baragwanath: Começa uma nova era para a Century Racing

Por a 30 Dezembro 2023 15:49

Brian Baragwanath corre este ano no Dakar com o novo Century CR7-T da Century Racing na classe T1+ 4X4. O sul africano estreou-se no Dakar em 2015 nos quads repetiu a presença no ano seguinte ainda nos quads mas em 2021 passou-se para os autos, e em 2022 não ficou longe do top 10. As coisas não lhe correram bem o ano passado, mas em 2024 volta ‘revigorado’. O ano passado, a duas etapas do fim, Brian Baragwanath e o seu copiloto Leonard Cremer estavam prestes a conseguir a sua melhor classificação num automóvel.

Sétimo na geral, tudo correu mal a caminho de Al Hofuf, quando a equipa sofreu um acidente grave.

O fim de um rali muito consistente até então no seu CR6 da Century Racing.

Em 2016, em solo sul-americano, Baragwanath tinha conseguido um desempenho muito melhor. Na altura a conduzir um quadriciclo, o sul-africano tinha conseguido duas vitórias em etapas a caminho do terceiro lugar do pódio. Mas isso foi antes de a sua aventura no Dakar com a Century Racing ter realmente começado.

De facto, há vários anos que trabalha para a Century Racing como engenheiro. Foi, de facto, um dos principais homens por detrás do sucesso do CR6 e tem agora o privilégio de ser o piloto que vai testar o novíssimo CR7 nas pistas do Dakar… especialmente depois do seu doloroso acidente em 2023!

Começa assim uma nova era para a Century Racing, que vai efetivamente lançar o seu novo T1+, um carro de tração às quatro rodas equipado com um motor V6. No entanto, Baragwanath sabe muito bem que, num carro tão jovem, não pode ter grandes expectativas. Ao seu lado, o piloto de 35 anos terá novamente Leonard Cremer, um homem com quem começou a competir em 2016 no cenário sul-africano de cross-country.

“Tem sido um ano um bocado como uma montanha-russa. No ano passado, no Dakar, estávamos a andar muito bem e provavelmente devíamos ter terminado em sexto lugar na geral e, a duas etapas do fim, tivemos um acidente. Tivemos muita sorte em não nos magoarmos, por isso foi a única coisa a celebrar. Foi um ano difícil de recuperar a partir daí. A época e as corridas a nível local não têm sido muito boas e tivemos alguns maus resultados. Foi difícil regressar. Sinto-me por isso muito sortudo e privilegiado por estar na linha de partida do Dakar 2024 num novíssimo Century Racing T1+, o CR7.

Será o primeiro carro de competição com tração às quatro rodas que a Century Racing construiu.

Temos dois anos para recuperar o atraso em relação aos nossos concorrentes, que são os melhores do mundo, como a Toyota. A base do CR7 já está a parecer muito boa, trabalhando com tudo o que aprendemos com o CR6 e utilizando o mesmo motor. Pelo menos temos um ano de desenvolvimento deste motor. O comportamento é bastante semelhante, exceto no que diz respeito à tração às quatro rodas, com um curso de suspensão ligeiramente inferior, mas… que carro! É apenas um pouco mais pesado e é uma verdadeira emoção de conduzir. Em janeiro, parecia que tinha desistido das corridas de rally-raid. Foi muito difícil regressar depois disso. Por isso estamos ansiosos por voltar à linha de partida”.

FOTO Facebook Century Racing

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado