Dakar 2021/Camiões: Kamaz na pole position

Por a 30 Dezembro 2020 10:37

Quando temos uma marca que em 20 anos de Dakar só foi derrotada quatro vezes, não há volta a dar: são os adversários que têm que trabalhar para bater a armada russa, que volta, muito naturalmente a ser favorita ao triunfo nos Camiões.

Seja como for, esse domínio não tem esmorecido os adversários, bem antes pelo contrário, e são cada vez mais as vezes que se veem adversários a “torrar a paciência” aos russos. Pilotos como Siarhei Viazovich, da Bielorrússia, ou Martin Macík e Aleš Loprais, da República Checa, continuam a procurar uma porta entreaberta para aproveitar a oportunidade. A última vez que isso sucedeu foi há cinco anos, através de Gerard de Rooy e do seu Iveco.

Se a história nos ensina alguma coisa, é que nada dura para sempre. Ainda no ano passado, nas motos, a KTM perdeu a coroa para a Honda, após uma série de 18 vitórias consecutivas. A Kamaz é favorita, mas este ano, sem Eduard Nikolayev, tetra vencedor, que deixa o cockpit para novas responsabilidades na equipa, a verdade é que sempre foi assim. Sai o piloto mais antigo e os que ficam pegam nas rédeas como quase nada fosse diferente. A Kamaz estará no terreno com quatro peritos: o bicampeão Dakar (2014 e 2020) Andrey Karginov; o vencedor de 2015 Ayrat Mardeev; o vice-campeão de 2020, Anton Shibalov; e o mais novo dos quatro, Dmitry Sotnikov, que terminou em segundo lugar em 2017 e novamente em 2019. Os quatro embaixadores russos serão difíceis de desalojar do topo, uma vez que os conhecimentos técnicos e o espírito de equipa complementam perfeitamente as capacidades individuais dos pilotos.

No que aos rivais diz respeito, no ano passado, Sergei Viazovich colocou o seu camião MAZ no degrau inferior do pódio da geral e deixou no ar que pode conseguir mais. A categoria de camiões tem visto frequentemente o aparecimento de clãs nacionais, e agora o contingente checo está a reagrupar-se para dar mais luta aos russos. Martin Macík fez a sua estreia no Dakar em 2013 e, desde então, ocupou o quinto lugar em duas ocasiões, 2018 e 2020, o que o torna um legítimo candidato aos lugares cimeiros. O mesmo se aplica a Ales Loprais, que ainda não redescobriu a fórmula mágica que impulsionou o seu tio Karel para vencer seis vezes. Continua a ser um importante ‘outsider’ (terceiro em 2007, quarto em 2015 e quinto em 2019). Os holandeses, mais uma vez o maior contingente da corrida, contam com Martin van den Brink, cujo filho Mitchell de 18 anos, agora ao volante de um camião diferente, será o ‘rookie’ da categoria. Finalmente, uma brisa sul-americana pode varrer o deserto saudita se Ignacio Casale conseguir ter um desempenho consistente. Depois de vencer nos Quads três vezes e passar um ano pelos SSV, o chileno está de volta, agora num camião, o mesmo veículo em que descobriu o Dakar como navegador em 2010 (26º). Desta vez, escolheu um camião Tatra e um mecânico checo da equipa Buggyra Racing.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas DAKAR
últimas Autosport
dakar
últimas Automais
dakar
Ativar notificações? Sim Não, obrigado